Olivier Rasmont, General Manager Product Engineering and Marketing Group, e Rubén Gómez, Retail Sales and Marketing Manager for Spain & Portugal, ambos da Kobelco Construction Machinery Europe, explicam à Automotive a abrangência da Kobelco no segmento da movimentação de terras.

“Na Kobelco temos uma gama alargada para a movimentação de terras, que vai desde a SK180 até à SK380, que são indicadas para trabalhos de preparação de terrenos em cidades. Nas máquinas convencionais, a gama a ser utilizada pode ser da SK180, SK210, SK216, SK300 ou até a SK350. Na gama das short-radius (máquinas com a traseira curta) temos os modelos SK230, SK270 e até à SK380. As nossas máquinas são identificadas com a nomenclatura SK, que significa Shovel Kobelco (numa tradução livre, “Pá Kobelco”).
Na movimentação de terras exige-se que uma máquina também tenha uma boa conjugação entre a força hidráulica e a precisão da operação, para garantir que o trabalho fica bem feito logo à primeira. As nossas máquinas conseguem um compromisso entre esses dois fatores, razão pela qual as empresas deste setor de atividades têm optado cada vez mais pelas nossas escavadoras.
De recordar que a Kobelco produz exclusivamente escavadoras de rastos. Somos totalmente assim focados nesta tipologia de máquinas, sem nos dispersarmos em outros modelos como pás carregadoras, motoniveladoras, dumpers ou outras. A nossa filosofia é ter foco e fazer bem o que sabemos fazer.
Adaptação ao mercado ibérico
No caso da região ibérica, há certas particularidades: comercializamos as escavadoras com rastos de 500 e 600mm. Em outros países da Europa, como a Holanda ou a Bélgica, os rastos são de 700 a 800mm. Nesses países, como o solo tem bastante água, é preciso reduzir ao máximo a pressão no solo, para que a máquina tenha o seu peso distribuído numa superfície maior.
Se utilizarmos em Portugal uma máquina com a configuração ajustada para a Holanda (com rastos de 800mm), como o solo é mais seco, duro e pedregoso, o mais provável de acontecer é esses os rastos ficarem danificados e a máquina perderá a sua estabilidade.
Outra característica do mercado português é que este mercado tradicionalmente adquire máquinas da Kobelco com a configuração super narrow, ou seja, cuja largura não ultrapasse os 2,5 metros. Isto permite que a máquina possa ser transportada por um camião porta máquinas “normal”, não sendo necessário ter um transporte especial e a burocracia associada a essa tipologia de transporte.

Versatilidade e conectividade
Para além da movimentação de terras, há clientes que utilizam as escavadoras também para trabalhos em estradas asfaltadas. Nesses casos, é possível equipar as nossas máquinas de menor dimensão com rastos de borracha, ou no caso das maiores, instalando borrachas nos rastos de metal, evitando assim de danificar os pisos.
Em termos de controles da máquina por parâmetros topográficos e geográficos, as máquinas da Kobelco podem ser equipadas com essa tecnologia, sendo compatíveis com sistemas da Trimble, da Leica ou da Topcon. Essa instalação deverá sempre ser feita por especialistas, pois necessita de calibrações dos sistemas e das máquinas.
Neste ano de 2025 creio que chegaremos à liderança no segmento das 14 toneladas, com a SK140 quer seja com lança monobloco ou em duas partes. A lança em duas partes significa que a máquina pode movimentar-se com maior articulação, inclusive escavar mais próximo da máquina. Isto permite uma versatilidade que, em muitos casos, faz diferença na rapidez de execução dos trabalhos” referiram Oliver Rasmont e Rúben Gomez.
Presença em pleno na BAUMA

No salão Bauma deste ano (Munique, de 7 a 13 de abril), a Kobelco irá reforçar o seu compromisso com a construção sustentável e a tecnologia avançada. Em Bauma, a Kobelco irá realçar os seus avanços na tecnologia de redução de emissões, operação remota, sistemas de segurança melhorados e equipamentos de demolição de última geração, sublinhando a dedicação da empresa no desenvolvimento de soluções para o futuro da indústria da construção.
Também será dada uma especial atenção à tecnologia K-Dive, reconhecida como finalista do prestigiado Prémio de Inovação Bauma na categoria de digitalização. O K-Dive é a plataforma avançada de operação remota da Kobelco, que melhora a eficiência, segurança e conectividade do operador, permitindo que múltiplas escavadoras sejam operadas remotamente e a longa distância sem perda de precisão. Esta tecnologia representa um avanço significativo, proporcionando soluções inovadoras para ambientes com maior risco e melhorando a produtividade geral.
Makoto Kato, diretor-geral da Kobelco Construction Machinery Europe BV, expressou o seu entusiasmo pelo evento deste ano. Segundo ele “o salão de Bauma é a plataforma ideal para demonstrar os avanços de ponta da Kobelco e o seu compromisso com a inovação. Este ano, iremos apresentar máquinas e tecnologias que não só aumentam a eficiência e a segurança, mas também contribuem para um futuro mais verde e sustentável. Estamos ansiosos por estabelecer contacto com os nossos parceiros do setor e para partilhar a nossa visão quanto ao futuro da construção”, salientou.
