A partir de 2026 a Scania irá disponibilizar o Sistema de Carregamento Megawatt (MCS) para os seus camiões.
Como norma internacional para camiões elétricos de carregamento rápido, o MCS é especificado para uma corrente máxima de 3000 amperes (o primeiro MCS da Scania fornecerá até 1000 amperes). Graças a esta tecnologia, um camião pode carregar de 20 a 80 % em menos de 30 minutos – pretendendo integrar-se nos períodos de descanso ou de descanso dos motoristas.

Segundo a Scania, com o MCS, os camiões elétricos da Scania poderão ser carregados com até 750 kW, o que é cerca de duas vezes mais rápido do que a norma CCS2 atual. Este carregamento de alta capacidade requer soluções inovadoras e seguras, como conectores arrefecidos por líquido no carregador e protocolos de comunicação melhorados, garantindo operações estáveis e previsíveis.
“Na Scania, o nosso compromisso com a inovação leva-nos a desenvolver soluções de carregamento de alta capacidade para os nossos camiões, como o MCS, que lhes permite carregar até duas vezes mais rápido do que os padrões convencionais”, afirma Daniel Schulze, Diretor das Soluções Scania eTruck.
