Integrada no grupo KION, a STILL é uma marca histórica no âmbito dos empilhadores e soluções logísticas. Recentemente, a sucursal portuguesa localizada em Rio de Mouro, realizou um Open Day onde apresentou a sua nova gama de equipamentos, evento que contou com a presença de operadores logísticos dos setores automóvel, indústria e retalho alimentar, bem como indústria transformadora.

A iniciativa desta unidade da STILL em Portugal, onde a Revista Automotive esteve presente, também serviu para a direção local da empresa dar conhecer a dimensão do Grupo KION onde a marca STILL se insere. As soluções dedicadas às tecnologias, à logística interna bem como a sua estrutura e operação nacional também foram reveladas, onde foi possível constatar que a proximidade com os clientes e a capacidade de resposta da sua equipa técnica, são pontos basilares do crescimento sustentado da STILL, em Portugal.
Falando aos presentes no Open Day, Ângelo Correia, Country Manager da Kion Group em Portugal, destacou que “a STILL conta com uma estrutura própria no mercado nacional, dispõe de duas delegações (em Rio de Mouro e no Porto) e uma equipa de 74 colaboradores, entre os quais se destacam 54 técnicos de serviço disponíveis 24 horas por dia, e sete comerciais.
Gigante no setor
Em termos nacionais, a marca gere uma frota de 350 equipamentos de aluguer e garante a entrega de peças de substituição em menos de 24 horas. Esta capacidade de resposta rápida e direta, aliada às certificações ISO 9001, 14001 e 45001, reflete o nosso compromisso com a excelência, a sustentabilidade e a segurança nas operações”, frisou.

Segundo este responsável, para além da importância da presença direta no país e da personalização do serviço “a nossa estratégia em Portugal também assenta na oferta de soluções eficientes, ajustadas às necessidades reais dos nossos clientes. Os nossos equipamentos e serviços permitem otimizar recursos como capital, energia, trabalho e tempo. É com esta visão prática e de proximidade que queremos continuar a crescer”.
Em conversa com a Automotive, Ângelo Correia destacou que o grupo KION, para além da STILL, internacionalmente também integra as marcas Dematic, Linde Material Handling, Baoli e OM. O grupo tem dado uma grande atenção à formação dos profissionais/operadores de equipamentos empilhadores, trabalhando em conjunto com os seus clientes no sentido de preencher lacunas, através de formações, diante da falta de mão-de-obra qualificada para manuseamento destes equipamentos.
Automação

No domínio das soluções tecnológicas e procurando satisfazer a uma maior procura por equipamentos automatizados, a STILL disponibiliza dois níveis de automação através de software próprio: o iGo easy e o iGo systems.
O iGo easy é indicado para pequenas empresas ou para quem inicia o percurso na automação. Permite integrar empilhadores automatizados de forma rápida e intuitiva, com baixos custos de entrada e sem necessidade de experiência prévia. Ainda assim, procura permitir ganhos imediatos de produtividade.
Segundo a marca, o iGo systems é um software projetado para operações mais complexas, onde é possível coordenar vários equipamentos e integrar fluxos completos de materiais. Esta solução orquestra diferentes veículos automatizados e sistemas de armazenagem, garantindo um funcionamento harmonioso e eficiente, com base em tecnologia padronizada e interfaces abertas como a VDA 5050.
Demonstrações

Durante o evento, os participantes puderam assistir a demonstrações ao vivo, realizar test drives e explorar os novos equipamentos, com foco em três áreas estratégicas para a operação da marca: máquinas de interior, empilhadores contrapesados e soluções de automatização.
No âmbito das plataformas logísticas, a STILL tem vindo a ganhar relevância em vários setores de atividades. No mercado português, a venda de empilhadores novos representa a principal fatia do seu volume de negócios, sendo os empilhadores elétricos de duas toneladas os modelos mais procurados, pela sua flexibilidade, eficiência energética e facilidade de utilização.

Em declarações à Automotive, Pedro Borges, diretor comercial da STILL Portugal, ressaltou a importância deste tipo de iniciativas envolvendo os clientes, sendo também uma excelente ocasião para se conhecer todo o potencial dos novos equipamentos, estrutura da empresa, dinâmica comercial, dimensão da marca e do grupo internacional do qual a STILL faz parte, para além do contacto direto com engenheiros e especialistas de produto da marca.
Equipamentos renovados e logística mais direta
O empilhador elétrico RX-20, continua a ser a referência da STILL sendo que em termos de novidades, encontram-se os equipamentos RCE 15-20; o EXV 10-16C; o EXD 18C-20C, sendo que brevemente será lançado a solução de automação AX iGo, prevista para o final deste ano.
No evento, também foram destaques os modelos EXV-SF 16, um empilhador elétrico com plataforma de operador e condução autónoma assistida – ideal para armazéns inteligentes; o AXH 10, robot móvel autónomo (AMR) com navegação baseada em IA e integração WMS; o BLAXTAIR, uma tecnologia de visão artificial que deteta peões e evita colisões em tempo real e, ainda, o Safety Light, sistema de alerta visual projetado no solo para zonas de risco.
Recentemente, o grupo KION inaugurou o seu novo Centro de Distribuição Regional para a Europa Central (KION RDC CE) na sua unidade de Kahl am Main (Alemanha). O investimento para o centro de distribuição de peças de substituição, altamente automatizado, foi de cerca de 90 milhões de euros. Com este novo centro, a KION reforça a sua presença na Europa Central e dá um passo importante para otimizar as suas cadeias de abastecimento.
