A J.J.M. Esperança, empresa sedeada em Tomar e que opera no mercado sob a marca SPR Esperanças, dedicada ao fabrico de equipamentos para máquinas de construção, foi distinguida pela COTEC Portugal com o Estatuto Inovadora COTEC 2025. Esta distinção reconhece as empresas portuguesas com melhor desempenho em inovação, robustez financeira e crescimento.
Na 5.ª edição do Estatuto, foram premiadas 1154 empresas em todo o país, 38 das quais no distrito de Santarém, sendo a SPR Esperanças a única contemplada no concelho de Tomar. A empresa, que já havia obtido este estatuto em 2023 e 2024, alcança assim a distinção pelo terceiro ano consecutivo. Fundada em 1918, a J.J.M. Esperança (atualmente sob a marca SPR Esperanças), conta com 92 colaboradores e duas unidades fabris (Tomar e Vila Nova da Barquinha). Cerca de 50% da sua produção destina-se à exportação.
Investir em melhorias
O Estatuto Inovadora COTEC é um selo anual de inovação atribuído pela COTEC Portugal em parceria com o setor bancário, com diversos critérios de avaliação. Em 2025, de um total de 1551 candidaturas, 1154 empresas foram distinguidas, um número superior às 792 distinguidas em 2023. A J.J.M. Esperança já tinha sido distinguida nos anos anteriores, evidenciando uma consistência notável. Em 2025, é uma das apenas 38 empresas do distrito de Santarém a obter o estatuto.
“Sentimo-nos profundamente honrados por receber, pelo terceiro ano consecutivo, o Estatuto de PME Inovadora atribuído pela COTEC. Este reconhecimento traduz o esforço contínuo e dedicado da nossa equipa na busca pela inovação e melhoria constante, demonstrando que, mesmo estando sediados fora dos grandes centros urbanos, somos capazes de competir ao mais alto nível nacional”, afirma o Gerente e Diretor Comercial da SPR Esperanças, José Carlos Bucha.
“Ser distinguidos entre as empresas mais inovadoras do país constitui uma motivação adicional para continuarmos a investir em tecnologia e na qualificação dos nossos colaboradores, com o propósito de oferecer soluções cada vez mais avançadas e competitivas aos nossos clientes,” acrescentou.
