Ao longo dos últimos 8 anos, e no âmbito dos Prémios Fleet & Service da Automotive, temos vindo a atribuir o título de Furgão do Ano em Portugal, sendo que esta distinção é uma marca registada da Revista Automotive. É também marca registada da Automotive o “Veículo Comercial Ligeiro do Ano”.
Os furgões passaram por importantes renovações nos últimos anos e de forma quase que transversal a todas as marcas, sendo prova disto a eletrificação de praticamente todos os modelos atualmente à venda no nosso país. Assim, conquistar o título de Furgão do Ano em Portugal significa alcançar um estatuto único e, ao mesmo tempo, demonstrar às frotas nacionais o potencial que determinado modelo terá no mercado.
É importante ressaltar que para a atribuição do Prémio Furgão do Ano, são elegíveis todos os veículos que sejam apresentados ao mercado Europeu até final do mês de setembro do ano vigente; cuja comercialização esteja planeada para o mesmo ano ou o ano seguinte; e que tenham relevância no mercado português.
Dentro do quadro de honra, a Revista Automotive já atribuiu os títulos de Furgão do Ano em Portugal aos modelos Mercedes-Benz Sprinter (2019), Ford Transit Custom PHEV (2020), Volkswagen Caddy (2021), Renault Kangoo Van (2022), Iveco e-Daily (2023), Mercedes-Benz Citan (2024), Toyota Proace City Van (2025) e, mais recentemente, ao MAN TGE Next Level (2026).
Assim, é o momento de dizer que já estamos a trabalhar para a atribuição do próximo título de Furgão do Ano em Portugal, distinção baseada em critérios internos da Revista Automotive, bem como na auscultação de diferentes profissionais intervenientes do mercado (stakeholders) ao longo do ano civil. Estejam atentos.

































