Luís Machado, country manager da Stellantis & You Portugal, em entrevista à Automotive, apresentou os pontos relevantes da sua gestão à frente do negócio de retalho da marca na área metropolitana de Lisboa, sendo agora responsável máximo das concessões localizadas na Amadora (antiga Motor Village), Carnaxide, Paço de Arcos, Sacavém (sede do grupo em Portugal) e Setúbal.
“Há algum tempo, estes concessionários assumiram uma única denominação conhecida por Stellantis &You Portugal, e formam a rede de distribuição própria do Grupo Stellantis no nosso país que estão agora sob a minha responsabilidade. Dentro deste alinhamento, também tenho responsabilidade pela placa de peças Distrigo, localizada em Famões.
Numa reorganização da nossa gestão, a coordenação das atividades de vendas de veículos novos e usados (através da Spoticar), bem como a área do pós-venda das cinco concessões aqui descritas, juntamente com a unidade Distrigo de Famões (venda de peças originais das marcas do Grupo Stellantis e de peças de reposição multimarca), estão agora sob uma mesma direção.
Somos a face mais visível do retalho automóvel das marcas do grupo Stellantis e com um grande historial de vendas e serviços de pós-venda, na região da grande Lisboa. Para movimentar a estrutura da Stellantis & You em Portugal contamos com uma equipa multifuncional formada por mais de 400 profissionais que trabalham nas várias unidades sob a minha responsabilidade.

Crescer e diversificar
Em termos de negócios, o nosso objetivo para este ano de 2025 será crescer 10% no volume de vendas das peças, com um crescimento de vendas de veículos novos em cerca de 15%, nos usados 10% e no pós-venda 5%. Para alcançarmos estes números, a oferta Stellantis é um grande ponto de partida. Com a integração da Leapmotor ainda este ano, passaremos a ter no nosso portfólio novos modelos 100% elétricos.
Trabalho na Stellantis Portugal há mais de 25 anos e tenho acompanhado de perto a evolução do modelo de negócio e de distribuição do nosso grupo. O setor automóvel, enquanto atividade económica, está mais profissional, mas o perfil dos clientes também mudou. Hoje, o cliente empresarial passou a representar mais de 80% das nossas vendas de veículos novos e serviços e, para este tipo de cliente, dispomos de uma equipa dedicada B2B.
A transformação que o produto automóvel em si está a atravessar, quer em termos de energia, tecnologia, concorrência e utilidade, está a exigir uma gestão mais eficiente da distribuição e dos serviços de pós-venda oficial, com profissionais mais competentes e com melhor formação. A satisfação do cliente é fundamental para a nossa atividade e para alcançarmos este desígnio, estamos a investir em novas equipas e a renovar os nossos quadros”, adiantou Luís Machado na imagem com Ana Pimenta, diretora de Recursos Humanos da empresa.
