No âmbito do Congresso Faconauto 2025, a Repsol, renovou pelo terceiro ano consecutivo, o acordo de estratégico com aquela entidade que foi assinado pelo presidente da Repsol, António Brufau, e pela presidente da Faconauto, Marta Blázquez, tendo por objetivo abordar os principais desafios da mobilidade presente e futura, no âmbito da transição energética em curso.
Na ocasião, o presidente da Repsol, realçou que “o setor automóvel é um grande exemplo da indústria em Espanha. A sua cadeia de valor representa 10% do PIB, e a Faconauto é uma parte muito importante da mesma, sendo responsável por mais de 3%, envolvendo mais de 2 mil concessionários, 5 mil pontos de venda e gerando mais de 160 mil postos de trabalho.
Nos últimos anos, o setor investiu em qualidade, segurança, eficiência e tecnologia. Em termos de emissões, esta indústria ajudou a reduzir as emissões de CO₂ dos novos automóveis de passageiros em aproximadamente 20%.”

Soluções multi energéticas
No espaço reservado aos expositores, a Repsol deu a conhecer as suas soluções multi energéticas. Em entrevista à Automotive, José Manuel de la Cámara Barranco (na foto à dir.), responsável na direção estratégica de energia da Repsol para o mercado B2B, destacou que “desenvolvemos uma proposta de valor multi energia para os associados da Faconauto, para ajudar os concessionários e os empresários deste setor a tornar os seus negócios mais rentáveis e, também, ambientalmente e energeticamente mais sustentáveis.
Para tanto, dispomos de uma proposta de serviços e produtos, que podem ser adaptados a diferentes tipos de concessionários, com diferentes modalidades, tais como painéis solares para o consumo individual ou coletivo, onde a Repsol assume o investimento e permite a utilização das placas, remunerando o concessionário aderente com uma renda anual pela cedência e utilização do seu espaço.
Também em termos de recarregadores, estamos na vanguarda das soluções de equipamentos e instalações (como existente em Portugal, nas plataformas da DPD), para além de disponibilizarmos os biocombustíveis, que está acessível na nossa rede de postos ibérica. Em Portugal, estamos igualmente a investir na mobilidade sustentável, pelo que futuramente queremos replicar estas nossas soluções multi energéticas, aos concessionários portugueses”.





























