A edição comemorativa dos 50 anos de realização do salão Equip Auto em Paris, agendada para os dias 14 a 18 de outubro deste ano, deverá ser uma das mais participativas, contando desde logo com um grande número de expositores em representação de diversos países, Portugal incluindo, através da presença da Veneporte, Lusilectra e Nipocar.
Para além do amplo espaço expositivo a ser ocupado nas naves da Paris Expo Porta de Versalhes, a organização da Equip Auto também irá realizar alguns debates sobre a conjuntura do setor de reparação automóvel em geral, com fóruns, palestras e workshops, abrindo assim espaço para a partilha de informações e de conhecimento estre expositores, convidados e especialistas do mercado. No total, serão mais de 25 eventos que irão decorrer no Arena Equip Auto, envolvendo mais de uma centena de oradores.
Debates e análise do setor

Referências empresarias nas áreas de distribuição de peças, produtos de pintura, serviços e redes oficinais dos setores dos veículos ligeiros, veículos pesados e veículos de duas e três rodas, deverão analisar o atual contexto económico, os desafios da atividades, as estratégias e os compromissos que estão a ser implementadas e assumidas, sobretudo no âmbito da inovação tecnológica.
Neste domínio, questões diárias relacionadas com a reparação automóvel também deverão envolver os problemas de como diagnosticar corretamente o estado de uma bateria de tração de um veículo elétrico; as reparações de carroçarias em veículos elétricos; diagnóstico e qual o propósito do SERMI; bem como as câmaras de velocidades automáticas e robotizadas, diagnóstico e manutenção destes sistemas.
A grande procura por veículos usados, sobretudo com motores térmicos com o consequente envelhecimento do parque circulante em toda a Europa, está a aumentar o número de intervenções nas empresas de reparação, impactando e impulsionando toda a atividade oficinal.
Com isto, surgem novas oportunidade de negócio para os fabricantes de peças e equipamentos, e também novos espaços para a venda de peças recicladas e pneus renovados, produtos que estão a ter uma maior procura sobretudo pelo cliente empresarial, com maior utilização nas frotas em geral.
