Com este lançamento, a Kumho destaca-se como especialista em pneus para autocarros e camiões, cujas capacidades tecnológicas permitem responder às exigências do mercado. Entre os novos produtos está o pneu KCA31 que havia sido apresentado no salão The Tire Cologne de 2024, um modelo especialmente desenvolvido para autocarros urbanos elétricos, que oferece uma elevada eficiência energética.
De uma assentada, o fabricante sul coreano de pneus lançou cinco novos modelos: KXA31, KXD31, KXT31, KCA31 e KLS09, e volta a ser uma referência mundial em termos de tecnologia para pneus, dispondo agora de uma das mais completas gamas em termos de tamanhos e modelos. Posiciona-se como um parceiro de frotas, graças à sua maior capacidade técnica para minimizar os custos operacionais.
Para além de atualizar-se em termos de evoluções do mercado e das frotas de veículos comerciais, a Kumho desenvolveu estes novos produtos para todo o tipo de aplicações e posições dos eixos, com modelos para aplicações de longa distância, tráfego regional, tráfego urbano, serviço misto, inverno e veículos elétricos (VE). Cada um destes segmentos disponibiliza opções para eixos direcionais, de tração, para reboques e semirreboques.

Mercado Europeu
Desenvolvida especificamente para o mercado europeu, a nova linha de produtos apresenta um salto significativo no desempenho, graças ao investimento constante da Kumho em I&D, posicionando-a entre as mais avançadas do mundo.
No transporte regional, o novo KXA31 destaca-se pela sua inovadora tecnologia e desenho conceptual da banda de rodagem, que aumenta a rigidez da nervura central para otimizar a resistência ao rolamento e melhorar a eficiência no consumo de combustível, bem como a estabilidade de direção e a aderência (todos com valores B para aderência em piso molhado).
Com doze tamanhos – inicialmente nas séries 55 a 80 – e adequado para todas as posições de eixo, o novo KXA31 apresenta marcações M+S e o símbolo 3PMSF, garantindo uma condução segura em condições de inverno, tendo alcançado um excelente desempenho quilométrico no eixo direcional.
Lamelas 3D
O modelo KXD31, para utilização regional no eixo de tração, reduz a resistência ao rolamento, resultando numa efetiva economia de combustível. Graças à aplicação de lamelas 3D interligadas na sua banda de rodagem, este pneu proporciona uma elevada tração, melhora a travagem e a condução, minimizando o movimento da banda de rodagem para evitar o desgaste irregular e garantir estabilidade ao rolamento.
Além disso, a incorporação da tecnologia RevealiX Groove otimiza tanto o desempenho de drenagem como a estabilidade em fases avançadas de desgaste em termos de aderência.
Já o pneu para reboque KXT31, disponível em seis tamanhos e nas séries de 45 a 65, apresenta uma combinação de ranhuras externas retas na banda de rodagem com ranhuras internas em “ziguezague”, que melhoram a drenagem da água durante a condução, com nervuras externas robustas que suportam diversas manobras de carga e descarga.
Os sulcos em ziguezague também previnem as fissuras e reduzem a resistência ao rolamento, minimizando a geração de ruído e aumentando a aderência. Os sulcos mais profundos são concebidos para evitar o aprisionamento de pedras, reduzindo o risco de furos e danos na banda de rodagem e na carcaça.

Pesados elétricos
Entre esta nova geração de pneus, a Kumho também dispõe de produtos para autocarros urbanos elétricos. O KCA31 é um pneu de alta eficiência desenvolvido com um novo composto específico para veículos elétricos que melhora a resistência ao rolamento, aumenta o binário destes veículos e proporciona uma elevada quilometragem.
O Kumho KCA31 foi submetido a testes e avaliações de eficiência em comparação com as principais marcas concorrentes, com resultados que demonstram o seu desempenho superior em termos de desgaste, durabilidade, resistência ao rolamento e nível de ruído.
Graças ao novo perfil de piso variável específico para autocarros elétricos, com um design de nervuras 3×5 e um reforço especial na nervura central, este pneu proporciona uma pegada larga e profunda que lhe permite oferecer uma elevada quilometragem e maior durabilidade.
Este pneu destaca-se também pela sua resistência a cargas elevadas, graças ao maior volume da carcaça e às paredes laterais robustas, bem como pela sua maior eficiência energética devido à sua reduzida resistência ao rolamento.
Longa distância
Por fim, o pneu KLS09 foi desenvolvido para autocarros em aplicações de longa distância, especialmente no transporte rodoviário internacional e operando a altas temperaturas.
O desenho da banda de rodagem do modelo KLS09 incorpora compostos com uma mistura especial de sílica para minimizar o desgaste irregular e proporcionar uma maior quilometragem. Este novo modelo para autocarros apresenta ranhuras especialmente concebidas para expulsar pedras ou objetos que possam ficar presos, evitando danos por perfuração na banda de rodagem e na carcaça.
Este pneu da Kumho também apresenta uma elevada resposta da direção e estabilidade da direção, o que, combinado com a implementação de nervuras externas, melhora a capacidade de curva e a condução geral. Tudo isto garante uma experiência de condução confortável, eficiente e ainda mais segura.
