A plataforma logística da DPD em Coimbra, foi recentemente palco da grande final da 4ª edição do Delivery Excellence Challenge (DEC), uma competição nacional que reuniu 40 dos melhores profissionais da empresa que participaram num dia intenso de atividades. Demonstraram muita perícia, rapidez, capacidade de resposta e profissionalismo, através de provas especificas que simularam as mais diversas situações do dia a dia de trabalho.
David Miguel Pereira (foto), Diretor Polo de Serviços e Inovação da DPD Portugal, falou à Revista Automotive em como se desenrolou o evento deste ano e, também, destacou a importância deste tipo de iniciativa no sentido de valorizar o trabalho do motorista, elemento-chave no funcionamento logístico desta grande empresa de distribuição que, em Portugal, emprega mais de 700 motoristas e conta com uma frota eletrificada com mais de 200 viaturas.

“Começamos a preparar o evento em maio deste ano, onde todos os 700 motoristas da DPD (próprios e subcontratados), foram automaticamente inscritos na iniciativa, com a ressalva de que ninguém estava obrigado a participar. A avaliação decorreu durante 3 meses, até o final de julho, período no qual efetuámos uma primeira avaliação com base no seu dia a dia de trabalho.
Através de uma aplicação interna ao qual os nossos motoristas também têm acesso, reunimos todas as informações recolhidas de cada motorista que foram posteriormente analisadas e os resultados validados por uma equipa interna. De um total inicial de cerca de 700 motoristas, foram pré-qualificados 100 motoristas que passaram para uma segunda fase de avaliações internas, tais como a ausência de reclamações por parte dos clientes, comportamento, ausência de acidentes, entre outros.
De seguida, e por forma a integrar os 13 armazéns da DPD em Portugal e mediante a dimensão de cada uma destas plataformas, definimos um número de motorista de cada armazém para participar na grande final, realizada em Coimbra. Assim reunimos os melhores motoristas de cada um dos nossos armazéns, totalizando 40 motoristas finalistas. Com este modelo, foi possível assegurar a participação de todos os nossos armazéns e de um representativo número de motoristas.
Provas e perícias
Na grande final, e com base neste TOP 40, realizámos diversas atividades, onde simulámos um dia de trabalho dos nossos motoristas que assim demonstraram individualmente, as suas capacidades para o desempenho das suas funções. Através de 4 grupos compostos por 10 motoristas, realizámos de forma alternada, diversas provas entre as quais simulámos um circuito de entrega e de recolhas de mercadorias; uma prova que simulámos questões relacionadas com a mecânica da viatura de serviço e, por fim, uma prova de perícia.
Para a realização desta ação e da sua avaliação, contámos com a colaboração dos nossos colegas de diversos departamentos da DPD, desde área comercial, atendimento ao cliente, informática, marketing, logística, ou seja, pessoas que no dia a dia da nossa empresa lidam direta ou indiretamente com os nossos motoristas. Conseguimos com isso, um maior realismo e rigor na avaliação dos 40 motoristas desta grande final, pois são estes colegas que melhor conhecem as particularidades do nosso negócio e a importância dos motoristas no circuito de entrega/recolha das milhares de mercadorias que a DPD efetua todos os dias no nosso país.

Para aumentar o nível de dificuldade das provas, implementámos algumas pequenas “armadilhas”, no sentido de despertar a atenção dos motoristas nas três provas e, ao mesmo tempo, demonstrar que o desafio em que estavam a participar naquele momento, refletia um pouco das dificuldades do seu trabalho diário. Na prova de mecânica, por exemplo, os motoristas eram confrontados com problemas de pressão no pneu da sua viatura, ou na parte elétrica (bateria), tendo de corrigir o respetivo dano, antes de colocar a sua viatura em marcha.
Ao mesmo tempo em que decorriam as provas, tínhamos a funcionar uma ferramenta informática que compilava em tempo real toda a informação recolhida de cada motorista nas três provas, incluindo um questionário sobre a DPD. De ressaltar que todo o modelo deste evento se baseou nos mesmos moldes que são utilizados na final internacional da DPD.
Grande vencedor
Ao fim das provas, o sistema informático apresentou o ranking dos melhores motoristas desta final que teve como vencedor (pelo segundo ano consecutivo), o motorista Vítor Loureiro da estação da DPD do Cacém (no pódio, ao centro), e que agora irá representar Portugal na final internacional da DPD, a ser realizada no próximo mês de outubro, no Reino Unido, na companhia de Rui Nobre, nosso administrador.
O pódio ficou completo Gil Santos da DPD de Leiria (2º classificado) e Marco Silva da DPD da Maia (3º classificado). Também foi entregue um prémio sustentabilidade ao motorista Hugo Batista da DPD de Loures.

De ressaltar que nesta grande final de Coimbra, reunimos mais de 150 convidados entre finalistas, colaboradores e parceiros da DPD, e ficamos muito satisfeitos com os resultados alcançados. O prémio da equipa organizadora foi constatar a satisfação de todos aqueles que participaram do nosso DPD Delivery Excellence Challenge 2025.
Para além de diversos prémios e da respetiva medalha de participação, todos os motoristas finalistas irão receber um relatório de avaliação de desempenho na prova, com orientações para os pontos a melhorar no seu trabalho, pois queremos elevar o nosso nível de serviço e também melhorar o desempenho daqueles profissionais que são a imagem da DPD”, destacou David Pereira.





























