A Wayfer dinamizou o “Dia do Mecânico” (20 de dezembro) ao promover uma iniciativa denominada “Mecânico por um dia”. Pelo terceiro ano consecutivo, a empresa recebeu várias entidades, que trouxeram pessoas de várias idades: crianças, jovens e adultos.
Segundo a Wayfer, “a iniciativa serve para destacar a importância desta profissão indispensável e incentivar todos a vê-la e abraçá-la com orgulho”.
De manhã, receberam o Pinóquio Creche e Jardim de Infância e a APPACDM da Marinha Grande, onde puderam conhecer e explorar algumas vertentes da mecânica de forma ajustada às respetivas idades.
À tarde, vieram os alunos de Mecatrónica Automóvel da Escola Profissional de Ourém (10.º e 12.º anos) explorar o ambiente oficinal, com o apoio dos mecânicos da Wayfer. Também participaram alunos do IPL/ESTG que responderam ao convite da Wayfer.
O evento consistiu num circuito com vários pontos com atividades, desde jogos educativos no âmbito da mecânica, simulações de reparação, exposição de viaturas especiais, simuladores e até a possibilidade de fazer uma curta viagem de camião.
Neste circuito, a Wayfer contou com o apoio dos Bombeiros Sapadores de Leiria, da PSP de Leiria e do Regimento de Artilharia 4 de Leiria, que estiveram presentes com os seus veículos especiais Iveco, acompanhados por profissionais que explicaram a missão da instituição e o objetivo de cada veículo. Também um motor em corte (IPL) e um simulador automóvel (ETAP) estiveram em exposição e cativaram os participantes.
Uma das atrações foi o Voidster, o primeiro veículo elétrico com capacidade de condução autónoma desenvolvido pela equipa de Fórmula Student do Politécnico de Leiria, a Leiria Academic Racing Team (LART), que também trouxe alguns dos seu membros que explicaram o projeto aos participantes.
Nuno Ferreira, CEO da Wayfer, refere que “foi um dia muito gratificante, não só para homenagear os nossos mecânicos e todos os profissionais da mecânica, mas porque temos também a responsabilidade de nos envolver com comunidade, com as instituições locais e de preparar as crianças e jovens para o futuro”.