A fábrica, localizada na cidade polaca de Opole, será o primeiro centro de produção europeu da Kumho e terá uma capacidade anual de seis milhões de pneus quando iniciar as suas operações, prevista para 2028. A nova unidade contribuirá para a expansão das vendas da empresa na Europa, reforçará a competitividade dos produtos e consolidará a sua imagem de marca premium.
Este futuro centro de produção europeu da empresa em Opole tem início previsto para agosto de 2028, sujeito à aprovação de investimentos e regulamentos. Na sua primeira fase, terá uma capacidade de produção anual de seis milhões de pneus, com expansões graduais baseadas na procura do mercado. O investimento total está avaliado em 587 milhões de dólares.
Vantagens logísticas

Antes de escolher Opole, a Kumho considerou vários países europeus como possíveis locais para a nova fábrica (incluindo Portugal), avaliando fatores como a adequação do local, o potencial de crescimento das vendas, a estabilidade do investimento, a rentabilidade e os incentivos disponíveis. Após uma análise minuciosa das duas regiões finalistas, a empresa optou por Opole devido às suas vantagens logísticas, mão-de-obra qualificada, infraestruturas competitivas, acesso estável ao mercado europeu e aos atrativos incentivos oferecidos pelo governo polaco.
Com aproximadamente 25% do consumo global de pneus, a Europa representa um mercado de grande importância estratégica para a Kumho, dado que as vendas europeias representaram cerca de 26,6% da sua receita total em 2024. Ao estabelecer um centro de produção no continente, a Kumho irá garantir uma base sólida para a expansão das vendas, ao mesmo tempo que irá reforçar o seu portefólio de produtos de alto valor acrescentado (HVP), incluindo pneus de alto desempenho e de grande porte. A empresa espera que esta iniciativa impulsione tanto a rentabilidade como o valor da marca.
Importância europeia
Além disso, a Europa representa cerca de 17% do mercado global de pneus para equipamento original (OE) e alberga importantes fabricantes de veículos de luxo. Até então, a ausência de uma fábrica na Europa limitava a estabilidade do fornecimento e a competitividade da Kumho Tire em termos de prazos de entrega. Com a entrada em funcionamento, a empresa espera que a nova unidade melhore significativamente a sua capacidade de resposta no mercado de equipamento original e gere novas oportunidades de colaboração com as principais marcas automóveis.
“O mercado europeu tem uma enorme importância estratégica na indústria global de pneus”, declarou Jung Il-Taik, presidente e CEO da Kumho Tire. “Ao estabelecer capacidades de produção e fornecimento locais na Europa, a Kumho Tire irá reforçar a sua competitividade no mercado, a sua capacidade de resposta local e a sua capacidade de atrair os fabricantes de veículos europeus com a qualidade de produto pela qual a marca é reconhecida”, destacou.
De referir que a Kumho Ibérica foi recentemente distinguida pela Revista Automotive com o Prémio Valor, no âmbito da atribuição dos Prémios Fleet & Service de 2025.





























