Há um ano, a Scania introduziu no mercado uma nova gama de motores com o nome Scania Super, testado pela Revista Automotive, e publicado através do nosso canal no YouTube.
Assim, as publicações de Espanha e Portugal tiveram um Scania Super 500 S para analisar nos seus circuitos de teste e o resultado foi 9 recordes de consumo de combustível em 9 testes: Em Camião (23,8 l/100 km); Em Rota de Transporte (24,7 l/100 km); Revista Automotive (26,12 l/100 km), Transporte Profissional (27,22 l/100 km); Truck (26,499 l/100 km); Transporte 3 (27,55 l/100 km); Fenadismer em Estrada (27,77 l/100 km); Apenas Camião (29,75 l/100 km e o primeiro trator a ir abaixo dos 30 litros no seu itinerário) e, por fim, Todo Transporte (30,46 l/100 km).
Todos estes resultados representaram um recorde de consumos nestas publicações. Estes testes não só avaliaram a eficiência no consumo de combustível, mas também o desempenho e o conforto da cabina.
Experiência da Broliveira
Para além dos bons resultados nos testes de imprensa do setor, um importante teste ao Scania Super foi registado quando a Broliveira incorporou este novo camião nas suas operações de transporte. A Broliveira, uma empresa familiar e sediada em Ourém, dedica-se atualmente ao transporte internacional de mercadorias.
Há cerca de 30 anos a empresa adquiriu os primeiros veículos da Scania, iniciando uma relação de confiança que resultou no sucesso da empresa ao incorporar 100 Scanias Super. Hoje, a Broliveira tem na sua frota um total de 450 camiões, dos quais 250 são Scania
“Quando começámos a trabalhar com o Scania Super, ficámos surpreendidos por nos terem transmitido que podíamos poupar 8% nos consumos; inicialmente pareceu-nos muito, mas ficámos surpreendidos pela positiva. O modelo Super é um excelente camião e a Scania é uma empresa que nos transmite confiança e cumpre a sua palavra”, declarou Boaventura Verdasca, sócio-gerente da Broliveira
Desempenho extra
Renato Pedro é motorista da Broliveira desde 2003, para quem “conduzir o novo Scania Super foi uma excelente experiência. É um camião que inspira e transmite confiança. Estou muito satisfeito com o desempenho do camião desde a minha primeira viagem com o novo Scania, que também é muito confortável. Quando cheguei às instalações da Broliveira, disse logo que o Scania Super tinha excedido as minhas expetativas e que queria ficar com o camião”, destacou.
O novo motor Super da Scania é um motor de 13 litros em linha com potências que variam entre 420 e 560 cavalos. Inclui um novo grupo motopropulsor e atualizações do chassis, quadros e tanques, bem como novas caixas de velocidades Opticruise e eixos de transmissão mais eficientes. Estas alterações foram concebidas para melhorar o desempenho dos veículos com uma redução de até 8% no consumo de combustível.