Com mais de 30 anos de presença no mercado nacional, a sucursal da marca Schmitz Cargobull investiu numa renovada estrutura localizada na Zona Industrial Quinta do Sanguinhal, em Rio Maior, onde agora dispõe de amplas e modernas instalações que reúne a área administrativa, venda de semirreboques novos e usados, serviços de pós-venda e vendas de peças, bem como de parqueamento de semirreboques.
Em 2024, a Schmitz Cargobull foi distinguida pela Automotive com o Prémio Fleet & Service na categoria Frota Pesados, pela criação da plataforma digital DMC, uma solução pioneira que irá impactar positivamente a área de logística e transporte de cargas, capaz de integrar todos os softwares e sistemas associados a essa área e, em especial, para as frotas de camiões.

José Botas, diretor geral da Schmitz Cargobull em Portugal e Bruno Lopes, responsável de marketing da marca no nosso país, receberam a Revista Automotive e promoveram uma visita guiada às novas instalações num momento particularmente especial para a empresa, que se mantém firme na liderança de vendas de semirreboques em Portugal, apesar da forte concorrência e da maior dinâmica de outros importantes marcas de semirreboques, também presentes no nosso país.
Segundo José Botas “a história da nossa marca em Portugal é cheia de acontecimentos únicos que no seu todo contribuíram para o crescimento e a consolidação da imagem dos semirreboques Schmitz no nosso país, incluindo a passagem da marca pelo grupo Evicar. Estive na génese da criação desta sucursal e, desde a minha primeira visita à fábrica da Schmitz na Alemanha em 1994, onde conheci toda a estrutura empresarial e principais gestores, a marca nunca mais parou de crescer.
História única
Inicialmente foi criada uma empresa (Tecnivan) para representar a marca no nosso país, utilizando precisamente as instalações onde hoje nos encontramos, trinta anos depois. Em resumo, após algumas alterações, iniciámos as atividades de forma mais estruturada da Schmitz em Portugal neste mesmo espaço que, volvidas três décadas, voltaria a ter a sua importância ao sediar, atualmente, a sucursal da marca no território nacional.

No ano de 2001, fruto da expansão das nossas atividades em Portugal, a Schmitz quis implementar-se diretamente no nosso país, e nos propôs a aquisição da Tecnivan, empresa nacional da qual era sócio fundador. A aquisição foi formalizada pouco tempo depois, em junho de 2002, sendo que no final daquele ano foi mudámos a deniminação social da empresa para Schmitz Cargobull Portugal Unipessoal, detida 100% pela empresa sede na Alemanha.
Em finais de 2003, deixámos este espaço e fomos ocupar, temporariamente, outras instalações aqui ao lado. Contudo, com a insolvência da Galtrailer, que, entretanto, instalou-se neste espaço por pouco tempo, conseguimos regressar, não sem antes realizar um grande investimento na renovação de toda a estrutura interna e parque envolvente. Assim, dispomos de mais de 6 mil mts2 de área coberta e um terreno com cerca de 44 mil mts2, com grande espaço para o stock de semirreboques usados à venda, e outros à aguardar reparação.
Benchmarket do grupo
A nossa equipa hoje é constituída por 40 profissionais, nas diversas áreas de negócio incluindo equipa de vendas, produção, vendas de peças, administração, financeira e controlo. O layout da atual estrutura contou com uma participação ativa dos nossos funcionários, que permitiu implementar um conceito de trabalho mais eficiente e um ambiente mais agradável, nas várias divisões.
Podemos dizer com algum orgulho que estas instalações são consideradas um BenchMarket para as demais empresas grupo Schmitz, quer pela sua funcionalidade dos seus espaços, quer pelo bom ambiente que conseguimos criar para acolher os nossos funcionários, clientes e fornecedores.
Os semirreboques de lonas que comercializamos em Portugal são produzidos em Espanha (na sucursal da Schmitz, localizada em Zaragoza), sendo que os semirreboques frigoríficos uma parte vem de Espanha e outra parte vem da Alemanha. Contudo, e tendo em conta que unidade de Zaragoza é atualmente a mais moderna do nosso grupo, é muito provável que esta sucursal de Espanha venha a aumentar a sua capacidade de fornecimento de semirreboques frigoríficos para Portugal.

Para além da posição cimeira que ocupamos em Portugal na venda de semirreboques novos, também estamos a crescer na venda de equipamentos usados com uma boa diversidade de modelos, todos eles com qualidade assegurada pela marca. Outra área de negócio que também estamos a crescer são nos serviços de pós-venda e vendas de peças, graças a reputação que construímos no nosso mercado e o grande parque circulante de semirreboques da nossa marca.
Nestas renovadas instalações, realizamos todos os serviços manutenção, reparação e trabalhos inerentes à área do pós-venda, incluindo repintura dos semirreboques, através uma empresa parceira e especializada nesta atividade, que se encarrega de realizar este trabalho dentro das nossas instalações, em local específico, mas com equipa e equipamentos próprios.
Ao registarmos os primeiros 30 anos de atividades no nosso país, temos a certeza de que a Schmitz Cargobull Portugal se tornou uma empresa sólida, moderna e respeitada no mercado nacional e dentro do nosso Grupo, graças ao contributo dos nossos colaboradores, clientes e fornecedores. Com base neste historial único, queremos continuar a expandir os nossos negócios e a contribuir, com os nossos produtos e serviços, para melhorar a mobilidade das empresas de transportes e também a economia do nosso país”, salientou José Botas.
