A Revista Automotive esteve em Amesterdão, para entrevistar Nynke Lipsius, group director mobility na RAI Amsterdam, sobre o salão Rematec que terá lugar de 8 a 10 de abril de 2025 na Holanda.
Após uma ausência de quatro anos, devido à pandemia, a Rematec Amsterdam regressou em 2023, pretendendo estabelecer-se como o salão de referência na indústria de remanufatura e economia circular.
Com a data já marcada para 2025, Nynke Lipsius, conta-nos que “a Rematec é um salão que ocorre a cada dois anos em Amesterdão, organizado pela empresa RAI Amsterdam. O salão é apoiado pelas principais organizações comerciais APRA (Associação de Remanufaturadores de Peças Auto) e FIRM (Federação de Fabricantes e Reconstrutores de Motores).
O foco global na sustentabilidade e na escassez de matérias-primas exige uma extensão máxima do ciclo de vida do produto e a indústria de remanufatura tem o conhecimento e a experiência para o fazer. Estamos, por isso, muito orgulhosos por, com a Rematec, darmos um contributo importante para melhorar o design, a engenharia e o fabrico sustentáveis em todo o mundo.
Estou convencida de que o conhecimento e a experiência da indústria de remanufatura tornam a indústria da mobilidade mais verde a todos os níveis. Temos prevista uma maior afluência de distribuidores e grossistas de peças, bem como dos seus grupos de compras, porque estão mais atentos os benefícios das peças recondicionadas em geral e as vantagens estratégicas da comercialização de peças recondicionadas.
Além disso, os fabricantes de primeiro equipamento (OEM) estão cada vez mais a criarem um sistema circular fechado exclusivo, gerido o retorno das peças usadas (cores) e da sua remanufatura. Tanto os OEM como o pós-venda independente estarão presentes com stands na Rematec, para encontrarem parceiros e soluções para os seus programas de peças remanufaturadas.
Complementarmente, e igualmente importantes, teremos em exposição as empresas de remanufatura de peças, e até de oficinas especializadas (caixas de velocidades, oficinas de motores, etc.) de toda a Europa, que irão exibir as últimas tendências e tecnologias em termos de remanufatura de peças e componentes.
Edição de 2025 prevê maior participação
Durante os três dias do evento em 2023, estiveram envolvidos mais de 155 expositores de cerca de 21 países de todo o mundo. Dado importante: 85% dos participantes do salão estavam envolvidos no processo de tomada de decisão das suas empresas, sendo por isso um salão onde negócios acontecem.
Com as tendências tecnológicas atuais, temas como veículos elétricos, baterias e Fabrico Sustentável estão a tornar-se mais complexos e os processos de remanufatura tornam-se cada vez mais importantes. Para a Rematec a economia circular sempre foi a sua força impulsionadora, e agora com o tema cada vez mais na “moda”, prevemos um espaço de exposição mais alargado e com mais expositores interessados em expandirem os seus negócios” conclui Nynke Lipsius.