A DEUTZ, especialista em construção de motores, acredita que o setor da construção continuará a necessitar de motores de combustão interna. A empresa, que completou em 2024 os seus 160 anos de existência, apresentou recentemente uma visão geral do seu portfólio de motores – desde os mais pequenos como o DEUTZ TCD 2.9 até ao potente motor T(T)CD 7.7. Todos os motores da série TCD cumprem todos os padrões de emissões e estão aprovados para uso com biocombustível HVO.

Um bom exemplo do desenvolvimento de motores é o modelo TCD 3.9, na categoria de motores com menos de 4 litros. Este novo motor, que oferece até 180cv de potência, foi aperfeiçoado para aplicações em máquinas de construção civil e, graças à sua arquitetura fléxivel pode estar disponível em variantes alimentadas por alternativas de baixas emissões como o gás liquefeito e o hidrogénio.
A eletricidade também está presente no desenvolvimento da DEUTZ, que apresentou uma escavadora elétrica, alimentada pelo Sistema Elétrico da DEUTZ, e o sistema de carregamento rápido móvel DEUTZ PowerTree. O PowerTree, que pode ser utilizado independentemente da infraestrutura elétrica local, fornece uma capacidade de carregamento de até 150 kW com uma tensão de saída de até 800 volts, o que significa que as máquinas de construção podem ser carregadas em apenas 20 minutos.
Ainda no segmento de energias alternativas, a DEUTZ apresentou o seu motor de combustão de hidrogénio TCG 7.8 H2. O motor está previsto para entrar em plena produção ainda este ano de 2025 e poderá ser utilizado em todas as aplicações atuais da DEUTZ, bem como para utilização em camiões de estrada.

Daimler Trucks e recondicionamento de motores
A Daimler Trucks encerrou a produção de motores pesados a combustão, e transferiu essa competência para a DEUTZ, que passa a produzir os motores a combustão dos 5 aos 16 cilindros para a Daimler Trucks, a começar pelos motores das séries OM900 e OM420, seguindo-se gradualmente outras séries.
A sustentabilidade e o prolongamento da vida útil dos motores são parte integrante da estratégia da DEUTZ. Nesse sentido, o recondicionamento de motores é um dos serviços oferecidos pela empresa alemã, através do programa DEUTZ Xchange, disponibilizando motores e peças recondicionadas que são uma alternativa económica e ecológica à compra de novos motores. O recondicionamento também realizado em motores que foram descontinuados, permitindo assim aos operadores manterem a sua produção com custos controlados.
“Asseguramos que o mundo continue em movimento” é a frase sob a qual assenta a estratégia da DEUTZ, através do contínuo desenvolvimento de motores a diesel, elétricos, a gás e a hidrogénio; em conjunto com o serviço de recondicionamento de motores, criando assim soluções transversais ao setor e alternativas sustentáveis para cada segmento de mercado onde opera.
