A Sampa tem registado um crescimento exponencial no mundo: em 2018 tinham apenas centro logístico, e agora têm 31 espalhados pelo globo. M.Ali Erdogan, Head of Global Marketing & Communication at SAMPA Group, deslocou-se da Turquia de propósito para ser orador na Conferência Automotive, onde teve a oportunidade de apresentar os recentes desenvolvimentos deste gigante na área das peças para veículos pesados.
“Com uma experiência de produção que remonta aos anos 50, a Sampa tem mais de 100.000 referências de produtos divididos por 30 categorias, resultado do investimento em investigação e desenvolvimento (I&D) com mais de 300 engenheiros especializados.
Os desenvolvimentos da Sampa, além de suprirem as necessidades dos clientes, estão tecnologicamente ainda mais avançados. Exemplo disso foi o duplo prémio que conquistamos na Automechanika Frankfurt deste ano, nas categorias Commercial Vehicles e Green Award, pelo sistema de retenção de partículas dos travões da nossa empresa.
Outro dos desenvolvimentos da Sampa passa pela integração de mais de 60% de materiais reciclados nos seus produtos, principalmente do negro de fumo nas borrachas produzidas quer para o primeiro equipamento, quer para o mercado de reposição.
Ainda no campo da sustentabilidade, a Sampa investiu num parque de painéis solares que produzem 47 Mega Watts de eletricidade: o dobro da energia que as fábricas da Sampa consomem. Mais do que números, o nosso grupo sabe que as pessoas são o verdadeiro ativo de uma empresa, e assim estamos a promover diversos programas para valorizar os nossos milhares de funcionários. Um deles passa por uma maior contratação de mulheres nas suas diversas áreas, desde a planta produtiva, até aos cargos de direção”.
M.Ali Erdogan destacou também o pioneirismo da Sampa na Europa, onde estão a promover em França ações de rastreio do cancro da mama em mulheres motoristas de camião, sob o lema “Take a Pink Step Towards Hope”.