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Kögel expande produção e atividades na Europa

21 de Fevereiro, 2023
in Pesados e Máquinas
Kögel expande produção e atividades na Europa

A Kögel tem vindo a consolidar a sua posição no mercado Europeu de semirreboques, com uma oferta multiproduto e cada vez mais personalizada ao cliente transportador. Este fabricante foi distinguido com o Prémio Fleet & Service Automotive na categoria Trailer de 2022.

Eduardo Gaspar, diretor da Revista Automotive foi conhecer a fábrica da Kögel na cidade de Burtenbach, no coração da Baviera Alemã. Recebido por Denis Munir, head of business em Portugal e por MaximilianFranz, diretor de marketing, relações-públicas e comunicação da Kögel (foto acima).

A visita à fábrica, principia pelos escritórios onde toda a produção é planeada, estruturada e testada com os mais avançados programas informáticos. Passando depois à planta produtiva, a construção do semirreboque começa com a chegada do chassis, que é feito numa fábrica na República Checa, na cidade de Chocen.

A primeira fase é composta pelo jato de areia. Todos os chassis entram numa câmara onde são submetidos a um jato de areia sob alta pressão, para eliminar impurezas dos metais, bem como para alisar algumas arestas que possam existir das soldagens. Em seguida, os chassis são transportados para o banho de tinta catódica. 

Aqui, são mergulhados em 5 cubas diferentes, cada uma com a sua química específica. Uma corrente elétrica de 1800 amperes é aplicada ao chassis, onde os pigmentos da tinta e os agentes anticorrosivos aderem à estrutura, numa temperatura de 165 graus.

Made in Germany

Após arrefecimento, os chassis são pintados com uma pintura electroestática, com a cor de acordo com as preferências dos clientes. A secagem é feita numa estufa de pintura a 75 graus de temperatura. Depois de secos, os chassis passam para outra área na fábrica, onde se começam as montagens dos componentes principais: eixos e suspensões, de acordo com as especificações dos clientes, bem como as unidades eletrónicas de controlo e respetivas cablagens.

De referir, que em todas as fases de produção, há um controlo rigoroso de qualidade, onde são retiradas constantemente amostras para análise, ou onde os componentes são testados individualmente quer tenham sido já montados ou não. É aqui onde vemos o expoente máximo do “Made in Germany” a ser aplicado. Como diz o ditado alemão: confiar é bom, mas controlar é bem melhor.

A produção prossegue com a montagem dos componentes acessórios, tais como o sistema de ar comprimido, as luzes, os para-choques, entre outros. É feito o alinhamento dos eixos e afinações de todos os componentes, para que nada falhe durante a vida útil do semirreboque. Para finalizar esta fase, são montadas as rodas. Mais uma vez, tanto os pneus como as jantes podem ser escolhidos pelos clientes, segundo as suas necessidades e/ou parcerias com marcas de pneus.

À escolha do cliente

A fase seguinte é a montagem do chão do semirreboque. Este, também configurável pelos clientes, é fixo ao chassis através de um robot de grande precisão. Depois manualmente, fazem-se os enchimentos dos pormenores com silicones de alta resistência. Em seguida, os chassis são divididos por secção: os que se tornarão semirreboques de lona para seguem para um lado, já os frigoríficos para um outro. 

Na secção de lonas, são montados os pilares e, logo a seguir, toda a estrutura que vai suportar as lonas de acordo com as especificidades dos clientes (tetos de elevar hidráulicos ou manuais, entre outros). O frontal e as portas do semirreboque são pintados à cor dos clientes e, de seguida, montados no semirreboque. A fase final são os acabamentos estéticos e um controlo exaustivo de todos os processos de cada semirreboque produzido. No caso dos semirreboques frigoríficos, os painéis tipo sandwich são montados à parte e depois fixos no chassis. 

Basculantes Hardox

Além dos semirreboques de lona e frigoríficos, a Kögel também produz modelos tipo porta-contentores, basculantes de Hardox para o transporte a granel, bem como modelos vocacionados para o transporte de materiais para a construção civil. Estes começam cada vez mais a ter expressão na produção da Kögel, partilhando as mesmas etapas produtivas com os outros modelos da marca alemã.

Eduardo Gaspar, diretor da Revista Automotive na fábrica da Kögel

Em termos numéricos, a capacidade produtiva da fábrica de Burtenbach é de uns impressionantes 16.750 semirreboques por ano. Destes, 80% são destinados à exportação, sendo que a Kögel tem instalações em 9 países, inclusive em Portugal através da TTS (localizada em Mangualde). Com cerca de 1.400 trabalhadores, a Kögel tem também um número impressionante de patentes registadas, o que bem demonstra a pujança deste fabricante que está a construir um novo edifício, para acolher novos funcionários.

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