A Scania está a lançar dois novos modelos de camiões 100% elétricos (BEV): o Scania 45R versão regional (40 toneladas) e o Scania 40R (35 toneladas) versão rígido de distribuição urbana. O 45R está equipado com baterias otimizadas para 450kW e 3500Nm de binário (com cerca de 610 cavalos) e o 40R com 400kW (cerca de 540 CV) e 2800 Nm.
Em termos de motor elétrico, ambos partilham o mesmo: EM450 C3-6. Na prática, são três motores elétricos acoplados à caixa de velocidades, que funcionam com corrente alterna. A caixa dispõe 6 velocidades para a frente e duas para marcha-atrás. O travão auxiliar regenerativo substitui o retarder e o travão de escape existente nos motores a combustão.
A energia pode ser obtida por dois tipos diferentes de packs de baterias. Ou quatro baterias, sendo duas do modelo MP20 e duas do modelo MP10, que totalizam 624kWh; ou apenas duas baterias MP20 que totalizam 416kWh. As baterias são produzidas pela Northvolt.

Capacidade utilizável
Com a Scania, aprendemos que os kWh das baterias não estão totalmente disponíveis, havendo uma diferença entre a capacidade embarcada e a capacidade utilizável denominada de SoC (state of charge). Tomando como exemplo o pack de baterias de 624kWh, ele é comercializado em duas opções diferentes de SoC: uma de 75% e outra de 83%.
A versão SoC de 75%, significa que apenas 468kWh são utilizáveis dos 624kWh da capacidade embarcada do pack de baterias. No caso da opção dos 83%, a capacidade utilizável passa para os 518kWh, mas com o inconveniente do desgaste das baterias ser maior do que a opção dos 75%.

Refrigeração
Estes modelos da Scania contam com três radiadores frontais, responsáveis pela refrigeração dos seguintes componentes: o motor elétrico e caixa de velocidades, arrefecidos a óleo; o transformador, o conversor e o compressor de ar elétricos, todos arrefecidos com líquido específico; e as baterias, arrefecidas também com líquido de refrigeração. Na prática, quando abrimos o frontal destes camiões BEV, são muito parecidos aos camiões com motores de combustão interna.
De referir que estes líquidos de refrigeração têm o seu depósito de expansão selado, só sendo possível adicionar líquido através da intervenção numa oficina Scania. Este é um fator de segurança, pois caso exista uma fuga do líquido, é preciso detetar a fuga em segurança, tendo em conta os diversos componentes de alta tensão (650 volts) por onde o líquido passa.

Condução em estrada
No teste que realizámos nas estradas em Madrid, o primeiro aspeto que notamos é que as cabines e o modo de operar destes camiões BEV são exatamente iguais às versões a combustão. Esse é o objetivo da Scania, para que os motoristas não tenham dificuldade de adaptação aos camiões BEV.
Optámos por testar o Scania 45R e as 40 toneladas de carga, não se fizeram notar. Como já temos vindo a divulgar (há muitos anos), o binário totalmente disponível dos camiões BEV permite arranques com grande rapidez, o que pode levar a excessos por parte de alguns motoristas menos treinados.
Para além do expectável silêncio a bordo, a diferença destes modelos BEV para os camiões a combustão (entre outras) é que o 45R sobe à mesma velocidade de cruzeiro: 85km/h, independentemente da inclinação da subida, mantendo sempre a 5ª velocidade engrenada. Impressiona e parece que o camião está sem carga no semirreboque.
Efetuámos uma condução sem pensar nos consumos, até porque nos BEV estes variam por uma infinidade de fatores. Contudo, notámos que iniciamos a viagem com uma autonomia de 410km, percorremos 110km e alcançámos o nosso destino com uma autonomia anunciada de 270km, tendo realizado uma média de consumos na ordem dos 110 kWh.

Conclusões
Diante da fraca infraestrutura pública de carregamento elétrico para camiões, as empresas que optarem por estes modelos deverão investir em carregadores próprios de 375kW (por comparação o carregador de um ligeiro ronda os 40kW). Quanto às características técnicas, são modelos totalmente capazes de realizar o transporte de diferentes tipologias de carga.
Do ponto de vista da condução, é muito difícil nos “apaixonarmos” pelos camiões elétricos e estes modelos da Scania não fogem à regra. A sensação de condução é idêntica a modelos BEV das outras marcas.
O prazer de condução também conta na profissão de um motorista, e quando conduzimos um Scania Super ou um Scania V8 (ambos a diesel), é garantido que o faremos com um indisfarçável sorriso. Quanto a estes BEV, é garantida uma condução confortável e silenciosa, com as características típicas de um veículo elétrico.
