A OK24h é um serviço de assistência da Euromaster e da RODI, especializado em assistência a pneus e mecânica ligeira para veículos comerciais na Península Ibérica há vários anos. Desde 2011, data da sua criação, esta entidade presta assistência em viagem 24 horas por dia, 7 dias por semana, em todo o país, através da sua rede de oficinas parceiras que cobre praticamente todo o território nacional.
Em entrevista à Automotive, Miguel Brunet, diretor ibérico da OK 24 horas, destacou que “realizamos visitas regulares às frotas de camiões em Portugal, um mercado onde dispomos de muitos clientes. As principais frotas do país, muitas delas de transporte internacional que viajam por toda a Europa, confiam os seus serviços de assistência em viagem à OK24h.
Cobertura
Fruto desta parceria entre a Euromaster e a RODI, a OK 24h dispõe de uma ampla rede de oficinas autorizadas na península ibérica, com mais de 350 oficinas parceiras e acima de 2000 unidades móveis de assistência. Somos reconhecidos internacionalmente pela qualidade, proximidade e experiência na área de assistência às frotas. Podem aceder aos nossos serviços tanto um particular que tenha apenas 1 camião, até às frotas com mais de 600 camiões.
Dispomos da solução MASTERsegur que é uma garantia para o veículo e que cobre os custos de assistência em viagem (serviços, montagem de pneus, reparação do automóvel, acessórios, visitas à oficina e gestão do Call Center), devido a um incidente (furo, rebentamento ou rasgo) nos pneus, a qualquer hora, em qualquer dia e em toda a Europa.

Semirreboques e tratores
Para além da reparação de furos ou substituição de pneus para camiões, também prestamos serviços de mecânica para semirreboques e cisternas, com intervenções em sistemas de travagens ou suspensões, por exemplo. Também prestamos assistência aos veículos ligeiros de passageiros, furgões, máquinas de construção e tratores agrícolas. Em Portugal, para além da rede Euromaster e da RODI, também dispomos de parcerias com outras oficinas que nos permitem uma cobertura mais alargada.
Na altura do verão há mais circulação de viaturas nas estradas e, consequentemente, um maior número de avarias e chamadas para a nossa assistência. Com relação às chamadas, 80% são realizadas entre as 8 e às 20 horas, e os restantes 20%, entre as 20h e às 8 horas da manhã.
Em termos estatísticos, registamos uma maior procura dos nossos serviços pelas grandes frotas de camiões e de veículos ligeiros, e menos pelas frotas de menor dimensão. Tipicamente, as frotas de menor dimensão conseguem manter melhor as suas viaturas investindo mais em manutenções preventivas, o que se reflete em menores incidências na estrada.
Nos primeiros 5 meses deste ano, registamos um crescimento de 12% em volume de negócios, comparado com igual período de 2024, graças a uma maior procura pelos nossos serviços, incluindo por parte das seguradoras. Nos últimos 5 anos, duplicamos o nosso número de assistências, que atualmente já se situa nas 30 mil assistências em estrada por ano.

Portugal
A título de exemplo, somente no ano passado, foram realizados quase 2.000 serviços relacionados com pneus. A maioria destes serviços envolveu a instalação de peças sobressalentes e a substituição completa de pneus e jantes, bem como a reparação de furos. Depois dos pneus e jantes, a instalação de vários tipos de peças de substituição na estrutura do camião, representaram 14,5% das chamadas de assistência e, a reparação de avarias mecânicas, cerca de 3,5%.
Comunicação
Uma das preocupações da OK24h é a comunicação com as empresas que solicitam assistência e com os motoristas. Embora o telemóvel seja o meio mais comum, as linhas podem, por vezes, ficar sobrecarregadas. Por isso, foram implementados vários métodos para facilitar a transmissão de informação: WhatsApp, Chatbot, portais web diretos e e-mail.
A OK24h está também a investir em novos sistemas de colaboração de frotas, como a gestão de alertas TPMS, que serão visualizados pelo Centro de Atendimento OK24h, permitindo uma resposta proativa na resolução de incidentes ou avarias.
O desafio seguinte é compreender os detalhes da avaria da forma mais completa e detalhada possível: a localização da avaria, juntamente com a informação do veículo, o tipo de pneu com que está equipado e os materiais necessários à intervenção. O nosso objetivo é claro: queremos realizar as intervenções no menor tempo possível e minimizar o tempo de inatividade dos veículos”, revelou Miguel Brunet.





























