A Ayvens – antiga Leasplan – realizou a 20ª edição do Prémio Carro Frota, atualmente dividido por cinco categorias, tendo como principal objetivo distinguir os veículos que melhor se adaptam às exigências das frotas de automóveis ligeiros de passageiros.
O prémio, que é a mais alta distinção nacional em termos de carros de frota, tem tido um crescente protagonismo dos veículos eletrificados. Nesta sua 20ª edição, metade dos carros a concurso eram modelos elétricos e híbridos plug-in (PHEV), sendo que o júri testou cinco motorizações diferentes: PHEV, Gasolina, Diesel, Elétrico e GPL
A pré-seleção dos modelos para avaliação do Carro Frota foi feita com base em diversos parâmetros: o TCO (Custo Total de Utilização), que teve um peso de 50%, refletindo a sua importância na gestão eficiente das frotas; as vendas, encomendas e entregas das Ayvens, que contribuiu com 20% para a avaliação; e as Vendas Mercado ACAP, que representaram 10% do critério de seleção.
Júri frotista
A avaliação foi realizada por um júri composto por 12 clientes frotistas Ayvens, de diversas empresas nacionais e multinacionais. O processo consistiu numa série de test drives, durante os quais os jurados tiveram a oportunidade de experimentar e avaliar os veículos em condições reais de condução. Cada modelo foi analisado com base em diversos critérios, incluindo o habitáculo, o conforto, a estética, o motor e a dinâmica de condução.
Para António Oliveira Martins, Diretor-Geral da Ayvens em Portugal, “os 20 anos do Carro Frota representam um marco significativo na nossa trajetória. Este evento reflete não apenas a nossa experiência de mais de 30 anos no acompanhamento do mercado automóvel português, mas também as suas tendências e desafios”.
Os vencedores de cada categoria foram definidos através de uma análise qualitativa e quantitativa, sendo que ambas as componentes tiveram um peso equitativo na pontuação final.
A cerimónia, realizada no Museu da Eletricidade, em Lisboa, contou com a presença de representantes da Ayvens, responsáveis pelas marcas automóveis participantes e um painel de jurados que avaliaram minuciosamente os modelos a concurso.
Demais premiados
Na categoria Utilitário, o vencedor foi Peugeot E-208, que competiu ao lado do Seat Ibiza 1.0 TSI e do Renault Clio V 1.0 TCe Techno Bi-Fuel. A insonorização, a caixa de velocidades e o design interior foram os fatores que estiveram na base da conquista do primeiro modelo desta categoria.
Na categoria Utilitário SUV, destaque para o vencedor Volvo EX30, que se superiorizou aos modelos Smart #1 e Toyota Yaris Cross. A caixa de velocidades, a insonorização e o conforto da suspensão / pisar da estrada foram os aspetos que mais se destacaram para a vitória deste modelo na sua categoria.
O Mercedes-Benz Classe A 250e venceu na categoria Pequeno Familiar, destacando-se nos fatores qualidade dos materiais, design interior e caixa de velocidades. Em competição estiveram também os veículos Peugeot 308 SW 1.5 e oVW ID.3.
O vencedor da categoria Médio Familiar foi o Tesla Model 3, sendo que estiveram também em competição os modelos BMW I4 eDrive40 e Volvo V60 2.0. Por fim, o Volvo EX30 venceu o prémio Carro Frota do Ano.