A associação de revendedores oficiais de marcas de automóveis de passageiros, veículos comerciais e máquinas agrícolas que operam no mercado espanhol – Faconauto – realizou no Centro de Conferência do Ifema, em Madrid, o seu 34º congresso que reuniu mais de 2100 congressistas e 980 revendedores, num intenso programa de 2 dias, evento ibérico onde a Revista Automotive esteve presente.
Neste grande encontro empresarial, que também contou com a presença de diretores gerais das principais marcas automóveis e especialistas internacionais, a Faconauto reafirmou o seu papel enquanto entidade associativa unida e ativa, sendo hoje a maior referência do setor automóvel a nível ibérico.

Visão para o futuro
Sob o lema “Movemos La Vida”, a iniciativa serviu como plataforma de análise e reflexão sobre os desafios e oportunidades que a distribuição automóvel enfrenta num contexto de constante transformação. A mobilidade sustentável, a digitalização e a transição energética foram os temas centrais de um evento que juntou representantes de todos os setores, partidos políticos, sindicatos, comunidade empresarial e associações comerciais, nacionais e internacionais.
Além disso, mais de 30 representantes fabricantes de marcas automóveis participaram ativamente nas sessões, partilhando as suas visões sobre o presente e o futuro do setor. Juntamente com eles, 74 empresas diretamente envolvidas no evento, apresentaram as suas últimas inovações em produtos e serviços, destinados a melhorar as operações e a rentabilidade dos concessionários. Na foto (abaixo), a equipa da BASF Ibérica.

O congresso deste ano contou com 44 apresentações, onde foram abordadas as principais tendências que irão moldar o futuro da indústria automóvel. Nos 2 dias do evento, mais de 50 oradores, entre líderes do setor, consultores, empreendedores e executivos de marcas, participaram em debates e mesas redondas, consolidando a Faconauto 2025 como uma referência em conhecimento e tomada de decisões estratégicas.
“Sem concessionários, não há setor”
A presidente da Faconauto, Marta Blázquez, abriu o congresso da entidade, destacando o papel fundamental dos concessionários de automóveis, que têm um impacto superior a 56 mil milhões de euros na economia espanhola e representam 3,7% do PIB espanhol, de acordo com o relatório elaborado pela Atrevia e apresentado no evento.

No seu discurso, enfatizou a necessidade de abordar os desafios do sector com uma visão partilhada e uma estratégia coordenada. “Sem concessionários, não há setor”, afirmou, sublinhando a importância do trabalho em conjunto para garantir uma transição ordenada e competitiva, demonstrando que o setor associativo do mercado automóvel em Espanha está mais unido, ativo e participativo, sendo um exemplo ibérico.
Marta Blázquez foi ainda mais longe e endereçou uma mensagem clara aos líderes e políticos da União Europeia, para que “a Europa reaja e saia da adolescência”, e que seja adulta na defesa deste grande setor económico e social. Já com relação a Espanha, ela também apresentou a proposta da Faconauto, que se centra em duas linhas de ação.
Por um lado, a necessidade de promover um quadro fiscal favorável à eletrificação, tanto para as empresas como para os particulares, como forma fundamental de acelerar a transição do parque automóvel. Por outro lado, a implementação de um plano de incentivo à renovação do parque automóvel, com critérios de emissões, inspirado em modelos de auxílio como aqueles implementados após o desastre causado pelo DANA, em Valência.
