Distinguida com o prémio Fleet & Service 2024 na categoria Ambiente, a Sparkes & Sparkes é uma empresa portuguesa em atividade desde 1990, sendo única no seu modelo negócio graças à sua especialização na reconstrução de caixas de velocidades manuais de alta qualidade para veículos ligeiros.
Exatos 35 anos apos a sua fundação, a empresa liderada por Diamantino Costa, seu diretor geral, passa a realizar a reconstrução de caixas de velocidades automáticas, principalmente as DSG, utilizada nos principais modelos do grupo Volkswagen. A empresa, amplia assim o seu portfólio de soluções de qualidade para a reutilização deste equipamento, com base na experiência e competência técnica adquirida ao longo dos anos de atividade no setor de pós-venda em Portugal.

Segundo Diamantino Costa “confirmando aquilo que havia sido anunciado em primeira mão pela Revista Automotive no início deste ano, a Sparkes & Sparkes tem vindo a dinamizar a reconstrução de caixas de velocidades automáticas, um serviço que ainda é recente, mas cujo processo tem vindo a conquistar o interesse dos nossos clientes e, naturalmente, a possibilitar a realização de novos negócios, sem alterar o core da nossa empresa que é pioneira em Portugal neste tipo de atividade.
Processo de reconstrução
Em termos práticos, antes de recebermos as caixas automáticas, é necessário realizar pela oficina um diagnóstico deste equipamento na própria viatura, para se identificar o problema, antes da caixa ser desmontada. Tipicamente, o problema deverá ser de três naturezas: da parte mecânica (carretos, veios, rolamentos, sincronizadores, etc.), da parte hidráulica ou da centralina (eletrónica).
Esta primeira etapa relacionada com o diagnóstico é fundamental para uma correta intervenção no equipamento, pois permitirá ao nosso técnico realizar a reconstrução da caixa após ser retirada da viatura, com máxima eficiência, segurança e precisão na sua tarefa. Este procedimento também possibilitará um ganho de tempo em todo o processo e irá manter inalterado o nosso controlo de qualidade.
Caixas únicas

Importa referir que cada caixa de velocidades automática de tem o seu próprio software e está desenvolvida para uma determinada viatura. Isto significa que cada caixa é única, possuindo inclusive um imobilizador, caso venha a ser instalada num outro tipo de viatura que não seja compatível com o seu software. Esta especificidade fez com que investíssemos na aquisição de máquinas para, no caso de ser necessário substituir a parte mecatrónica, podermos realizar a clonagem da caixa antiga e instalar na nova caixa.
O processo de reconstrução da caixa de velocidades automática exige um elevado conhecimento técnico do equipamento e este é um dos fatores chaves que distingue o trabalho realizado pela Sparkes & Sparkes. A intervenção tem de ser realizada com qualidade para que o nosso cliente oficinal possa montar a caixa na viatura sem grandes complexidades. Assim, entregamos a caixa reconstruída na oficina já configurada e pronta a instalar, inclusive com uma embraiagem nova montada nas caixas de dupla embraiagem, por exemplo.
Trabalhamos com caixas DSG, mas também temos realizado a reconstrução de caixas de velocidades automáticas do grupo Renault. É um processo naturalmente novo para a nossa equipa técnica, onde estamos a recolher informações que nos permitirão melhorar os processos internos. Contudo, apesar de ser um serviço recente, já conseguimos identificar um padrão comum às avarias das caixas, normalmente associado a uma deficiência da embraiagem, sejam elas secas ou húmidas.
Crescimento e futuro

Em termos de funcionamento interno, estamos a preparar uma área especifica dentro da nossa empresa para trabalharmos exclusivamente na reconstrução das caixas de velocidades automáticas, que deverá estar pronta nos próximos meses. Trata-se de uma evolução natural face à transformação do parque automóvel circulante, que cada vez tem mais viaturas equipadas com caixa de velocidades automáticas.
Temos a previsão de contratar mais profissionais para esta nossa nova atividade, visto que nos últimos 10 anos triplicamos o nosso volume de negócios com a mesma equipa de funcionários e não será possível continuarmos a crescer com esta dinâmica, com a mesma estrutura de há 10 anos.
Trata-se de um processo novo na história da própria Sparkes & Sparkes, sendo que a procura por este nosso serviço está ajustada à nossa capacidade. Estamos, contudo, muito satisfeitos com os primeiros resultados alcançados até à data e confiantes com a evolução desta nova área de negócio”, destacou Diamantino Costa.





























