Os organizadores da Autompromotec realizaram uma série de eventos em Madrid (Espanha), Paris (França), Londres (Reino Unido), Copenhaga (Dinamarca) sendo a última edição em Milão (Itália). Estes eventos denominados do Autopromotec Talks tiveram como objetivo explorar alguns dos temas mais atuais e importantes relacionados com o mercado de peças de substituição automóvel nos meses que antecedem a Autopromotec. Sustentabilidade, Inteligência Artificial, bem como o Acesso a Dados e a Fabricação em Itália, são temas centrais da edição do salão Autopromotec de 2025.
A mais recente iniciativa teve como palco a prestigiada sede do Automóvel Clube de Milão e reuniu especialistas de diversas disciplinas — desde a investigação académica e o direito à gestão do registo automóvel e às tecnologias de precisão aplicadas ao ajuste e diagnóstico de veículos — ocasião onde os presentes fizeram uma análise multidimensional de um setor automóvel, que está em constante evolução.

Entre outros importantes convidados, também esteve presente neste encontro Fábio Orecchini, professor de Energia e Sistemas Ambientais na Universidade Guglielmo Marconi e diretor do Observatório do Automóvel e da Mobilidade da LUISS Business School, que abordou o conceito Sapiens Car, no âmbito da transformação digital do setor automóvel, bem como a complexa dinâmica que rege a gestão de dados nos veículos modernos.
“A interligação entre os sistemas de inteligência artificial e as tecnologias de conectividade abrem caminho a novas oportunidades, mas também a questões cruciais: quem é realmente o proprietário dos dados gerados por cada veículo? E como podem ser geridas para garantir a segurança, a inovação e a proteção de direitos?”, questionou, na altura, Fábio Orecchini.
