A Caterpillar realizou um evento de grande envergadura em Málaga (Espanha) para a comemoração do seu centenário. Eduardo Gaspar, diretor editorial da Revista Automotive participou deste acontecimento histórico que foi preparado ao pormenor, sendo desenvolvido ao longo de três dias com diversas formações técnicas, apresentações de diversos modelos, havendo ainda tempo para um necessário convívio entre diretores da Caterpillar e jornalistas do mundo todo.

Em Málaga está edificado o Centro de Demonstração e Formação da Caterpillar na Europa, constituído por instalações sem igual no setor automóvel europeu. Além das incontáveis salas de formações e dos muitos auditórios, o espaço de demonstrações é o ponto alto deste Centro.
Equipado com bancada e sistemas de som e imagem de última geração, os participantes do evento foram presenteados com diversas demonstrações das máquinas Caterpillar, desde apresentações mais cénicas e comemorativas do centenário, até aquelas mais técnicas com as mais recentes tecnologias de ponta existentes na marca.
Formação e informação
Durante três dias, foi possível assistir a apresentações de 57 oradores diferentes, desde responsáveis de produto, incluindo Corné Timmermans (foto acima), vice President Sales and Marketing, Europe, Africa, Middle East and CIS da Caterpillar. Das apresentações em que participei – verdadeiras ações de formação sob os diferentes produtos e segmentos de mercado – contabilizei um total de 20 horas de formação de um elevado nível.
Para registar toda a informação disponibilizada nos três dias, tive de realizar mais de 600 fotos, ao que se juntam cerca de 250 slides de PowerPoint de informações, complementados por 40 páginas de press releases, 5 horas de gravações áudio e dezenas de páginas de apontamentos, entre outros.

Seria impossível resumir tudo o que absorvi neste grande evento, único e mundial. Assim, apresento aqui o essencial desta ação, sabendo que corro o risco de eventualmente deixar de fora informações relevantes, apesar da grande responsabilidade de ser o único jornalista português participante no evento.
Para começar, e em termos de lançamentos, a Caterpillar irá ter um ano de 2025 recheado de novidades: nos Bulldozers serão 9 novos modelos (da D1 à D8, incluindo uma versão 100% elétrica a D6 XE); nas pás-carregadoras serão 17 novos modelos, incluindo três modelos 100% elétricas.
Muitas novidades
No segmento das escavadoras, a Caterpillar irá lançar 64 novas máquinas, desde as mais compactas como a 313, passando pelas médias como a 308 FB, até às mais pesadas como a 395 FS. Estes impressionantes 64 lançamentos, contam também com escavadoras de rodas como a M322, até às específicas para o segmento de reciclagem e gestão de resíduos como a MH3260. Nesta gama, incluem-se também duas novas máquinas 100% elétricas.
No âmbito de máquinas específicas, contabilizam várias novidades a serem lançadas. A motoniveladora CAT 140; a grande escavadora de rastros CAT395, que tem agora uma versão 100% elétrica conectada à rede por cabo (tethered); o novo Dumper para pedreiras CAT775 com menos 3 toneladas de tara que o seu antecessor; e a nova CAT 330 desenhada para demolição, com capacidade para trabalhar com implementos até 3,3 toneladas.
A nova escavadora CAT340 apresenta-se agora com a opção de braço duplo para operações mais complexas; a CAT M323 é nova uma solução, específica para trabalhos em ferrovias e catenárias; a CAT M3032 é a novidade da marca para o segmento de gestão de resíduos, com um alcance até 14,8 metros. Para a área de pavimentação e asfalto, a Caterpillar irá lançar 4 novas máquinas, com destaque para a CB10.

Tecnologia de ponta
No segmento das máquinas compactas, onde a Caterpillar dispõe de 50 modelos, destaque para a nova gama de miniescavadoras CAT 275XE que podem ser de rodas ou de rastros, que terão 10 modelos renovados.
Em todas as máquinas a serem lançadas, uma grande maioria irá ser equipada de origem com as mais recentes tecnologias da Caterpillar, tais como: VisionLink, CAT Grade 3D; CAT Payload; CAT E-Fence; CAT Command; bem como telemática para disponibilização de dados remoto, entre outros sistemas pioneiros no mercado.
Para além de novas e muitas máquinas, o evento comemorativo aos 100 anos da Caterpillar também enfatizou a importância da sua área de remanufactura de peças, motores e máquinas completas; a sua área de motores estacionários (geradores) que também vão dispor de novidades em 2025.
Por fim, e tão importante quanto todo o contexto dos novos modelos, a Caterpillar deu a conhecer o vasto portfólio de soluções de pós-venda existentes na Europa, sob a responsabilidade de alguém que fala português: Giovana Foerster (na foto).
