
Telmo Simões, diretor de operações da Travocar, empresa distribuidora dos lubrificantes da marca Castrol para os distritos de Lisboa, Leiria, Coimbra, Aveiro e Viseu, explicou à Automotive que “do ponto de vista dos lubrificantes, as pick-ups têm uma particularidade interessante, porque são um misto entre um veículo ligeiro de passageiros e um pesado de mercadorias. E consoante essa variação, a pick-up pode utilizar uma gama de lubrificantes de ligeiros de passageiros, como é o caso das gamas EDGE, GTX e MAGNATEC; ou da gama de pesados, como é o caso da VECTON.
A escolha do óleo do motor mais adequado irá depender de duas grandes características: a do veículo e da utilização. A começar pelo veículo, este depende do tipo de motor, da potência, da cilindrada, do ano de fabrico e, naturalmente, da marca.
Utilizações extremas
Quanto à utilização, esta pode variar, desde ser uma viatura de lazer e circular apenas em estrada, até ser um meio de trabalho que circule maioritariamente fora de estrada com carga. Dois exemplos extremos são as pick-ups que competem nas Bajas e as pick-ups que operam em minas.
No caso das Bajas, o objetivo é a velocidade, onde o óleo que utilizam é o Castrol EDGE 10w60. Este óleo é o topo de gama, sendo utilizado nos BMW M de competição e também nos modelos da Porsche, Lamborghini, entre outros.
No caso das minas, as pick-ups costumam circular quase sempre carregadas, para transportar equipamentos e outros materiais da superfície para o fundo da mina, e vice-versa. Essas pick-ups precisam de um óleo da gama VECTON, que é a gama utilizada nos pesados de mercadorias, tendo a aditivação correta para motores que operem em esforço de carga.

Claro que, entre um extremo e outro, existe no mercado um largo espectro de utilizações das pick-ups e, por isso, a Castrol ter quatro gamas para estes automóveis. Faz também toda a diferença ter especialistas que aconselhem as frotas, consoante as diferentes características dos veículos, da sua utilização e da tipologia dos clientes.
A experiência que temos na Travocar, é que quando visitamos os concessionários e as oficinas, nem todos utilizam os óleos com as mesmas viscosidades e as mesmas especificações. Alguns seguem os contratos que têm com as marcas, outros é pela experiência que têm, onde até resolveram problemas crónicos de certos motores, só por alterar a tipologia de óleo.
O tipo de óleo dependerá também do local onde a frota faz a sua utilização. Se for em grandes cidades como Lisboa, Porto, a pick-up vai circular muito no pára-arranca e em viagens curtas. Se for no interior do país, tipicamente fará mais quilómetros por dia e isso requer tipologias de óleos diferentes.

Lubrificação da transmissão
No caso das pick-ups de trabalho de utilização intensiva, diria que o óleo da transmissão (caixa de velocidades) é tanto ou mais importante que o óleo do motor. Uma pick-up que opere em condições de carga permanente, com piso fora de estrada, numa topografia acidentada, a caixa de velocidades vai ser usada tanto para ajudar a travar a pick-up numa descida, como vai estar em grande esforço nas subidas.
A caixa de velocidades será o elemento que mais sofre e por isso a sua correta lubrificação ser de extrema importância, onde aqui aconselhamos a utilização da gama TRANSMAX da Castrol”, conclui Telmo Simões.
