Depois da Mercedes-Benz anunciar a descontinuidade do seu furgão pequeno Citan, bem como o derivado 100% elétrico eCitan, começam a aparecer empresas que pretendem colmatar essa lacuna no mercado frotista, principalmente na Alemanha.
Como alternativa ao eCitan, a Revista Automotive acompanhou o lançamento no salão NUFAM em Karlsruhe, o modelo TYN-e LTX, um pequeno furgão 100% elétrico fabricado na Alemanha.

A empresa TYN-e Europe, uma cooperação entre a chinesa Shandong Horche e a empresa ShareX de Waiblingen, localizada na região administrativa de Estugarda (Alemanha), irá produzir o TYN-e LTX. O lançamento no mercado europeu está previsto para o primeiro trimestre de 2026.
Este pequeno furgão elétrico da classe L7e, pretende ter as vantagens de um veículo completo da classe N1, num formato mais compacto, sem sacrificar conforto, carga útil, qualidade ou segurança, segundo o fabricante. O objetivo passa também por reduzir a barreira de entrada, habitualmente elevada, dos furgões elétricos, oferecendo ainda baixos custos de utilização, estando vocacionado para serviços de entregas e autarquias.
Segundo os dados divulgados pela empresa, este furgão elétrico pretende ser competitivo no preço: 15.957,98 € (sem IVA) o que equivale a 18.990 € com IVA.
Com uma carga útil de 620 kg e um peso bruto de 1.550 kg, o LTX pretende garantir até 190 km de autonomia graças à sua bateria com tecnologia LiFePO4 de 24 kWh.

O modelo vem totalmente equipado, incluindo ABS, câmara de marcha-atrás, modos Eco/Sport e travagem regenerativa, ecrã tátil, conectividade Bluetooth, ar condicionado e sistema de aquecimento. O motor síncrono debita 15 kW de potência contínua, suficiente para atingir uma velocidade máxima de 85 km/h.




























