Em 2025, o e-commerce em Portugal superou os níveis registados durante a pandemia (2021). Atualmente, 75% dos portugueses já compram online e 46% fazem compras regulares, praticamente em linha com os números de 2021 (74% e 45%), com uma evolução face a 2023, quando apenas 71% dos portugueses comprava online e 42% fazia compras regulares.
A frequência anual de compras também aumentou, passando de 34% em 2023 para 39,4% em 2025, embora ainda abaixo da média europeia (48,6%).
Estas são algumas das tendências que estão a moldar a evolução do e-commerce em Portugal – identificadas através do mais recente Barómetro E-Shopper 2025 da Geopost, grupo de referência europeu em entrega de encomendas e soluções para o comércio eletrónico, do qual faz parte a operadora de transporte expresso DPD Portugal.
Preço em primeiro lugar
O preço mantém-se como o fator mais determinante nas decisões de compra online em Portugal. De acordo com este barómetro, 78% dos compradores online nacionais assumem que o preço é um dos fatores decisivos no processo de compra, um valor claramente superior à média europeia (68%). O estudo mostra ainda que estes compradores consideram importante conhecer a transportadora que entrega as suas encomendas (63%), tendo este indicador aumentado 9% relativamente a 2023, revelando que poder escolher a empresa que se prefere ou evitar uma em que não confie é, claramente, um impulsionador para a compra online.
Investimento
Antevendo tendências, a DPD Portugal investiu cerca de 4,5 milhões de euros na abertura do seu novo centro logístico em Leiria, para reforçar a sua capacidade operacional na região centro do país. Esta nova instalação vem responder ao crescimento sustentado da empresa, reforçando a sua rede de distribuição nacional, conforme noticiámos na edição de outubro.
A nova estação, com uma área total de 3.145 metros quadrados (m2), dos quais 2.900 m2 dedicados a armazém, está equipada para gerir um volume diário de cerca de 10.000 encomendas, assegurando uma resposta ágil e eficiente às necessidades dos clientes na região centro do país. Na imagem, Carla Pereira, diretora de Marketing e Comunicação da DPD Portugal, na apresentação do Barómetro e-Shopper 2025.





























