Os camiões totalmente elétricos da MAN Truck & Bus já percorreram mais de cinco milhões de quilómetros em utilização diária desde o início de 2025, nas frotas de grandes prestadores de serviços logísticos europeus, como a DB Schenker, Dachser, Duvenbeck e Dräxlmaier, demonstrando a adaptabilidade dos camiões elétricos da MAN para uma vasta tipologia de transporte.

Com um consumo médio de 90 kWh por 100 km, os cerca de 200 camiões 100% elétricos a bateria, que a MAN colocou em operação junto de clientes (antes do início da produção em série) terão poupado cerca de 3.600 toneladas de CO₂ em funcionamento – comparando com um consumo médio de cerca de 27 litros por 100 quilómetros dos camiões a gasóleo.
Segundo a MAN, assumindo que cada um destes veículos percorrerão cerca de 1,2 milhões de quilómetros ao longo da sua vida útil, os denominados eTrucks poderiam poupar um total de cerca de 172.000 toneladas de CO₂ nas mesmas condições. Isto equivale aproximadamente à quantidade de dióxido de carbono emitida anualmente por uma cidade alemã com 32.000 habitantes.
Produção em série
Segundo Friedrich Baumann, membro do conselho executivo para vendas e soluções ao cliente da MAN Truck & Bus “os cinco milhões de quilómetros percorridos em utilização real pelos nossos clientes, comprovam a qualidade dos nossos MAN eTrucks. Seja na logística automóvel, da madeira ou alimentar, a versatilidade dos veículos está presente em todos os setores. Com a produção em série, estamos agora a ampliar a nossa capacidade para fornecer aos nossos clientes as melhores soluções, para um transporte rodoviário de mercadorias sustentável.”
Em junho deste ano teve início a produção em série dos modelos eTGX e eTGS na fábrica da MAN em Munique – veículos particularmente adequados para utilização em distâncias médias e longas ou nos setores da construção e municípios. A inovadora linha de produção mista, que fabrica tanto camiões a gasóleo como elétricos numa única linha, pode produzir até 100 veículos por dia. O objetivo é ultrapassar a marca das 1.000 encomendas de camiões elétricos até ao final deste ano.
Novos clientes

A procura pelos camiões eTrucks continua em bom ritmo visto que, pouco depois do arranque da produção em série, a MAN já tinha quase 800 camiões elétricos registados em encomenda.
A lista de empresas que já utilizam MAN eTrucks está a crescer de forma consistente. No Grupo Behrens, um dos maiores grossistas de madeira da Alemanha, os camiões MAN eTGX já acumularam mais de 50.000 km em modo totalmente elétrico. Os eTrucks estão equipados com carroçarias de substituição para empilhadores elétricos e são parcialmente carregados com eletricidade proveniente de painéis fotovoltaicos próprios.
Em Portugal, a empresa transitária TJA está a reforçar a sua frota com eTrucks para operações de logística nacional, tal como a Revista Automotive divulgou na sua edição nº 136.
