A SEG Automotive e a Fersa apresentaram na Rematec um motor elétrico recondicionado para o Renault Zoe e para o Tesla Model S, veículos 100% elétricos a alcançar volumes significativos de vendas na europa. Agora, mais de uma década depois do seu lançamento, os primeiros veículos elétricos a bateria (BEV) estão a sair da garantia do fabricante e a entrar nas oficinas independentes. Uma das componentes mais solicitadas e complexas — o motor elétrico — é simultaneamente dispendiosa e de difícil acesso através dos canais tradicionais dos fabricantes (OEM).
Os produtos redrive oferecem uma solução: com o recondicionamento, a SEG Automotive e o seu parceiro de coengenharia Fersa proporcionam ao mercado de peças de substituição uma alternativa de alta qualidade e mais económica face ao produto novo do fabricante. A unidade de tração é recondicionada pela SEG Automotive na unidade de produção em Treto, Espanha, onde também são produzidas peças fornecidas diretamente aos fabricantes, como geradores e máquinas de 48V.
Durante o processo de recondicionamento, são integrados rolamentos de alto desempenho da Fersa, garantindo durabilidade, estabilidade térmica e desgaste mínimo. A unidade de tração recondicionada para o Tesla, disponível desde o ano passado sob a marca redrive, já despertou grande interesse no mercado do pós-venda. A SEG Automotive e a Fersa esperam uma receção igualmente positiva para o Renault Zoe, que tem uma base de veículos muito mais alargada.
O motor de substituição para a referência 290103231R deverá estar disponível no mercado até ao final do segundo trimestre. Com estas soluções de recondicionamento para o mercado do pós-venda, as oficinas podem geralmente poupar até 30% em comparação com a peça nova — obtendo produtos que oferecem, no mínimo, a mesma qualidade.
Em linha com as exigências do mercado, estão previstas soluções de recondicionamento para outros veículos elétricos, que irão progressivamente expandir a gama redrive.
