Revista Automotive
Quarta-feira, Outubro 22, 2025
Edições | Contactos
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
No Result
View All Result
Eventos
Distribuição
Revista Automotive
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
No Result
View All Result
Revista Automotive
No Result
View All Result
Home Frotas

BMW iX1 – nascer e viver num mundo 100% elétrico

20 de Novembro, 2023
in Frotas
BMW iX1 – nascer e viver num mundo 100% elétrico

Pusemos o BMW iX1 na estrada e quisemos ver de que fibra era feito. A mais recente geração de um SUV BMW com variante 100% elétrica, o iX1, já se encontra a circular nas estradas portuguesas e veio para marcar uma posição de irreverência que quisemos testar. Com uma qualidade dos materiais interiores fabulosa, este modelo ganhou imediatamente a nossa atenção pelo espaço do habitáculo, muito por ‘culpa’ do tejadilho, razoavelmente alto e plano, que induz a uma sensação de amplo espaço. 

Sensação que se estendeu aos lugares dos passageiros, igualmente avantajados de comprimento ao nível das pernas, assim como em altura. Nada no interior é apertado, pelo contrário, extremamente confortável, permitindo o movimento dos ocupantes com conforto e liberdade.

Autonomia 

O exterior também não passa desapercebido, sendo fácil o enamoramento à primeira vista. A secção dianteira foi desenhada para se tornar proeminente e, sem dúvida, que as simetrias do veículo estão organizadas para lhe dar um ar mais dinâmico e até sedutor. De salientar a já conhecida grelha frontal: ampla, dupla, quase quadrada e em forma de rim, constituída por elegantes aplicações em azul que se estendem de forma subtil até à zona inferior do para-choques. Todas as linhas deste modelo transpiram elegância e classe num toque de arte.

Mas chegou a hora de o colocar à prova e quisemos pôr o pé no acelerador para validar os 3 modos de condução: Personal/Sport/Efficient. Verificamos que todas elas alteram de forma percetível a sensibilidade do acelerador, a assistência da direção e controlo de estabilidade.

Quanto às autonomias, este novo iX1 anuncia valores entre os 413 e os 438 quilómetros com uma só carga, sendo que, chegado o momento de recarregar as baterias, este SUV permite uma potência até 130 kW, o que também significa que o iX1 pode recuperar até 70 % da capacidade, em apenas 29 minutos em postos de carga ultrarrápida. Porém, pode chegar a demorar entre 30 e 70 minutos a carregar 100% num posto de carga rápida. 

Em plena autoestrada, e mantendo uma velocidade de 120 km/h estabilizados, o consumo ronda os 21,4 kWh/100 km, sublinhamos, por isso, que a autonomia real em autoestrada se fica pelos 300 km, o que deixa algo a desejar em viagens mais longas. 

Silêncio por natureza

Autonomias à parte, a condução realizada em autoestrada é suave e muito silenciosa, tanto no que respeita à aerodinâmica do carro como à própria dinâmica dos pneuse ao som dos motores elétricos, que mal se ouvem. A direção tem uma precisão cirúrgica, traduzida na segurança que se sente na estrutura do carro nas curvas mais fechadas ou em momentos de desvios mais nervosos, inclusive, nas travagens de emergência.

À condução, temos apoio integrado de carregamento por indução para o smartphone que suporta o Apple CarPlay e o Android Auto. Basta inserir e carregar: a base de carregamento é sem fios. O ecrã central possui 3 modos de visualização entre outras funções de conforto e ambiente: Expressive/Relax/Digital Art, assim como sugestões de percursos proativas do BMW Maps – Connected Navigation que é um braço direito do condutor para viajar em zonas desconhecidas. O painel de instrumentos digital de 12,5” é muito fácil de ler, tal como o ecrã tátil central de 10”, também intuitivo de se usar. 

Uma coisa é factual, o BMW iX1tem menos botões e é mais intuitivo. A bagageira é iluminada e oferece várias funções: piso rebatível e ajuste de ângulo de inclinação dos encostos dos bancos traseiros, sendo bastante aliciante em termos de espaço. A experiência deixou-nos positivamente surpresos e comprovámos que qualquer estrada tem outro encanto ao volante deste modelo da marca.

Motor: Elétrico

Potência:  313 Cv     | Tração: Integral

Bateria: 64,8 kWh

Peso:      570 Kg          | Bagageira:  490L

Preço base:          64 775,00     | Versão ensaiada:   

Consumo combinado ciclo WLTP:  18,1 kWh/100km

Autonomia ciclo WLTP:  440 Km

Recommended For You

ISQ renova frota automóvel rumo à transição energética

9 de Outubro, 2025
ISQ renova frota automóvel rumo à transição energética

O ISQ – Instituto de Soldadura e Qualidade – está a renovar a sua frota automóvel e a avançar para a mobilidade elétrica. A iniciativa que se iniciou...

Read moreDetails

Equipauto 2025 concentra novidades do pós-venda Europeu

8 de Outubro, 2025
Equipauto 2025 concentra novidades do pós-venda Europeu

No seu 50º aniversário, a Equip Auto Paris 2025 confirma o seu papel de montra internacional para a inovação automóvel. A edição de aniversário, que se realiza de...

Read moreDetails

Toyota Challenge 2025 com novo Traigo 48v

6 de Outubro, 2025
Toyota Challenge 2025 com novo Traigo 48v

A Toyota Caetano Portugal vai realizar, no próximo dia 25 de outubro, o Toyota Challenge 2025, uma iniciativa que reúne profissionais de todo o país para promover a...

Read moreDetails

NTK – extensão da gama EGR com 32 novas referências

2 de Outubro, 2025
NTK – extensão da gama EGR com 32 novas referências

O desenvolvimento e inclusão de 32 novas referências de válvulas EGR à gama NTK, representam um grande impulso à cobertura de 12 milhões de veículos do atual parque...

Read moreDetails

Suzuki Swift alcança as 10 milhões de unidades

1 de Outubro, 2025
Suzuki Swift alcança as 10 milhões de unidades

O modelo Suzuki Swift alcançou recentemente as vendas globais acumuladas de 10 milhões de unidades. Este marco foi alcançado 20 anos e 8 meses após o seu lançamento...

Read moreDetails

IAA Munique 2025 – a troca das palavras  

30 de Setembro, 2025
IAA Munique 2025 – a troca das palavras  

O evento IAA em Munique continua demonstrativo do estado geral da indústria automóvel europeia: a contradizer-se. A começar pelo evento em si - que pretendeu seguir o legado...

Read moreDetails

DPD Delivery Excellence Challenge 2025 renova sucesso

29 de Setembro, 2025
DPD Delivery Excellence Challenge 2025 renova sucesso

A plataforma logística da DPD em Coimbra, foi recentemente palco da grande final da 4ª edição do Delivery Excellence Challenge (DEC), uma competição nacional que reuniu 40 dos...

Read moreDetails

Mercedes-Benz dá lugar à TYN: furgão começa nos 16.000 euros

28 de Setembro, 2025
Mercedes-Benz dá lugar à TYN: furgão começa nos 16.000 euros

Depois da Mercedes-Benz anunciar a descontinuidade do seu furgão pequeno Citan, bem como o derivado 100% elétrico eCitan, começam a aparecer empresas que pretendem colmatar essa lacuna no...

Read moreDetails

ZF com mais novidades na Busworld 2025

24 de Setembro, 2025
ZF com mais novidades na Busworld 2025

Na edição deste ano do salão Busworld, que decorrerá em Bruxelas de 4 a 9 de outubro, a ZF irá apresentar as suas mais recentes tecnologias para tornar...

Read moreDetails

Galp e BMW – maior parque de carregamento ibérico

23 de Setembro, 2025
Galp e BMW – maior parque de carregamento ibérico

A Galp investiu mais de €1,3 mil milhões em Espanha nos últimos cinco anos, consolidando-se como um dos principais produtores de energia solar e como um dos pioneiros...

Read moreDetails
Next Post
NSS reforça presença portuguesa no salão Busworld

NSS reforça presença portuguesa no salão Busworld

DAF – novos grupos motopropulsores 

DAF – novos grupos motopropulsores 

Fotos e Vídeo dos Prémios Fleet&Service 2023

Fotos e Vídeo dos Prémios Fleet&Service 2023

Edição Mensal

Notícias

Toyota Material Handling – pioneirismo e referência nacional

Toyota Material Handling – pioneirismo e referência nacional

5 horas ago
SPR Esperanças empresa inovadora COTEC 2025

SPR Esperanças empresa inovadora COTEC 2025

1 dia ago
Motor V8 da Scania domina segmento de alta potência

Motor V8 da Scania domina segmento de alta potência

2 dias ago
Elétricos da MAN alcançam os 5 milhões de quilómetros

Elétricos da MAN alcançam os 5 milhões de quilómetros

5 dias ago
Gama 100% elétrica dá nova energia aos camiões DAF

Gama 100% elétrica dá nova energia aos camiões DAF

6 dias ago
Empilhadores – essenciais para elevar os negócios

Empilhadores – essenciais para elevar os negócios

1 semana ago
Sampa Ibérica – sólido crescimento em Portugal

Sampa Ibérica – sólido crescimento em Portugal

1 semana ago
Entreposto Máquinas – diversidade de marcas

Entreposto Máquinas – diversidade de marcas

1 semana ago

Por Categoria

  • Coffee Break
  • Distribuição
  • Eventos
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Pós-Venda
  • Sem categoria
  • Vídeos
Revista Automotive

Contactos Comerciais / Commercial Enquiries : comercial(a)automotivept.com

Morada Redação/ Editorial Address:
Lagoas Park, Edificio 7 – 1º piso
2740-244 Porto Salvo - Oeiras
Portugal
Telefone: + 351 (0) 21 441 4205
press(a)automotivept.com

Ficha Técnica

Estatuto Editorial

Cookies | Disclaimer

CATEGORIAS

  • Coffee Break
  • Distribuição
  • Eventos
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Pós-Venda
  • Sem categoria
  • Vídeos

© 2022-2025 Automotive Revista Portugal

No Result
View All Result
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
  • Ficha Técnica

© 2022-2025 Automotive Revista Portugal