A Scania avança na mobilidade elétrica com um novo motor elétrico mais eficiente para a sua plataforma de autocarros elétricos que cumpre a nova legislação de cibersegurança. Com quatro opções de potência (240 kW, 270 kW, 300 kW e 330 kW) e caixas de duas ou quatro velocidades, melhora a eficiência energética, arranque e aceleração, garantindo desempenho otimizado.
“Os operadores de autocarros enfrentam desafios como regulamentações ambientais, necessidades energéticas, tempo de carregamento e autonomia. A nossa solução proporciona flexibilidade e eficiência”, afirma Anna Ställberg, diretora de Soluções Urbanas da Scania.
A marca também introduz uma nova opção de bateria de 312 kWh, somando-se às já disponíveis de 416 kWh e 520 kWh. Isso permite configurar a autonomia, espaço e peso conforme a necessidade de cada operação. Além disso, a parte traseira do autocarro recebe uma segunda interface de carregamento, com potência de até 325 kW e 500 A, reduzindo significativamente o tempo de carregamento em relação à interface lateral de 130 kW e 200 A.
O motor converte a energia elétrica da bateria em energia mecânica, gerando torque. O inversor transforma a corrente contínua em corrente alternada trifásica, alimentando o motor elétrico para controle eficiente de velocidade e potência. Um sistema de óleo, com duas bombas, garante refrigeração e lubrificação da caixa de velocidades.
“As novas opções foram desenvolvidas para enfrentar os desafios dos nossos clientes, alinhando-se aos seus objetivos de sustentabilidade e aos da Scania”, conclui Ställberg.
