Segundo a Valeo, a tecnologia de transmissão de Dupla Embraiagem Húmida (DWC), melhora o desempenho automóvel sem sacrificar o conforto e ainda permite uma condução mais suave e eficiente.
O mundo automóvel evolui rapidamente e, cada avanço tecnológico, procura o equilíbrio perfeito entre eficiência, desempenho e conforto. Nesse caminho, o sistema de Dupla Embraiagem Húmida (DWC) posiciona-se como uma das soluções mais completas. Desenvolvido pela Valeo, este sistema não só melhora a experiência de condução, como também responde às atuais exigências de sustentabilidade, especialmente no que toca à redução de emissões de CO₂.
Ao contrário de uma transmissão manual tradicional, na qual se interrompe a potência ao trocar de mudança, o sistema DWC elimina esse “solavanco da mudança” graças ao seu funcionamento inteligente.
De que forma isto acontece? Utilizando duas embraiagens independentes, uma para as mudanças pares e outra para as ímpares. Enquanto uma mudança transfere potência, a seguinte já está pré-selecionada, permitindo uma troca praticamente instantânea e sem interrupções.
Melhor refrigeração
Este sistema é especialmente eficaz em veículos de elevado binário, ou seja, aqueles com motores capazes de gerar uma grande potência, o que se traduz numa melhor capacidade de aceleração e de resposta em situações exigentes, como ao subir inclinações ou ao efetuar ultrapassagens. Os veículos desportivos ou os modelos híbridos e elétricos mais potentes costumam enquadrar-se nesta categoria.
O “segredo” do seu desempenho está no uso de embraiagem húmida, que funciona com óleo sob pressão. Esta configuração permite uma melhor refrigeração, reduz o desgaste e possibilita uma utilização intensiva sem perda de desempenho. O sistema garante ainda uma resposta rápida da mudança e uma sensação de condução muito mais fluida.

Distribuição uniforme
A Valeo desenvolveu duas tecnologias-chave dentro do seu sistema DWC. A primeira é a do pistão radial, um mecanismo que atua como elemento de pressão para ativar ou desativar a embraiagem. O seu design radial permite uma distribuição mais uniforme da força e uma melhor transferência do binário sem interrupções. Esta tecnologia é versátil, com aplicações que vão dos 200Nm até aos 500Nm.
A segunda tecnologia é o Cilindro Escravo Concêntrico Duplo (CSC duplo). Ao contrário do pistão, este desenho otimiza o espaço interno da transmissão e está especialmente indicado para veículos com tração dianteira e híbridos.
A sua arquitetura melhora a eficiência energética e pode reduzir as emissões de CO₂ até 1,5 %. Além disso, por estar em contacto direto com a embraiagem, evita efeitos centrífugos desnecessários e permite um controlo mais preciso.
O sistema funciona graças a um complexo circuito hidráulico, que inclui bomba de óleo (elétrica ou mecânica), galerias de óleo, solenoides e pistões. Todos estes elementos trabalham em conjunto para aplicar pressão aos discos da embraiagem e gerir com precisão a mudança de velocidades.
Graças a esta combinação de tecnologia, eficiência e conforto, as tecnologias de Dupla Embraiagem Húmida da Valeo tornam-se numa opção indicada para uma condução mais suave, ágil e redutora de emissões de CO2.