Revista Automotive
Quarta-feira, Dezembro 24, 2025
Edições | Contactos
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
No Result
View All Result
Eventos
Distribuição
Revista Automotive
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
No Result
View All Result
Revista Automotive
No Result
View All Result
Home Pesados e Máquinas

Vipal expande-se na Europa no ano do seu cinquentenário

28 de Julho, 2023
in Pesados e Máquinas, Pós-Venda
Vipal expande-se na Europa no ano do seu cinquentenário

A Vipal é uma empresa brasileira, sediada no sul do país, presente no mercado mundial há 50 anos. Os seus produtos são comercializados em diversos países e, Portugal, também está incluído nos planos da empresa, numa lógica de expansão dos seus negócios. 

Numa entrevista concedida à Automotive, na sede europeia localizada em Valência (Espanha), Frederico Schmidt, General Manager da Vipal Europe, destacou a estratégia para um futuro próximo.

“Sendo uma marca global, a Vipal também costuma estar presentes nos grandes eventos do setor dos pneus, como foi o caso do salão de Essen, que já não existe, tendo sido substituído pelo The Tire Cologne, onde tivemos o privilégio de participar logo na primeira edição. 

A Automechanika de Frankfurt tentou acolher os expositores que saíram do salão de Essen, com um pavilhão próprio, mas esta iniciativa não surtiu o efeito desejado junto ao mercado e, como resultado, o salão de pneus de Colonia tornou-se a referência mundial do nosso setor, sendo, portanto, o evento onde manteremos o nosso foco em futuras edições.

Também temos uma ligação ao salão Autopromotec, realizado em Bolonha (Itália), mas na última edição, não marcámos presença visto uma sobreposição de datas, numa mesma semana, entre estes dois salões internacionais, o que inviabilizou a nossa participação em ambas”, sublinhou Frederico Schmidt. 

Além disso, “a pandemia aumentou a incerteza se as pessoas iriam comparecer ou não. Assim, no meu modesto entender, “participar em salões deixou de ser uma boa estratégia para atrair novos clientes, visto que pela nossa abrangência comercial, praticamente já conhecemos todos eles. Com a exceção de alguns casos, praticamente não há nenhuma empresa de relevo na Europa, que não conheçamos na área de recauchutagem de pneus.

Em relação à Vipal Europa, devo dizer que recentemente houve uma nova divisão dos territórios de atuação da Vipal em todo o mundo. Agora, a nossa atuação na Europa, anteriormente conhecida como EMEA (Europa, Oriente Médio e Norte da África), passou a incluir todo o continente africano. 

Tal dimensão territorial trouxe-nos um novo desafio para 2023, tendo em conta que agora podemos comercializar os nossos produtos e serviços para todos os países em África. Anteriormente, atendíamos os países africanos a partir do Brasil, mas devido à distância, à pandemia e às restrições de viagens, tornou-se mais fácil atender toda à região a partir da Europa.  Para fortalecer a nossa equipa, contratámos mais um profissional com longa experiência no mercado dos pneus (Thomas Giermann), que atuará como representante comercial na região DACH (que abrange Alemanha, Áustria e Suíça), estratégica para os negócios da Vipal no continente europeu.

Atualmente, a nossa equipa é composta por técnicos e comerciais locais, pode atender a esses mercados a partir da nossa sede, em Valência. É uma grande responsabilidade, pois são três mercados vastos e distintos. No entanto, temos membros em nossa equipa que já atuaram na África e possuem conhecimento prévio do mercado, o que facilita a nossa transição. Como exemplo, estive recentemente na África do Sul para visitar um cliente que já trabalha connosco há vários anos, estreitando ainda mais nossa relação com a Vipal Europa”, destacou.

Na Europa há 17 anos

A presença da Vipal Europa na Europa remonta há quase 17 anos. Frederico Schmidt recorda que “a minha trajetória na empresa começou no Brasil, como acontece com a maioria dos executivos brasileiros, seguindo-se uma transferência para nossa filial nos Estados Unidos, onde permaneci por quase 16 anos na nossa filial, em Miami, na Flórida.

Começámos a atender principalmente o sul dos Estados Unidos e a América Central a partir de Miami, expandindo posteriormente para todos os territórios dos Estados Unidos e estabelecendo um escritório no México. Atualmente, nas Américas, além do Brasil, temos filiais na Argentina, Chile, Colômbia, México e, naturalmente, nos Estados Unidos”.

Na Europa, a história da Vipal começou aqui em Valência (Espanha), onde contamos com o nosso escritório central. Temos funcionários fixos na Espanha, inseridos na área administrativa e contabilística, geridas a partir desta nossa unidade, o que torna os processos internos mais céleres”, salientou.

Frederico Schmidt recorda que em 2021 marcou o início dos aumentos de preços. “Passámos por um período de quase dois anos sem reajustes significativos e, de repente, somos confrontados com cinco aumentos no ano de 2021. Sabemos que estes aumentos, não refletem apenas ao flagelo da inflação, mas também de questões logísticas que afetam toda a indústria, como a importação e até mesmo a produção de matéria-prima, ou seja, a borracha, a cola, o aço, entre outros componentes dos pneus. 

Contudo, e no momento em que concedo esta entrevista, estamos a observar uma tendência de queda nos preços internacionais do nosso setor, em todas as linhas de produtos. O custo transporte marítimo diminuiu bastante, o que influencia, pela positiva, o preço da borracha natural, uma das principais matérias-primas essenciais do pneu e dos nossos pisos”, revelou.

Combater dumping

O responsável da Vipal Europa salienta que “temos uma participação muito ativa no combate ao dumping e às práticas de subsídio. Em 2018, participámos de várias reuniões em Bruxelas sobre esse assunto. Estamos trabalhando em conjunto com as associações para evitar a prorrogação dos subsídios e do dumping”. Segundo ele “num passado recente, e sem o apoio das associações, a indústria de pneus na Europa foi afetada negativamente. A quantidade de pneus chineses importados aumentou, atingindo cerca de 7,5 milhões de pneus por ano, com uma diferença de 4,5 milhões de pneus em relação à produção europeia.

Como resultado a produção europeia sofreu um forte impacto pelo dumping de preço dos pneus chineses que eram vendidos a valores inferiores aos custos de matéria-prima, resultando em danos significativos para toda a indústria. Isso afetou tanto o mercado dos pneus novos quanto os pneus reciclados.

Tenho acompanhado de perto o trabalho da Vipal nesse sentido e considero que a empresa é uma das mais ativas e dinâmicas no combate ao dumping. A direção da Vipal têm se esforçado para melhorar a imagem do setor através de abertura de novas unidades de negócio em diversos países, como na Argentina, por exemplo, com avultados investimentos, cuidado com a imagem; na contratação de mão de obra e com equipa comercial dedicada.

Apesar de ser uma empresa com 50 anos de história, a cultura de gestão da Vipal assenta num compromisso à procura da qualidade com transparência, ao mesmo tempo que procura adaptar-se às constantes transformações do mercado. Os camiões, por exemplo, estão a passar por transformações significativas de consumos, performances, segurança e conforto, com motores, caixas de velocidades e eixos cada vez mais otimizados, necessitando assim de pneus adequados a esta evolução.

Neste sentido, a Vipal continua a desenvolver novos pisos e aplicações para os pneus, em geral. Dispomos de um laboratório de pesquisa e desenvolvimento que realiza, regularmente, uma série de análises e testes para aprimorar os compostos e desenhos dos nossos pisos.

Em termos de pneus recauchutados na Europa o número real não chega a 30 mil, para um mercado que consome cerca de 5 milhões por ano, ou seja, o número de pneus reciclados ainda é consideravelmente baixo. Ainda há um estigma sobre a qualidade e a segurança dos pneus recauchutados, sobretudo para utilização nos camiões, um mito que temos vindo a desmitificar, quase que de forma didática, procurando salientar, com argumentos técnicos, da importância para o ambiente e para a economia das frotas, na utilização de pneus recauchutados.

Quanto à questão da produção dos pneus, é importante dizer que, atualmente, poucos produtos são fabricados localmente devido ao fator chamado globalização. Antes de chegar ao produto final, sabemos que os seus componentes vêm de várias partes do mundo. Cada componente pode vir de regiões tão diferente, tais como Malásia, Oriente Médio, Rússia, Estados Unidos, Índia, Américas ou China. Portanto, a produção local já não é uma barreira significativa para a indústria dos pneus e da borracha”.

Da parte que nos toca, a Vipal possui uma vasta gama de pisos de pneus, com qualidade reconhecida internacionalmente. A nossa capacidade produtiva e os investimentos que realizámos em testes e desenvolvimentos, é um dos fatores chaves da nossa empresa, tornando os nossos produtos muito mais competitivos nos diversos países onde estamos presentes. 

A disponibilidade de stock é outro aspecto importante. Enquanto os fornecedores locais podem levar até duas semanas para atender a um pedido, a Vipal, graças ao stock prévio, pode entregar em apenas dois dias. Isso cria uma relação de confiança com os clientes, pois eles sabem que a Vipal sempre terá disponibilidade de produtos. Essa agilidade também ajuda a superar a concorrência.

Quanto às perspectivas futuras, embora estejamos a viver num período de incerteza, a expectativa é que os números se mantenham estáveis ou até mesmo superem aqueles que alcançámos nas nossas atividades de 2022. 

Há sinais de que a economia global tem vindo a recuperar-se, gradualmente, o que é um bom indicador. Contudo, a expansão contínua da Vipal, a nossa cultura de proximidade com os nossos clientes, conjugada com uma ampla gama de pisos de pneus, bem como a possibilidade de explorar novos mercados, contribuem para termos uma expectativa positiva em 2023, na Europa e nos demais continentes”, revelou Frederico Schmidt.

Recommended For You

VALEO Service conquista Prémio Remanufatura de Peças 2025

23 de Dezembro, 2025
VALEO Service conquista Prémio Remanufatura de Peças 2025

A VALEO Service, foi distinguida com o Prémio Remanufatura de Peças 2025, na 9ª edição dos Prémios Fleet & Service realizada pela Revista Automotive. O Prémio foi atribuído...

Read moreDetails

Niterra – NTK amplia gama de corpos de borboleta de admissão

19 de Dezembro, 2025
Niterra – NTK amplia gama de corpos de borboleta de admissão

A Niterra tem uma longa e respeitada história como fabricante de componentes para motores que cumprem os mais elevados padrões de excelência em OE e Aftermarket. As suas...

Read moreDetails

VIPAL distinguida com o Prémio Pneu Renovado 2025

19 de Dezembro, 2025
VIPAL distinguida com o Prémio Pneu Renovado 2025

A empresa VIPAL, foi distinguida com o Prémio Pneu Renovado 2025, na 9ª edição dos Prémios Fleet & Service realizada pela Revista Automotive, pelo investimento na inovação, pesquisa,...

Read moreDetails

Transportes Pascoal vence Prémio Frota Pesados 2025

18 de Dezembro, 2025
Transportes Pascoal vence Prémio Frota Pesados 2025

O Prémio Frota Pesados atribuído pela Revista Automotive à Transportes Pascoal, teve por base a sua reputação, historial, mérito profissional e referência empresarial, no setor dos transportes nacionais...

Read moreDetails

Travocar reforça stock de filtros Castrol

16 de Dezembro, 2025
Travocar reforça stock de filtros Castrol

Na qualidade de macro distribuidora dos filtros Castrol para Portugal, a Travocar reforçou o stock deste produto no seu armazém em Águeda, ampliando as referências de filtros de...

Read moreDetails

Sodicentro Souselas conquista Prémio Oficina Pesados

15 de Dezembro, 2025
Sodicentro Souselas conquista Prémio Oficina Pesados

A distinção Prémio Oficina Pesados foi atribuída pela Revista Automotive à Sodicentro Souselas pela excelência nos serviços de manutenção e reparação de veículos pesados da Mercedes-Benz; na sua...

Read moreDetails

Valorpneu – encontro nacional com foco na Madeira 

15 de Dezembro, 2025
Valorpneu – encontro nacional com foco na Madeira 

“Juntos por um ambiente com futuro” foi o tema central do 23º Encontro da Rede Valorpneu, que foi realizado na ilha Madeira. O evento reuniu membros da rede...

Read moreDetails

Nex Tyres Portugal comemora uma década de atividades

18 de Dezembro, 2025
Nex Tyres Portugal comemora uma década de atividades

Depois de ter centralizado as suas operações no território nacional numa ampla unidade em Leiria, a Nex Tyres Portugal regista mais um importante marco na sua história, completou...

Read moreDetails

Torrestir reforça presença no Reino Unido com nova parceria estratégica com a Davies Turner

12 de Dezembro, 2025
Torrestir reforça presença no Reino Unido com nova parceria estratégica com a Davies Turner

Segundo Hélder Silva, Diretor-Geral da Torrestir Transitários, “Esta mudança de paradigma representa um marco importante na nossa evolução estratégica. Ao passarmos de um modelo centralizado, com um único...

Read moreDetails

Norauto conquista Prémio Rede Oficinal 2025

9 de Dezembro, 2025
Norauto conquista Prémio Rede Oficinal 2025

O Prémio Rede Oficinal foi atribuído pela Revista Automotive à Norauto Portugal pelo serviço de excelência aos gestores de frotas e aos veículos das empresas. Rede oficinal pioneira...

Read moreDetails
Next Post
Iveco – gama completa 100% elétrica nos autocarros

Iveco – gama completa 100% elétrica nos autocarros

Clio inaugura nova estética da Renault

Clio inaugura nova estética da Renault

Moviter celebra 30 anos de Hitachi

Moviter celebra 30 anos de Hitachi

Edição Mensal

Notícias

Pedro Azinheiro – ENGIE vence Prémio Gestor de Frota 2025

Pedro Azinheiro – ENGIE vence Prémio Gestor de Frota 2025

14 horas ago
VALEO Service conquista Prémio Remanufatura de Peças 2025

VALEO Service conquista Prémio Remanufatura de Peças 2025

17 horas ago
Niterra – NTK amplia gama de corpos de borboleta de admissão

Niterra – NTK amplia gama de corpos de borboleta de admissão

5 dias ago
VIPAL distinguida com o Prémio Pneu Renovado 2025

VIPAL distinguida com o Prémio Pneu Renovado 2025

5 dias ago
Transportes Pascoal vence Prémio Frota Pesados 2025

Transportes Pascoal vence Prémio Frota Pesados 2025

6 dias ago
Opel Astra e Astra Sports Tourer 2026 – mais detalhes

Opel Astra e Astra Sports Tourer 2026 – mais detalhes

7 dias ago
Rádio M80 distinguida com o Prémio Comunicação 2025

Rádio M80 distinguida com o Prémio Comunicação 2025

1 semana ago
Travocar reforça stock de filtros Castrol

Travocar reforça stock de filtros Castrol

1 semana ago

Por Categoria

  • Coffee Break
  • Distribuição
  • Eventos
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Pós-Venda
  • Sem categoria
  • Vídeos
Revista Automotive

Contactos Comerciais / Commercial Enquiries : comercial(a)automotivept.com

Morada Redação/ Editorial Address:
Lagoas Park, Edificio 7 – 1º piso
2740-244 Porto Salvo - Oeiras
Portugal
Telefone: + 351 (0) 21 441 4205
press(a)automotivept.com

Ficha Técnica

Estatuto Editorial

Cookies | Disclaimer

CATEGORIAS

  • Coffee Break
  • Distribuição
  • Eventos
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Pós-Venda
  • Sem categoria
  • Vídeos

© 2022-2025 Automotive Revista Portugal

No Result
View All Result
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
  • Ficha Técnica

© 2022-2025 Automotive Revista Portugal