Bauma, o principal salão mundial para máquinas de construção, de mineração, veículos de construção e equipamentos de construção realizada de 7 a 13 de abril no centro de exposições de Munique, revelou-se um êxito em todos os domínios.
A Revista Automotive esteve presente neste grande evento, na qualidade de media partner oficinal de Bauma e, ao longo de 4 dias falou e entrevistou os principais expositores de diversos países incluindo os representantes de Portugal, que participou na edição deste ano com uma delegação composta por 15 empresas.

Num momento caracterizado por desafios globais, a Bauma demonstrou de forma impressionante do que a indústria de construção é capaz de realizar. Não foi apenas um palco para inovações pioneiras e novas parcerias, mas também continuou a ser um importante e fundamental ambiente para apresentação de inúmeras novidades e realização de bons e promissores negócios.
Os mais de meio milhão de visitantes oriundos de 200 países bem como os 3600 expositores representantes de 57 nações comprovam que o Salão Bauma 2025 foi um êxito ao abrir novas portas para o futuro da economia, num momento de grandes incertezas mundiais.

Ambiente e bons negócios
Muitos expositores confirmaram que o salão deste ano superou todas as expectativas em termos de visitantes, dinamização de contatos e negócios. Para além da sua grandeza em termos de área de exposição, coberta e externa, a organização de Bauma soube receber condignamente os seus mais de meio milhão de visitantes, num ambiente amplo e seguro, sempre limpo, e com um eficiente serviço de transportes desde o aeroporto de Munique até ao recinto da exposição.

Erich Sennebogen, proprietário da Sennebogen, destacou que “ficámos muito satisfeitos com o evento deste ano. Bauma voltou a estimular a edonomia e todo o setor da construção, tanto na Alemanha como a nível internacional.” Por sua vez, Holger Schulz, diretor geral da Zeppelin, representante da marca Caterpillar, salientou a relevância do salão como plataforma de inovação, reunindo os principais fabricantes da indústria da construção e extração alemã, europeia e mundial.

Mãos no futuro
Steffen Günther, membro do conselho de administração da Liebherr-International AG, destacou que o salão deste ano “serviu para apresentámos uma série de importantes projetos para o futuro, como a tecnologia de acionamento e a autonomia. Para nós, a Bauma é muito mais do que um evento de negócios — é a plataforma onde o futuro da indústria da construção. O lema da Bauma, “mãos no futuro”, não é apenas uma frase, mas uma atitude; uma atitude que também foi bem recebida pelos nossos clientes.”

Presença portuguesa
Com uma delegação formada por 15 expositores, Portugal está bem representado na edição deste ano de Bauma, com uma boa amostra de máquinas, equipamentos, acessórios e serviços para o mercado da construção, obras públicas e mineração.
De acordo com Tânia Mutert Barros (foto), diretora geral da Mundifeiras, empresa que representa oficialmente o Salão de Bauma em Portugal “a participação portuguesa constituiu um verdadeiro êxito na edição deste ano, com 15 empresas expositoras que ocupam 950m2, o que representa um aumento de 37% em relação à edição anterior”, destacou Tânia Mutert.
Com números sólidos e expressivos, Bauma voltará a realizar-se em abril de 2028 nas mesmas instalações em Munique, naquela que será a sua 35ª edição mundial.





























