Os distribuidores dos lubrificantes Castrol têm um papel de relevo no desenvolvimento da marca e dos seus produtos em Portugal, garantindo um trabalho técnico-comercial diário de proximidade, assegurando um atendimento aos diversos clientes e canais de negócio em diferentes regiões, através de uma maior cobertura geográfica.

Exemplo disso é o trabalho realizado pelo Grupo Martins, empresa de origem e gestão familiar, fundada em 1988 e que hoje tem a sua sede edificada em modernas e amplas instalações na localidade de Meixomil, Paços de Ferreira. Tornou-se uma referência nacional na distribuição de produtos da Castrol e, sobretudo, na comercialização dos combustíveis da BP, através de uma notável rede composta por 34 áreas e estações de serviço, posicionadas no norte e centro de Portugal.
Hoje, o Grupo Martins atua com uma grande dinâmica na área das energias e serviços de mobilidade, graças à expansão da sua rede e áreas de serviço estrategicamente localizadas, orgulhando-se de ter conquistado um estatuto de referência na comercialização de combustíveis e gás engarrafado, sendo igualmente embaixador das prestigiadas marcas BP, Castrol e Rubis Gás em Portugal e Galiza.
Da pequena distribuição à internacionalização
Filipe Brandão (foto),diretor comercial para a área de lubrificantes do Grupo Martins,recebeu a Revista Automotive na sede da empresa, para mostrar, com indisfarçável prazer, as diversas áreas de negócio: com natural destaque para o armazém de lubrificantes onde dispõe de uma elevada capacidade de stock dos produtos Castrol, incluindo as mais recentes gamas de produtos, entre as quais a Castrol Classic, para automóveis anteriores a 1950, veteranos, vintage e clássicos.
Filipe Brandão referiu que “enquanto embaixadores da marca Castrol e na qualidade de distribuidores oficiais dos seus produtos, estamos a operar nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto e Vila Real, com forte implementação na região de Paços de Ferreira e arredores. A nossa história começa em 1988 com a criação da empresa Martins & Couto, através de uma pequena operação local de distribuição de lubrificantes porta-a-porta, dispondo de uma única viatura e com base num pequeno armazém, com cerca de 120 m2.
Com o passar dos anos e graças a uma grande visão empresarial do nosso fundador, a Martins & Couto cresceu, alargou os seus horizontes de negócios, ampliou a sua frota de distribuição e, em agosto de 1995, inaugurou uma nova sede e armazém na zona onde hoje nos encontramos.

Naquele mesmo ano, já assumindo uma escala de grupo, demos início à comercialização de gasóleo rodoviário e agrícola através da BP. Hoje dispomos de uma das maiores redes de postos e estações de serviços da marca no sul da Europa. Este crescimento também permitiu a criação de mais empregos, em diversas localidades onde temos negócios, empregando atualmente cerca de 300 pessoas. Em termos de logística dos lubrificantes, temos uma equipa com 11 profissionais e uma frota própria.
Expansão comercial
Em outubro de 2014, em resposta ao desafio lançado pela Castrol e, no âmbito da expansão dos nossos negócios, foi criada a Martins Galicia, com sede em Santiago de Compostela, que entrou em operações com uma equipa e armazéns próprios. Atualmente, estamos a atender as províncias de Pontevedra, Corunha, Lugo e Orense, já com 3 comerciais e também dispomos de um armazém em Vigo.

A nossa gama de produtos está orientada para a utilização em automóveis ligeiros, comerciais ligeiros, automóveis clássicos, veículos pesados (camiões e autocarros), motos, e para máquinas de construção e equipamentos. Atuamos também, em determinados casos, produtos e dimensões, no canal indústria.
No canal automóvel, trabalhamos maioritariamente com empresas de reparação e manutenção (oficinas), quer sejam independentes ou abandeiradas numa determinada rede, que procuram na Castrol a qualidade e a garantia de um lubrificante de elevada performance.
Relativamente ao canal dos veículos pesados, trabalhamos diretamente com as frotas/transportadoras, que normalmente dispõem de oficinas próprias de reparação dos seus camiões ou autocarros e que, por esta via, também escolhem os produtos da Castrol, sobretudo aquelas que já nos consomem, a granel, os combustíveis da BP.
Recuperar mercado

Trabalho há 25 anos no Grupo Martins e, depois de ter começado a minha carreira no armazém, hoje tenho a responsabilidade comercial pelo negócio dos lubrificantes. Com base nesta minha experiência profissional, posso assegurar que a marca Castrol está a recuperar a sua relevância junto aos clientes em geral, sobretudo no canal de veículos pesados. Neste canal, a Castrol tem uma excelente gama de lubrificantes e massas, com diversas especificações das principais marcas e um grande apoio técnico, o mesmo ocorrendo com os lubrificantes para as máquinas de construção.
Para além de uma ampla gama, reputação e uma boa rede de distribuição nacional, a Castrol passou a ter uma melhor logística em Portugal e também uma maior flexibilidade em termos de embalagens, por exemplo desde os 20 litros até às cubas de 1000 litros, atualmente muito procurada pelos grandes clientes.
A imagem da marca está a ser mais bem trabalhada e isso nota-se em termos de notoriedade por parte dos clientes e do mercado em geral. Através do seu responsável em Portugal, a Castrol tem tido uma atuação muito positiva, sendo este um profissional muito experiente e dedicado a gerir o negócio de forma próxima, eficiente e atenciosa.
Apesar da grande concorrência no mercado dos lubrificantes, sabemos que os clientes que procuram a marca Castrol querem produtos de qualidade, homologados, com uma logística confiável e um atendimento técnico comercial que as outras marcas nem sempre podem assegurar. É justamente nisso que os distribuidores como o Grupo Martins fazem toda a diferença no mercado nacional”, destacou Filipe Brandão.
