David Carlos, Managing Director na MAN Truck&Bus Portugal, iniciou a sua apresentação na Conferência Automotive com um vídeo exemplificativo dos diversos setores onde os motores MAN têm contribuído para a mobilidade, nas suas versões a gás natural, híbrido, elétrico e a diesel.
Nos motores a diesel, destacou os mais de 30 anos de evolução desde a introdução da norma Euro, até à Euro 6, onde as emissões baixaram drasticamente: -98% deNOX; -95% de Hidrocarburetos; -89%de monóxido de carbono e -97% de outras partículas. David Carlos realçou também os desafios da eficiência e da neutralidade carbónica, onde 30% do volume de vendas deverão ser de veículos pesados elétricos com baterias.
“A MAN apresentou, recentemente, uma gama completa e variada de motorizações, desde o diesel convencional que irá se adaptar à norma Euro7, passando pela propulsão elétrica com recurso a baterias de carregamento rápido, até aos motores a hidrogénio, que seja através da combustão, quer através da célula de combustível.
Recordo os desafios tecnológicos associados à cibersegurança dos camiões, que entraram em vigor neste ano de 2024, e que irão gradualmente aumentar a complexidade tecnológica dos veículos pesados até ao ano de 2029, quase que coincidindo com a entrada em vigor da norma Euro 7. Os próximos tempos serão assim de grande desenvolvimento tecnológico, e que bem assenta no lema da MAN: “o futuro começa agora” referiu David Carlos.