A Cimertex entregou a primeira escavadora Komatsu de 95 toneladas em Portugal, modelo PC950, à empresa Britanteros – Sociedade de Fabrico e Comercialização de Britas. A Revista Automotive participou da cerimónia oficial da entrega, que ocorreu na pedreira da Britanteros, na localidade de Sabroso de Aguiar, no município de Vila Pouca de Aguiar.
Nas semanas que antecederam a cerimónia, a máquina (pela sua grande dimensão) teve de ser transportada do Japão em partes, e depois montada na pedreira da Britanteros. Para o transporte foram necessários 5 camiões, e para a sua montagem foram utilizadas duas gruas. Finalizado o processo de montagem, a máquina entrou logo em operação, com uma breve pausa para a realização da iniciativa, organizada pela Cimetex, empresa distribuidora e representante oficial da marca Komatsu em Portugal.
Assim, a cerimónia oficial também contou com a entrega simbólica da chave a Norberto Pereira, fundador da Britanteros, pelas mãos de Miguel Oliveira, administrador da Cimertex. Na foto de grupo, da esquerda para a direita: Mário Costa, António Júlio Pereira, Eduardo Chaves, Norberto Pereira e Eduardo Baiona (todos da Britanteros), bem como Miguel Oliveira, Francisco Oliveira e Nuno Lopes (todos da Cimertex).
Na ocasião, Miguel Oliveira referiu à Automotive que “este é um equipamento que incorpora tudo o que há de melhor e de mais recente nesta indústria. Foi um negócio longo, bem pensado e creio que o resultado é bastante positivo. A Cimertex e a Britanteros têm uma parceria de longa data, nesta em outras geografias, pelo agradecemos a escolha novamente pelos serviços da Cimertex e pelos equipamentos Komatsu “.
Por sua vez, António Júlio Pereira, diretor da Britanteros, explicou-nos que a compra da PC950 “teve por base a nossa necessidade aumentar a capacidade de carga/produção, decorrente da maior distância atualmente existente entre a frente da pedreira e os britadores primários. Estávamos satisfeitos com a Komatsu PC600 que integra os nossos equipamentos, estando em plena atividade, mas por razões técnicas e produtivas, adquirimos o modelo PC950.
Trata-se de uma máquina evoluída, com maior capacidade de carga e que carrega muito mais rápido, o que vai permitir a introdução de mais um dumper no ciclo de produção. Daquilo que já testámos da PC950, posso dizer que estamos muito bem impressionados com a redução nos consumos da máquina e o com o aumento de segurança na operação.
A nossa empresa tem um historial positivo com quase 40 anos de operações, onde comercializamos britas e areias para construção civil e para massas betuminosas. A nossa relação com a Cimertex tem mais de 25 anos e estamos muito satisfeitos com a parceria que criámos ao longo destes anos. O apoio técnico-comercial tem sido fundamental para, gradualmente, aumentarmos a nossa frota de máquinas” referiu.

Evolução e crescimento
A Komatsu PC950 é a evolução do modelo PC800, constituindo um salto tecnológico. A PC800 era uma máquina de 80 toneladas e a PC950 já está na categoria das 95 toneladas, mais precisamente 95.900kg. O motor aumentou em cerca de 10% na sua potência, alcançado agora 543cv. Mas o grande salto foi no aumento da produtividade, cerca de 60% mais em termos de tonelada/hora, em comparação com a PC800.
Apesar de registar maior potência, o motor Komatsu segue as normas EU Stage V com uma redução de 32% das emissões de CO2 (em relação à PC800) e é compatível com biocombustíveis e combustíveis parafínicos. O balde de carga tem 5,8 m3 de capacidade, sendo possível utilizar um balde extra com 6,5 m3, dependendo do tipo de frente de pedreira que se esteja a trabalhar.
Robustez e potência

A Komatsu PC950 foi concebida especificamente para trabalhos pesados. O braço tem 2,9mts de comprimento, a lança de 7,1mts, sendo ambos heavy-duty, ou seja, reforçados tanto na espessura da sua construção, como nas dimensões das cavilhas e todos os componentes inerentes à elevação e à geometria do equipamento. A força de arranque no balde é de 500kN (Kilonewtons), o que dá aproximadamente 51 toneladas de força de escavação.
Os rastos têm 650mm de largura com garra dupla, tendo uma nervura mais larga e mais alta, conferindo uma resistência incrementada. Dispõe de proteção dos roletes em todo o comprimento. Nas laterais, a PC950 vem equipada com passadiços para garantir que durante as operações de manutenção, os técnicos possam aceder mais facilmente à máquina em segurança, utilizando pontos de amarração de arnês.
Também em termos de telemática, a PC950 está equipada com o sistema Komtrax, que permite monitorizar o funcionamento desta máquina, em tempo real, em qualquer parte do mundo; e o serviço Komatsu Care, que garante a manutenção da máquina durante 5 anos ou 9000 horas, com peças originais Komatsu e assistência de técnicos especializados, neste caso disponibilizados pela Cimertex.
Capacidade de trabalho diferenciadora
Esta máquina tem uma inovação na parte da rotação, utilizando um sistema hidráulico completamente independente para a rotação. Nas escavadoras, normalmente existe uma bomba e motor hidráulico e depois válvulas de prioridade para gerirem os fluxos hidráulicos da rotação e da escavação. No caso da PC950, há duas bombas e dois motores hidráulicos, onde um conjunto funciona apenas para a rotação da máquina e, o outro conjunto, apenas para o trabalho de escavação.
Isso permite que o movimento conjunto da rotação e da lança seja mais uniforme, e depois, aquando da desaceleração da rotação, a energia que é gerada com a travagem é reaproveitada pelos motores hidráulicos – auxiliando a potenciar a elevação da lança. Estes sistemas combinados aumentam consideravelmente a eficiência de combustível.
Esta máquina também conta com o controlo da lança sem choque, reduzindo drasticamente a vibração do equipamento de trabalho quando o movimento da lança é interrompido repentinamente. O controlo é complementado com três modos de funcionamento: eco, power e powerPlus.
Conforto e operação
As cabines da Komatsu são partilhadas em toda a gama de escavadoras, tendo esta PC950 a cabine de última geração com sistema KomVision: quatro câmaras de filmar que permitem o operador ter uma visão panorâmica da máquina. É uma cabine que proporciona grande segurança (reforçada com grades), uma boa visibilidade, e não menos importante, bom conforto e espaço para o operador.

Eduardo Chaves, manobrador da Britanteros, explicou-nos que “tive a oportunidade de estrear a Komatsu PC600 quando foi adquirida pela empresa e, desde então, já realizei mais de 22.000 horas de trabalho nessa máquina. Só tenho coisas positivas a falar dela. Agora, estou a ter novamente a oportunidade de estrear uma máquina, neste caso, a Komatsu PC950.
Pelas primeiras horas de trabalho que realizei com a PC950, posso dizer que conseguirmos reduzir o consumo de combustível, independentemente do material que estivemos a carregar e com uma melhoria muito grande no ritmo de trabalho. A Komatsu PC950 é bastante versátil e tem servido para carregar a frente de pedreira; carregar taqueio; compor caminhos; fazer taludes, entre outras operações. Apesar do seu tamanho e peso, é uma máquina com grande precisão, segurança e conforto. É um grande prazer trabalhar com esta máquina e fazer parte da renovação dos equipamentos da Britanteros”, conclui Eduardo Chaves.
A Cimertex e a Revista Automotive brevemente irão disponibilizar o vídeo com os principais momentos relativos à cerimónia de entrega da Komatsu PC950, onde será possível visualizar a capacidade de carga, manobrabilidade e potência desta imponente máquina, num ambiente real e dentro de uma grande pedreira.
