Revista Automotive
Terça-feira, Outubro 28, 2025
Edições | Contactos
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
No Result
View All Result
Eventos
Distribuição
Revista Automotive
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
No Result
View All Result
Revista Automotive
No Result
View All Result
Home Frotas

Lexus RZ 450e – a versão elétrica do luxo contemporâneo

16 de Outubro, 2023
in Frotas
Lexus RZ 450e – a versão elétrica do luxo contemporâneo

Para realizar o assessment do novo Lexus RZ 450e, a Revista Automotive convidou Vasco Pacheco, gestor numa empresa de nutrição animal, bem como professor de economia e gestão. O profissional transmitiu-nos assim, as suas sensações de estar ao volante do primeiro carro 100% elétrico construído de raiz pela Lexus:

“Quando me fizeram o convite para testar um carro elétrico fiquei muito reticente. A minha preferência atualmente tem sido por carros mais antigos do que novos, porque nos novos tem-se perdido a “personalidade” de cada marca, o que afeta a sensação de condução. Habitualmente faço 50.000 km por ano, mas ultimamente tenho tido um ritmo diferente e baixado para os 30.000 km/ano. Utilizo a viatura para trabalho e passeio, assim preciso de versatilidade, conforto e segurança. 

Assim que entrei neste carro senti que se me tapassem o logotipo do volante, eu mesmo assim iria saber que estou dentro de um carro do grupo Toyota. Mantém algumas referências e tem alguns pormenores, como as condutas de ar, os formatos dos botões, que nos transmitem essa informação já gravada anteriormente na nossa mente. Deixou-me logo confortável. Há marcas que quando avançam para a eletrificação acabam por “desfigurar” o carro, perdendo assim a identidade tão característica da marca.

Interessante que me sentei no carro e ajustei muito pouco o banco. A ergonomia da posição de condução está bem conseguida e fiquei logo bem posicionado. Só tive de baixar o volante para conseguir ver a totalidade do painel de instrumentos, que está um pouco escondido. 

Teste dinâmico

Ao conduzi-lo vi-me perfeitamente com um carro destes no dia-a-dia, porque este Lexus transmite uma ótima sensação de condução. Gosto da sensibilidade do travão, pensei que seria mais brusco. A sensação que tenho de desaceleração é igual a que tenho num carro a combustão. A direção é bastante precisa e não é demasiado leve. Gosto dos comandos do volante, com botões mais tradicionais e muito fáceis de gerir. Os botões demasiados touchscreen dão uma sensação de fragilidade. Gosto de sentir botões físicos, transmitem robustez. O volante deste RZ 450e é fora de série. Os comandos são intuitivos e virados para o condutor. 

Tem muitos sistemas de auxílio à condução, vários deles são interventivos. No entanto, podem ser desligados se o condutor considerar que são demasiado interventivos. Interessante que fiz um percurso habitual, e este Lexus reconhece as faixas de rodagem onde o meu carro não consegue. Percebe-se que os sensores deste Lexus estão mais avançados. 

Testei os cinco modos de condução: Eco, Normal, Sport, Range (privilegia a autonomia da bateria) e o Custom (onde podemos parametrizar). Cada um tem uma característica própria e adequada a cada gosto ou estados d’alma. 

Segurança e conforto

O sistema de antiabertura das portas (se vier um carro) é muito importante – é mais um ponto de segurança para todos. Apesar do tamanho, é um carro fácil de manobrar, mesmo em espaços pequenos. Sabemos que é um carro alto e largo, porque transmite essa robustez na condução, mas nem por isso deixa de ser ágil e suave. A insonorização é ótima. 

Acho que a Lexus conseguiu fazer bem a transição para o elétrico. Quando um carro é demasiado digital, fica de tal forma confuso que o condutor não se sente à vontade com os comandos, um simples toque e perdemos a rota, muda de música, enfim causa logo uma entropia dentro do carro. 

No dia-a-dia, conduzo um carro a combustão e com caixa de velocidades manual, sinto que a passagem para este elétrico se faz bem. Tem uma ótima facilidade de adaptação. É adequado para o meu estilo de condução.

Adaptação e veracidade

Além de muitas coisas boas, diria que a grande mais-valia deste RZ 450e é que uma pessoa não precisa de investir muito do seu tempo, para se capacitar a conduzi-lo. Convivo precisamente com esse público. A nutrição animal, é uma área que lida com pessoas que são muito bem-sucedidas na vida e uma das barreiras da tecnologia é precisamente o investimento de tempo que se tem de fazer, para se adequar e ajustar os parâmetros de um carro muito tecnológico. 

Um carro muito complexo, com centenas de opções, perde-se muito tempo até ficar confortável e ter o carro programado à sua maneira. Este é o contrário, o carro já vem programado de uma maneira confortável e simples (sem ser simplista). Depois se quisermos, há um mundo de coisas a explorar, mas o impacto inicial é nulo.

As pessoas que têm estima e valorizam os seus animais, são mais “tradicionais” no sentido de valorizar a qualidade e confiança; assim como eu, apreciam a realidade das coisas. A autonomia que este Lexus informa, é aquela que efetivamente está a cumprir. 

Valores da marca

Considero a Lexus uma marca com credibilidade e coerência. Há marcas muito disruptivas no mercado dos elétricos, mas que de repente, baixam os preços dos carros abruptamente sem razão de fundo. Isso desvaloriza a marca e defrauda os clientes. 

A Lexus é uma marca que se valoriza e isso nota-se neste RZ, quer pela estética exterior muito aprimorada, quer pelo interior onde é bastante envolvente. Os elétricos tipicamente têm interiores muito despidos: têm um volante e um tablet ao meio do tablier. Este carro tem uma envolvência com os passageiros.  Conduzi-o algumas horas e senti que já o conduzo há vários anos. Dá-nos uma confiança genuína, que depois alicia a explorarmos mais a verdadeira dinâmica do carro, com o seus mais de 300cv.

Já tinha conduzido outros carros elétricos e não me tinha sentido deslumbrado. Neste RZ sinto-me deslumbrado. Tem presença e personalidade. Além de um espaço interior abundante, inclusivamente para os ocupantes traseiros. Com este RZ 450e, sinto que é ligar e andar. Tudo funciona bem à primeira, não há uma disrupção que é desconfortável.

Sou uma pessoa muito low-profile, e à partida não pensaria num Lexus para mim. Até conduzir este RZ. Senti-me bem com este carro. Não tem um luxo opressivo ou ostensivo. Transmite bom gosto e uma contemporaneidade inteligente” conclui Vasco Pacheco.

Recommended For You

Pós-venda da Nissan celebra 40º aniversário na Europa

27 de Outubro, 2025
Pós-venda da Nissan celebra 40º aniversário na Europa

O Nissan Motor Parts Center B.V. (NMPC), em Amesterdão, celebrou os 40 anos como força motriz impulsionadora da rede pós-venda europeia da marca. Desde a sua fundação, em...

Read moreDetails

Novo Citroen C5 Aircross com versão para frotas

27 de Outubro, 2025
Novo Citroen C5 Aircross com versão para frotas

O novo SUV médio da Citroën, o C5 Aircross híbrido, está a ser lançado em Portugal com uma versão de equipamento “Business” pensado para o segmento frotista, além...

Read moreDetails

ISQ renova frota automóvel rumo à transição energética

9 de Outubro, 2025
ISQ renova frota automóvel rumo à transição energética

O ISQ – Instituto de Soldadura e Qualidade – está a renovar a sua frota automóvel e a avançar para a mobilidade elétrica. A iniciativa que se iniciou...

Read moreDetails

Equipauto 2025 concentra novidades do pós-venda Europeu

8 de Outubro, 2025
Equipauto 2025 concentra novidades do pós-venda Europeu

No seu 50º aniversário, a Equip Auto Paris 2025 confirma o seu papel de montra internacional para a inovação automóvel. A edição de aniversário, que se realiza de...

Read moreDetails

Toyota Challenge 2025 com novo Traigo 48v

6 de Outubro, 2025
Toyota Challenge 2025 com novo Traigo 48v

A Toyota Caetano Portugal vai realizar, no próximo dia 25 de outubro, o Toyota Challenge 2025, uma iniciativa que reúne profissionais de todo o país para promover a...

Read moreDetails

NTK – extensão da gama EGR com 32 novas referências

2 de Outubro, 2025
NTK – extensão da gama EGR com 32 novas referências

O desenvolvimento e inclusão de 32 novas referências de válvulas EGR à gama NTK, representam um grande impulso à cobertura de 12 milhões de veículos do atual parque...

Read moreDetails

Suzuki Swift alcança as 10 milhões de unidades

1 de Outubro, 2025
Suzuki Swift alcança as 10 milhões de unidades

O modelo Suzuki Swift alcançou recentemente as vendas globais acumuladas de 10 milhões de unidades. Este marco foi alcançado 20 anos e 8 meses após o seu lançamento...

Read moreDetails

IAA Munique 2025 – a troca das palavras  

30 de Setembro, 2025
IAA Munique 2025 – a troca das palavras  

O evento IAA em Munique continua demonstrativo do estado geral da indústria automóvel europeia: a contradizer-se. A começar pelo evento em si - que pretendeu seguir o legado...

Read moreDetails

DPD Delivery Excellence Challenge 2025 renova sucesso

29 de Setembro, 2025
DPD Delivery Excellence Challenge 2025 renova sucesso

A plataforma logística da DPD em Coimbra, foi recentemente palco da grande final da 4ª edição do Delivery Excellence Challenge (DEC), uma competição nacional que reuniu 40 dos...

Read moreDetails

Mercedes-Benz dá lugar à TYN: furgão começa nos 16.000 euros

28 de Setembro, 2025
Mercedes-Benz dá lugar à TYN: furgão começa nos 16.000 euros

Depois da Mercedes-Benz anunciar a descontinuidade do seu furgão pequeno Citan, bem como o derivado 100% elétrico eCitan, começam a aparecer empresas que pretendem colmatar essa lacuna no...

Read moreDetails
Next Post
Citroën celebra o 75º aniversário do 2 CV

Citroën celebra o 75º aniversário do 2 CV

IVECO com múltiplas autocaravanas base Daily

IVECO com múltiplas autocaravanas base Daily

BMW i4 eDrive35: um elétrico com estilo único

BMW i4 eDrive35: um elétrico com estilo único

Edição Mensal

Notícias

Pós-venda da Nissan celebra 40º aniversário na Europa

Pós-venda da Nissan celebra 40º aniversário na Europa

19 horas ago
Novo Citroen C5 Aircross com versão para frotas

Novo Citroen C5 Aircross com versão para frotas

1 dia ago
Ascendum segue modelo bem-sucedido em Souselas

Ascendum segue modelo bem-sucedido em Souselas

4 dias ago
Caterpillar atingida pelo desinvestimento e tarifas alfandegárias

Caterpillar atingida pelo desinvestimento e tarifas alfandegárias

5 dias ago
Toyota Material Handling – pioneirismo e referência nacional

Toyota Material Handling – pioneirismo e referência nacional

6 dias ago
SPR Esperanças empresa inovadora COTEC 2025

SPR Esperanças empresa inovadora COTEC 2025

1 semana ago
Motor V8 da Scania domina segmento de alta potência

Motor V8 da Scania domina segmento de alta potência

1 semana ago
Elétricos da MAN alcançam os 5 milhões de quilómetros

Elétricos da MAN alcançam os 5 milhões de quilómetros

2 semanas ago

Por Categoria

  • Coffee Break
  • Distribuição
  • Eventos
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Pós-Venda
  • Sem categoria
  • Vídeos
Revista Automotive

Contactos Comerciais / Commercial Enquiries : comercial(a)automotivept.com

Morada Redação/ Editorial Address:
Lagoas Park, Edificio 7 – 1º piso
2740-244 Porto Salvo - Oeiras
Portugal
Telefone: + 351 (0) 21 441 4205
press(a)automotivept.com

Ficha Técnica

Estatuto Editorial

Cookies | Disclaimer

CATEGORIAS

  • Coffee Break
  • Distribuição
  • Eventos
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Pós-Venda
  • Sem categoria
  • Vídeos

© 2022-2025 Automotive Revista Portugal

No Result
View All Result
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
  • Ficha Técnica

© 2022-2025 Automotive Revista Portugal