A empresa de reparação oficinal Autoengenhocas, propriedade dos sócios Manuel Matias, Afonso Rodrigues e José Inácio (na foto, da esq. para a dir.), foi fundada em 1995, está a completar 30 anos de atividades ininterruptas. Conhecida pela sua polivalência, a empresa é uma das maiores oficinas da rede TopTruck, conceito desenvolvido pela Groupauto internacional.

Entrevistámos Manuel Matias (na foto, à direita), que nos conta as atuais valências da empresa, um profissional que nunca esquece os primórdios da Autoengenhocas, e faz questão de recordar que “tudo começou quando os atuais três sócios, numa altura da vida em que já acumulavam uma boa experiência no setor do pós-venda, decidiram criar a atual empresa que iniciou as suas atividades na localidade de Albarróis (Alenquer), num espaço situado na parte inferior de uma vivenda, onde trabalhavam os três sócios e um ajudante.
Assim, de uma pequena empresa com apenas 4 trabalhadores, conseguimos crescer, superar os desafios deste complexo setor e, atualmente a Autoengenhocas tem orgulho de empregar 45 funcionários.
Novas instalações e maior abrangência
Mudámos para estas novas instalações em finais de 2023, onde agora dispomos de uma área coberta com mais de 6000 m2, edificada num terreno com área total de12 hectares. Melhorámos as condições de trabalho e aumentámos os serviços prestados aos clientes.
Com mais espaço, foi possível criarmos uma área específica de pintura, totalmente equipada para trabalhar com veículos pesados, sejam eles camiões ou autocarros. A estufa de pintura tem a particularidade de poder pintar, por exemplo, duas unidades tratoras de camião ao mesmo tempo, embora de forma separada, sendo equipada com divisórias e extratores distintos, o que otimiza ao máximo a realização do trabalho de pintura.
Muito importante é também o novo espaço que implementámos para o parqueamento dos veículos pesados. Isso permite-nos um fluxo mais organizado na gestão dos veículos e uma tranquilidade para os clientes, que agora têm espaço para parquear inclusive os semirreboques, enquanto as unidades tratoras estão em processo de reparação/manutenção.
Tipologia de serviços
Os automóveis que reparamos vão desde os ligeiros de passageiros; ligeiros de mercadorias; pesados de mercadorias (rígidos e unidades tratoras); pesados de passageiros; tratores agrícolas e máquinas de construção civil. Além disso, também trabalhamos com superestruturas de camiões, caixas de carga isotérmicas, gruas, basculantes, bem como nos semirreboques.

Somos identificados com sendo uma oficina multimarca, e isso implica em estarmos a par das mais recentes tecnologias de cada construtor, seja ele automóvel ou das estruturas montadas nos automóveis. Por exemplo, estamos a instalar mais componentes num camião elétrico novo. Isso exige um conhecimento muito atual e amplo por parte dos nossos técnicos.
Os nossos serviços incluem a reparação de chapa e carroçaria onde dispomos, inclusive, de secção de serralharia. Na área de mecânica, vamos desde as operações mais ligeiras, até às intervenções mais complexas, com equipamento completo e uma sala específica para trabalhar nos motores. Contamos com um balcão de peças para venda ao público, unidade que também dá o suporte à nossa oficina.
Muitos dos nossos clientes têm camiões com superestruturas instaladas nestes veículos. Desta forma, para efetuarmos um trabalho seguro, dispomos de uma secção para reparação de partes hidráulicas, com cravação de tubos, tornos mecânicos e fresas. Diria que a única coisa que não fazemos na Autoengenhocas é a mudança de pneus, uma intervenção que preferimos deixar para os especialistas dessa área.
Multimarcas e multisserviços

Na nossa empresa, todas as áreas de negócio são complementares entre si, e os clientes encontram os principais serviços oficinais num único local, com a melhor resposta para as diversas intervenções. Deslocar um veículo pesado entre diferentes oficinas acarreta um custo muito elevado para as empresas, com ocupação de horas e de recursos humanos preciosos. Por isso, a abrangência dos serviços da nossa oficina é uma tranquilidade para quem nos procura.
Temos clientes de norte a sul de Portugal, que deslocam os camiões das suas frotas, como por exemplo, de Silves, porque confiam no nosso trabalho. Uma boa parte dos nossos clientes é do setor dos serviços municipais. São clientes cuja configuração dos camiões é quase sempre diferente, e exigem uma especialização na reparação desta tipologia de equipamento.
Investimento contínuo
Investimos constantemente na nossa empresa, para que possamos continuar a ser uma referência no setor de reparação de veículos pesados, e isto nos permite alargarmos os nossos serviços oficinais. Exemplo disso é que também trabalhamos com camiões novos.
Para este efeito, criámos uma marca, denominada Clean Tech Auto, destinada exclusivamente para as adaptações em camiões novos de recolha de resíduos urbanos. Sob a alçada desta unidade, efetuamos montagens de vários equipamentos, entre eles, sistemas de lavagem de contentores, bem como de tremonhas, gruas e outros equipamentos mais específicos.
Graças a capacidade técnica dos nossos funcionários, a qualidade e abrangência dos nossos equipamentos oficinais, temos condições de reparar uma retroescavadora, bem como um autocarro de 15 metros, um carro citadino, um camião com cisterna, a intervencionar um camião novo elétrico, ou simplesmente reparar a lona de um semirreboque.
Para alcançarmos essa abrangência, ao longo de 30 anos sempre investimos em equipamentos adequados, ferramentas específicas e acima de tudo, em pessoal qualificado. Os nossos funcionários são a nossa grande mais-valia, desde aqueles que trabalham na área administrativa, no balcão de peças, e nas demais áreas operacionais”, destacou com grande satisfação, Manuel Matias, um dos sócios da Autoengenhocas.
