Revista Automotive
Sexta-feira, Outubro 24, 2025
Edições | Contactos
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
No Result
View All Result
Eventos
Distribuição
Revista Automotive
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
No Result
View All Result
Revista Automotive
No Result
View All Result
Home Pós-Venda

Valeo e Renault desenvolvem novo motor elétrico 

8 de Janeiro, 2024
in Pós-Venda
Valeo e Renault desenvolvem novo motor elétrico 

Aproveitando a experiência adquirida em matéria de motores de rotor bobinado – de que foi pioneiro no sector automóvel em 2012 –, o Grupo Renault dá o passo seguinte na evolução e concebe um novo motor que está numa classe à parte a nível mundial, ainda mais potente e eficiente, sem recurso a terras raras. 

Esta terceira geração de motores é uma aventura em equipa com a Valeo, que contribui com a sua experiência em estatores. Este motor, denominado E7A, está ainda em fase de protótipo e deverá ser lançado, comercialmente, em 2027.

Neste âmbito, o Grupo Renault e a Valeo estão a combinar os seus conhecimentos para criarem uma nova geração de motores elétricos. Esta parceria, iniciada em 2021, rapidamente se transformou em codesenvolvimento. Cada um deles reuniu uma peça-chave (o Grupo Renault o rotor e a Valeo o estator), bem como as suas competências em matéria de desenvolvimento tecnológico e de produção. Agora, os dois grupos estão a aperfeiçoar o seu motor de alta tecnologia E7A.

Sem terras raras e mais amigo do ambiente 

A Renault foi pioneira na utilização de motores síncronos excitados eletricamente (EESM), em automóveis de produção, com o lançamento do modelo ZOE, em 2012. 

Este know-how permite-lhe fornecer uma arquitetura “tudo em um” no novo motor E7A,  capaz de o tornar 30% mais compacto, para uma potência equivalente, face aos atuais motores que equipam o Megane E-Tech 100% elétrico e o novo Scenic E-Tech 100% elétrico, por exemplo, cominando com a tecnologia de rotor sem terras raras, para reduzir a sua pegada de carbono em 30%. 

Ao utilizar um rotor bobinado em vez de ímanes permanentes, a tecnologia E7A consegue melhor rendimento do motor, assegura a sua cadeia de abastecimento e evita a dependência de países produtores de terras raras e ímanes. O fabrico em série deste motor de nova geração está previsto para o final de 2027, na fábrica de Cléon do Grupo Renault.

Recommended For You

Toyota Material Handling – pioneirismo e referência nacional

22 de Outubro, 2025
Toyota Material Handling – pioneirismo e referência nacional

Equipamentos de referência mundial, os empilhadores da Toyota assumem uma posição cimeira no mercado nacional, sendo uma marca reconhecida pelo seu pioneirismo no setor da movimentação de cargas,...

Read moreDetails

Elétricos da MAN alcançam os 5 milhões de quilómetros

17 de Outubro, 2025
Elétricos da MAN alcançam os 5 milhões de quilómetros

Os camiões totalmente elétricos da MAN Truck & Bus já percorreram mais de cinco milhões de quilómetros em utilização diária desde o início de 2025, nas frotas de...

Read moreDetails

Empilhadores – essenciais para elevar os negócios

15 de Outubro, 2025
Empilhadores – essenciais para elevar os negócios

Equipamentos essenciais na movimentação diária de toneladas de mercadorias dentro e fora dos armazéns, plataformas logísticas, indústria e portos, os empilhadores contribuem para o bom funcionamento do sistema...

Read moreDetails

Sampa Ibérica – sólido crescimento em Portugal

14 de Outubro, 2025
Sampa Ibérica – sólido crescimento em Portugal

O mercado das peças de reposição de veículos pesados em Portugal está em crescimento e a Sampa, fabricante com sede na Turquia, tem vindo a acompanhar este bom...

Read moreDetails

Equipauto 2025 concentra novidades do pós-venda Europeu

8 de Outubro, 2025
Equipauto 2025 concentra novidades do pós-venda Europeu

No seu 50º aniversário, a Equip Auto Paris 2025 confirma o seu papel de montra internacional para a inovação automóvel. A edição de aniversário, que se realiza de...

Read moreDetails

Dupla embraiagem húmida da Valeo mais eficiente

7 de Outubro, 2025
Dupla embraiagem húmida da Valeo mais eficiente

Segundo a Valeo, a tecnologia de transmissão de Dupla Em­braiagem Húmida (DWC), melhora o desempenho automóvel sem sacrificar o conforto e ainda permite uma condução mais suave e...

Read moreDetails

Sodicentro – novas instalações Mercedes-Benz pesados em Souselas

7 de Outubro, 2025
Sodicentro – novas instalações Mercedes-Benz pesados em Souselas

Empresa pertencente ao centenário Grupo Auto-Industrial, a Sodicentro inaugurou as novas instalações da sua oficina Mercedes-Benz, localizada em Souselas, no concelho de Coimbra. O evento contou a presença...

Read moreDetails

Salão The Tire Cologne 2026 com mais foco nos serviços

6 de Outubro, 2025
Salão The Tire Cologne 2026 com mais foco nos serviços

Agendado para os dias 9, 10 e 11 de junho de 2026, o salão The Tire Cologne (TTC) já está em andamento e deu a conhecer o seu...

Read moreDetails

NTK – extensão da gama EGR com 32 novas referências

2 de Outubro, 2025
NTK – extensão da gama EGR com 32 novas referências

O desenvolvimento e inclusão de 32 novas referências de válvulas EGR à gama NTK, representam um grande impulso à cobertura de 12 milhões de veículos do atual parque...

Read moreDetails

Equip Auto 2025 – Novas baterias Fulmen em destaque

22 de Setembro, 2025
Equip Auto 2025 – Novas baterias Fulmen em destaque

A Exide Technologies, fabricante de referência de baterias inovadoras e sustentáveis ​​para aplicações automóveis e industriais, apresentará algumas novidades na 50ª edição da Equip Auto 2025, que decorrerá em Paris,...

Read moreDetails
Next Post
Sampa Ibérica com maior abrangência e dinâmica empresarial

Sampa Ibérica com maior abrangência e dinâmica empresarial

Usados: dois milhões vendidos e 40% têm mais de 15 anos de idade

Usados: dois milhões vendidos e 40% têm mais de 15 anos de idade

CIFA apresenta novo Carbotech K67H

CIFA apresenta novo Carbotech K67H

Edição Mensal

Notícias

Ascendum segue modelo bem-sucedido em Souselas

Ascendum segue modelo bem-sucedido em Souselas

5 horas ago
Caterpillar atingida pelo desinvestimento e tarifas alfandegárias

Caterpillar atingida pelo desinvestimento e tarifas alfandegárias

1 dia ago
Toyota Material Handling – pioneirismo e referência nacional

Toyota Material Handling – pioneirismo e referência nacional

2 dias ago
SPR Esperanças empresa inovadora COTEC 2025

SPR Esperanças empresa inovadora COTEC 2025

3 dias ago
Motor V8 da Scania domina segmento de alta potência

Motor V8 da Scania domina segmento de alta potência

4 dias ago
Elétricos da MAN alcançam os 5 milhões de quilómetros

Elétricos da MAN alcançam os 5 milhões de quilómetros

1 semana ago
Gama 100% elétrica dá nova energia aos camiões DAF

Gama 100% elétrica dá nova energia aos camiões DAF

1 semana ago
Empilhadores – essenciais para elevar os negócios

Empilhadores – essenciais para elevar os negócios

1 semana ago

Por Categoria

  • Coffee Break
  • Distribuição
  • Eventos
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Pós-Venda
  • Sem categoria
  • Vídeos
Revista Automotive

Contactos Comerciais / Commercial Enquiries : comercial(a)automotivept.com

Morada Redação/ Editorial Address:
Lagoas Park, Edificio 7 – 1º piso
2740-244 Porto Salvo - Oeiras
Portugal
Telefone: + 351 (0) 21 441 4205
press(a)automotivept.com

Ficha Técnica

Estatuto Editorial

Cookies | Disclaimer

CATEGORIAS

  • Coffee Break
  • Distribuição
  • Eventos
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Pós-Venda
  • Sem categoria
  • Vídeos

© 2022-2025 Automotive Revista Portugal

No Result
View All Result
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
  • Ficha Técnica

© 2022-2025 Automotive Revista Portugal