Olá, ZF [pro]Service, adeus Alltrucks. O conceito multimarcas da ZF para empresas de reparação de veículos comerciais está a expandir a sua presença em diversos países, sobretudo em Portugal.
A expansão do ZF [pro]Service é acompanhada pela saída oficial da ZF, do conceito de oficina Alltrucks. Segundo a marca, durante um curto período de transição, todos os serviços prestados pela ZF estarão totalmente disponíveis para as empresas membros da Alltrucks.
Segundo Aleksander Rabinovitch, Head of Business Line Commercial Vehicles na ZF Aftermarket, “estamos convencidos de que o ZF [pro]Service disponibiliza às oficinas um enorme valor acrescentado, fornecendo um amplo portfólio de produtos para autocarros, reboques e camiões, bem como uma gama abrangente de serviços a partir de uma única fonte.
Um parceiro forte é essencial para superar desafios técnicos e manter a competitividade. O ZF [pro]Service dá às empresas de veículos comerciais acesso à gama completa do maior fornecedor de veículos comerciais do mundo. Apoiamo-los com as tecnologias mais recentes, soluções de diagnóstico, formação e serviços abrangentes. Isto permite que se preparem melhor para o futuro e alcancem todo o seu potencial”, destacou.

Baseado em princípios de proximidade e transparência, os responsáveis da ZF asseguram um contacto direto com especialistas da ZF Aftermarket e ao suporte digital completo, aos parceiros do ZF [pro]Service, com vantagens que aceleram significativamente a reparação e elevam ainda mais a qualidade do serviço prestado.
Os conceitos oficinais de marca estão a ganhar mais aderentes entre as empresas independentes do setor de veículos comerciais, pois permitem, entre outras facilidades, um maior acesso aos dados técnicos e informações de reparação sobre os modelos mais recentes de camiões e autocarros, por exemplo.
Novas ferramentas de diagnóstico
O ZF Scan é uma novidade importante na gama de serviços da ZF para empresas de veículos comerciais. Combina as soluções de diagnóstico proprietárias anteriores da ZF — ZF Testman e o Original System Diagnostics (anteriormente sob a marca WABCO) — numa plataforma de diagnóstico fácil de usar para veículos comerciais, autocarros, reboques e aplicações fora de estrada.
Esta ferramenta, permite a manutenção conveniente de todos os componentes ZF, incluindo transmissões, sistemas de travagem e controlo do chassis, tudo através de uma única interface (DCI). Além disso, garante conformidade com o Regulamento UNECE 156, graças ao suporte do SUMS (Sistema de Gestão de Atualizações de Software), e cumpre os requisitos de cibersegurança do Regulamento UNECE 155.
Outro novo produto de diagnóstico é o ZF MultiScan, um evoluído sistema de diagnóstico multimarca, para o qual está disponível software especializado para diferentes segmentos de veículos. As variantes MultiScan Trailer e MultiScan Truck & Bus são adequadas para operações com veículos comerciais. Tanto o ZF MultiScan como o ZF Scan fazem parte do novo ecossistema ZF [pro]Diagnostics.
Novas oportunidades
Para a sua rede, o ZF [pro]Service concentra-se em oficinas de veículos comerciais com um claro foco no cliente, e os novos parceiros devem passar por uma avaliação inicial de acordo com critérios de admissão rigorosos. Auditorias regulares também fazem parte das medidas de garantia de qualidade do ZF [pro]Service. Os serviços do ZF [pro]Service já conquistaram mais de 3.000 oficinas em 89 países, em todo o mundo.
O conceito ZF [pro]Service também disponibiliza uma solução de última geração concebida para maximizar o tempo de atividade de frotas de camiões, reboques e autocarros. Ao trabalhar com oficinas altamente qualificadas, a ZF Aftermarket garante uma manutenção eficiente e de alta qualidade.
O conceito desenvolvido pela ZF inclui formação especializada apoiada por OE em 46 centros da ZF [pro]Academy, visitas regulares de especialistas da ZF e uma rede de call centers em 36 países, que asseguram uma assistência competente e rápida nos idiomas locais. A ZF também proporciona o acesso a ferramentas de diagnóstico que melhoram a deteção de falhas e a precisão nas reparações.
A Revista Automotive sabe que através da sua rede de distribuidores de peças genuínas estrategicamente localizados e próximo de oficinas, o conceito ZF (pro) Service tem vindo a ser apresentado ao longo deste ano com diversas ações formativas, iniciativa que tem vindo a alcançar uma boa recetividade por parte dos profissionais do setor.
