A nova geração do Eclipse Cross na versão 100% elétrica já está disponível em Portugal assente no equipamento intense. Segundo Pedro Lourenço , novo responsável da Mitsubishi em Portugal, “este SUV do segmento C, com um motor de 162 kW (220 cv ), utiliza uma bateria de 87 kWh de grande autonomia, o que lhe permite percorrer até 625 km em ciclo combinado”.

A renovação estética do Eclipse Cross EV é evidente e agradável logo à primeira vista, mas o verdadeiro olhar da Mitsubishi – representada em Portugal pela Astara – para este modelo é aumentar as vendas dentro do segmento empresarial, ou seja, junto às frotas. Esta é uma tipologia de cliente e de mercado onde a marca ainda não tem expressividade, apesar de reunir um historial positivo no nosso país, pelo que terá de saber comunicar melhor para o setor empresarial.
De referir que este modelo integra o ciclo de profunda renovação da gama da Mitsubishi na Europa e em Portugal ao longo dos últimos anos, que incluiu já os lançamentos do Colt, ASX, do topo de gama Outlander PHEV e, mais recentemente, do Grandis.
Assim, o Eclipse Cross de nova geração é o primeiro veículo elétrico a bateria da Mitsubishi Motors desde o pioneiro i-MiEV (o primeiro veículo elétrico do mundo de produção em série), assumindo um papel estratégico no roteiro de eletrificação da marca e na afirmação da sua ambição tecnológica.
Compatibilidade
Construído com base na plataforma AmpR Medium da Aliança Renault-Nissan- Mitsubishi, destaca-se pela sua modularidade e arquitetura escalável para veículos elétricos a bateria. Tem ainda a vantagem de suportar múltiplas possibilidades de carregamento, assegurando – segundo a marca – compatibilidade com diversas infraestruturas para tornar a utilização o mais simplificada possível.

Com uma autonomia anunciada de 625 km em ciclo combinado ou de 819 km em ciclo urbano, o Eclipse Cross dispõe de uma bateria com arquitetura de 400V, que segundo a Mitsubishi pode ser carregada até aos 80% em 37 minutos, a uma capacidade máxima de 150 kW.
Embora a Automotive ainda não tenha efetuado o teste dinâmico a este novo modelo, notámos, na apresentação estática realizada nas instalações da Astara Portugal, que este novo Eclipse Cross dispõe de um habitáculo espaçoso, bem estruturado e que utiliza bons materiais, contando ainda com um elevado nível de digitalização, onde se destaca o sistema de infotainment com um ecrã de 12”, ladeado pelo painel instrumentos de idêntica dimensão.
Atrás, a bagageira com porta de acionamento elétrico proporciona um volume de carga de 545 litros com os bancos em posição normal, que pode ser estendido até 1670 litros com os bancos traseiros rebatidos.
Estética e segurança
Já no exterior, o seu desenho é reforçado pela evolução da dianteira Dynamic Shield da Mitsubishi e por um novo perfil, bem como como pelo seu desenho Wide Hexagon na traseira, dando-lhe um visual de SUV compacto, complementada ainda pelas jantes de liga leve de 19” com acabamento maquinado em dois tons e a iluminação full LED. A paleta de cores é composta pelas opções Volcanic Grey, Crystal White, Sapphire Blue, Sunrise Red ou Onyx Black, que podem ser combinadas com um tejadilho na cor Onyx Black.

A Mitsubishi assume a segurança como uma área prioritária. Assim, o novo Eclipse Cross integra materiais de elevada absorção de energia na sua construção e o sistema de bateria integra protocolos de segurança que mitigam riscos em caso de colisão. Na ocorrência de um embate lateral, os passageiros beneficiam de uma proteção acrescida pela presença de um airbag dianteiro central.
Destaque também para a ampla variedade de sistemas avançados de assistência à condução, que incluem a mais recente tecnologia de sensores da Mitsubishi, com reconhecimento de 360 graus. O novo Eclipse Cross beneficia de uma arquitetura especialmente concebida para otimizar a distribuição do peso, baixar o centro de gravidade e maximizar o espaço do habitáculo.
O modelo integra um grupo propulsor de alta eficiência, que inclui uma bateria montada na parte inferior e um motor elétrico instalado na dianteira, responsável por um elevado binário a baixas rotações, manobrabilidade e capacidade de aceleração.
Em termos de serviços pós-venda, a Mitsubishi dispõe de um historial no nosso país, através de uma rede de concessionários bem implementada em todo o território nacional e com longa tradição. A Astara Portugal informa que o Eclipse Cross dispõe de uma garantia alargada de 8 anos da Mitsubishi, que confere uma cobertura extra condicional de 3 anos para além da já referencial garantia de fábrica de 5 anos da marca.
Com esta garantia, os clientes beneficiarão de uma cobertura com uma duração de até 160 000 km. Um sinal de confiança e que reforça o compromisso da marca com a qualidade, num mercado cada vez mais competitivo e onde as frotas representam os grandes clientes de veículos elétricos no nosso país.





























