A MAN prometeu e cumpriu. Luis Pereira, Product / Marketing Manager na MAN Truck & Bus Portugal, apresentou na Conferência Automotive de abril, o comprometimento da MAN no âmbito da cibersegurança, e as evoluções que a marca iria fazer nesse domínio.
Passados alguns meses, essas evoluções são agora materializadas na sua gama de forma transversal: novos furgões, camiões e autocarros. A começar pelos furgões – porque as novidades dos camiões e autocarros estão na secção “Pesados & Máquinas” desta edição – o modelo TGE da MAN foi renovado, através de uma atualização extensiva tanto estética, como funcional. Esta evolução ganha um nome: TGE Next Level.
A grande modificação está, naturalmente, numa nova arquitetura de rede, com as mais recentes gerações de unidades de controlo. Estas cumprem, por um lado, os requisitos mais elevados de cibersegurança e, por outro, aumentam significativamente a segurança ativa e passiva dos condutores e outros utentes da estrada com a ajuda de novos sistemas de assistência ao condutor.
Segurança digital
O furgão MAN TGE está assim mais bem protegido contra manipulação digital e alterações não autorizadas ao software do veículo, estando também equipado para futuros serviços digitais online. Outra vantagem é a capacidade para atualizações over-the-air (à distância). Isto elimina a necessidade de visitas à oficina para atualizações de software e melhora continuamente a estabilidade do software.
A combinação de novas unidades de controlo e novos sensores de radar e câmaras, também permitiu melhorar os sistemas de segurança e assistência ao condutor. Por exemplo, o Aviso de Ângulo Morto e o Aviso de Partida são completamente novos. Estes são agora equipados de origem para todas os MAN TGE com mais de 3,5 toneladas com aprovação N2 e opcionais para veículos com aprovação N1. Os sistemas de assistência opcionais, Cruise Assist, Cruise Assist Plus e Turn Assist, são também novos.
Novos sistemas
No geral, quase todos os sistemas foram revistos e as suas funções expandidas. A lista ampliada de sistemas de assistência instalados de série também é digna de nota. Todas os MAN TGE Next Level vêm com Deteção de Fadiga, Informação de Sinais de Trânsito, Assistente Inteligente de Velocidade, Assistente de Travagem de Emergência, Assistente de Estacionamento, Sistema de Faixa Ativo, Cruise Control e Sistema de Monitorização da Pressão dos Pneus.
Também novo no equipamento padrão do MAN TGE (com aprovação N1) são o airbag do passageiro e um sistema de registo de acidentes. Este último regista e armazena parâmetros e informações críticas relacionadas com colisões pouco antes, durante e imediatamente após uma colisão. Desta forma, dados importantes estão disponíveis para investigações de acidentes e análises do desempenho do equipamento de segurança. O airbag do passageiro da frente continua disponível como opção para veículos com aprovação N2.
Melhor conforto
O TGE Next Level também vem com características de conforto: um novo painel de instrumentos com instrumentação digital e um grande ecrã tátil MAN Media Van para controlar as funções do veículo e o sistema de infotainment. Com isto, os botões analógicos deixam de existir, para a maior parte das funções (climatização, rádio, faróis, entre outros).
Se o exterior do TGE permanece praticamente inalterado, debaixo do capô, o MAN TGE traz algumas atualizações. O motor de entrada anterior de 102 CV deixará de ser oferecido devido à baixa procura dos clientes. Três níveis de potência estão agora disponíveis de série: 140 CV, 163 CV e 177 CV. O motor turbo diesel de 2.0 litros e a escolha entre transmissão manual e automática de 8 velocidades mantêm-se os mesmos. A produção das primeiras unidades do MAN Next Level já começou e, em 2025, prevê-se uma produção em pleno.