Revista Automotive
Terça-feira, Outubro 14, 2025
Edições | Contactos
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
No Result
View All Result
Eventos
Distribuição
Revista Automotive
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
No Result
View All Result
Revista Automotive
No Result
View All Result
Home Frotas

Stellantis desiste do hidrogénio e “abandona” Michelin

18 de Julho, 2025
in Frotas
Stellantis desiste do hidrogénio e “abandona” Michelin

A Stellantis anunciou a sua desistência dos projetos de hidrogénio, o que parece ter iniciado um caminho irreversível para a Symbio, uma joint-venture que tem em conjunto com a Michelin e a Forvia. A Symbio dedica-se à produção e desenvolvimento de soluções de células de combustível a hidrogénio para furgões, camiões, autocarros, empilhadores, e maquinaria de construção.

Em 2023 a Symbio inaugurou em Saint-Fons (França), a maior gigafábrica de células de combustível da Europa, com uma capacidade de produção estimada em 200.000 packs de células de combustível/ano. No total, esta joint-venture já recebeu cerca de 600 milhões de euros de subsídios, entre ajudas europeias, francesas e até do estado norte-americano da Califórnia.

O anúncio da Stellantis, em cessar as suas atividades relacionadas com o hidrogénio a partir de 2026, fez soar os alarmes na Michelin e na Forvia. Esta decisão surpreendeu o mercado, tendo em conta que a Stellantis é coproprietária (em partes iguais), e principal cliente, da Symbio: desde há muito tempo ambicionava concretizar a mobilidade através do hidrogénio no segmento dos furgões (veículos comerciais ligeiros). As encomendas da Stellantis representam, por si só, cerca de 80% do volume de produção previsto da Symbio.

Os responsáveis da Michelin fizeram chegar à redação da Revista Automotive a sua indignação, declarando que “nos últimos dos anos, a Symbio dimensionou os seus investimentos, as suas contratações, e o seu plano de desenvolvimento, em função das necessidades expressadas pela Stellantis para os próximos oito anos.

A tecnologia e o desempenho dos sistemas da Symbio foram validados por todos os acionistas, incluindo as próprias equipas da Stellantis. Mais recentemente, no âmbito do convite para a apresentação de projetos efetuados pelo Governo de França, anunciado em abril de 2025, a Symbio estava totalmente preparada para produzir células de combustível de hidrogénio para os veículos da Stellantis elegíveis ao abrigo deste programa.

A decisão da Stellantis terá consequências operacionais e financeiras irreversíveis para a Symbio. A Michelin e a Forvia estão especialmente preocupadas com o impacto que tal terá nos 590 empregados da Symbio em Francia,e nos seus 50 empregados no estrangeiro”, comentou a Michelin.

Com Antonio Filosa recentemente ao comando da Stellantis, o grupo está a rever o seu futuro nos automóveis, parecendo dar prioridade à rentabilidade na Europa e nos Estados Unidos, desviando o foco do hidrogénio para os veículos elétricos a bateria, face aos aparentes desafios de infraestrutura associados à mobilidade a hidrogénio.

Nos próximos dias a Stellantis deverá esclarecer o que pretende fazer com a sua participação de um terço na Symbio, não se sabendo ao certo como a Michelin e a Forvia tencionam reestruturar o financiamento e a estratégia da empresa sem o seu maior cliente e investidor.

Recommended For You

ISQ renova frota automóvel rumo à transição energética

9 de Outubro, 2025
ISQ renova frota automóvel rumo à transição energética

O ISQ – Instituto de Soldadura e Qualidade – está a renovar a sua frota automóvel e a avançar para a mobilidade elétrica. A iniciativa que se iniciou...

Read moreDetails

Equipauto 2025 concentra novidades do pós-venda Europeu

8 de Outubro, 2025
Equipauto 2025 concentra novidades do pós-venda Europeu

No seu 50º aniversário, a Equip Auto Paris 2025 confirma o seu papel de montra internacional para a inovação automóvel. A edição de aniversário, que se realiza de...

Read moreDetails

Toyota Challenge 2025 com novo Traigo 48v

6 de Outubro, 2025
Toyota Challenge 2025 com novo Traigo 48v

A Toyota Caetano Portugal vai realizar, no próximo dia 25 de outubro, o Toyota Challenge 2025, uma iniciativa que reúne profissionais de todo o país para promover a...

Read moreDetails

NTK – extensão da gama EGR com 32 novas referências

2 de Outubro, 2025
NTK – extensão da gama EGR com 32 novas referências

O desenvolvimento e inclusão de 32 novas referências de válvulas EGR à gama NTK, representam um grande impulso à cobertura de 12 milhões de veículos do atual parque...

Read moreDetails

Suzuki Swift alcança as 10 milhões de unidades

1 de Outubro, 2025
Suzuki Swift alcança as 10 milhões de unidades

O modelo Suzuki Swift alcançou recentemente as vendas globais acumuladas de 10 milhões de unidades. Este marco foi alcançado 20 anos e 8 meses após o seu lançamento...

Read moreDetails

IAA Munique 2025 – a troca das palavras  

30 de Setembro, 2025
IAA Munique 2025 – a troca das palavras  

O evento IAA em Munique continua demonstrativo do estado geral da indústria automóvel europeia: a contradizer-se. A começar pelo evento em si - que pretendeu seguir o legado...

Read moreDetails

DPD Delivery Excellence Challenge 2025 renova sucesso

29 de Setembro, 2025
DPD Delivery Excellence Challenge 2025 renova sucesso

A plataforma logística da DPD em Coimbra, foi recentemente palco da grande final da 4ª edição do Delivery Excellence Challenge (DEC), uma competição nacional que reuniu 40 dos...

Read moreDetails

Mercedes-Benz dá lugar à TYN: furgão começa nos 16.000 euros

28 de Setembro, 2025
Mercedes-Benz dá lugar à TYN: furgão começa nos 16.000 euros

Depois da Mercedes-Benz anunciar a descontinuidade do seu furgão pequeno Citan, bem como o derivado 100% elétrico eCitan, começam a aparecer empresas que pretendem colmatar essa lacuna no...

Read moreDetails

ZF com mais novidades na Busworld 2025

24 de Setembro, 2025
ZF com mais novidades na Busworld 2025

Na edição deste ano do salão Busworld, que decorrerá em Bruxelas de 4 a 9 de outubro, a ZF irá apresentar as suas mais recentes tecnologias para tornar...

Read moreDetails

Galp e BMW – maior parque de carregamento ibérico

23 de Setembro, 2025
Galp e BMW – maior parque de carregamento ibérico

A Galp investiu mais de €1,3 mil milhões em Espanha nos últimos cinco anos, consolidando-se como um dos principais produtores de energia solar e como um dos pioneiros...

Read moreDetails
Next Post
Grupo TriAlliance entra no mercado ibérico

Grupo TriAlliance entra no mercado ibérico

Komatsu – 1ª escavadora de 95 toneladas em Portugal

Komatsu – 1ª escavadora de 95 toneladas em Portugal

Mazda lança nova geração do CX-5

Mazda lança nova geração do CX-5

Edição Mensal

Notícias

Sampa Ibérica – sólido crescimento em Portugal

Sampa Ibérica – sólido crescimento em Portugal

9 horas ago
Entreposto Máquinas – diversidade de marcas

Entreposto Máquinas – diversidade de marcas

1 dia ago
ISQ renova frota automóvel rumo à transição energética

ISQ renova frota automóvel rumo à transição energética

5 dias ago
Scania: pós-venda de Portugal no topo da Europa

Scania: pós-venda de Portugal no topo da Europa

5 dias ago
Tatra

Tatra Phoenix Euro 6 com produção em série e personalizada

6 dias ago
Equipauto 2025 concentra novidades do pós-venda Europeu

Equipauto 2025 concentra novidades do pós-venda Europeu

6 dias ago
Dupla embraiagem húmida da Valeo mais eficiente

Dupla embraiagem húmida da Valeo mais eficiente

1 semana ago
Sodicentro – novas instalações Mercedes-Benz pesados em Souselas

Sodicentro – novas instalações Mercedes-Benz pesados em Souselas

1 semana ago

Por Categoria

  • Coffee Break
  • Distribuição
  • Eventos
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Pós-Venda
  • Sem categoria
  • Vídeos
Revista Automotive

Contactos Comerciais / Commercial Enquiries : comercial(a)automotivept.com

Morada Redação/ Editorial Address:
Lagoas Park, Edificio 7 – 1º piso
2740-244 Porto Salvo - Oeiras
Portugal
Telefone: + 351 (0) 21 441 4205
press(a)automotivept.com

Ficha Técnica

Estatuto Editorial

Cookies | Disclaimer

CATEGORIAS

  • Coffee Break
  • Distribuição
  • Eventos
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Pós-Venda
  • Sem categoria
  • Vídeos

© 2022-2025 Automotive Revista Portugal

No Result
View All Result
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
  • Ficha Técnica

© 2022-2025 Automotive Revista Portugal