Revista Automotive
Terça-feira, Outubro 14, 2025
Edições | Contactos
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
No Result
View All Result
Eventos
Distribuição
Revista Automotive
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
No Result
View All Result
Revista Automotive
No Result
View All Result
Home Frotas

Arval identifica mais empresas a utilizar viaturas usadas em Portugal

13 de Agosto, 2025
in Frotas, Pós-Venda
Arval identifica mais empresas a utilizar viaturas usadas em Portugal

O Barómetro Automóvel e de Mobilidade 2025, realizado pela Arval Portugal, revelou diversos aspetos da mobilidade nas empresas portuguesas. De acordo com este estudo anual promovido pelo Arval Mobility Observatory e recentemente apresentado em Portugal, o investimento na frota continua a ser maioritariamente através da compra (41%).

No entanto, tal como evidenciou Gonçalo Cruz (foto), Head of Arval Mobility Observatory, em 2025 cerca de 34% das empresas indicam o renting como modelo preferido para a próxima renovação de frota, reforçando uma tendência de crescimento face a anos anteriores, muito devida às incertezas da transição energética nos automóveis.

Acima da média europeia está o facto de 45% das empresas já utilizarem viaturas usadas na sua frota, onde apenas 26% dessas viaturas é que são partilhadas por mais do que um condutor, sendo por isso a maioria utilizada por apenas um colaborador. Além disso, 43% das empresas indicaram que consideram incluir viaturas usadas (por aquisição ou aluguer) nas suas frotas nos próximos 3 anos.

Assim, se 45% das empresas já usa e 43% considera incluir, significa que há um potencial muito grande de, dentro de 3 anos, cerca de 88% das empresas estarem com viaturas usadas na frota.

Eletrificação

Segundo o estudo, a maioria das empresas (41%) escolhe carros elétricos por uma questão de imagem, sendo que apenas 5% escolhe esses modelos com o objetivo de melhorar a produtividade dos colaboradores.

A Arval no seu estudo não se absteve de tocar tópicos sensíveis, tais como a responsabilidade de instalação de carregadores elétricos, os locais de instalação (casa ou trabalho) e quem deve pagar o custo de carregamento. Nestes tópicos, apenas 18% das empresas apoia atualmente a instalação de carregadores de carros elétricos na casa dos colaboradores.

Sobre quem paga o custo do carregamento elétrico nas instalações das empresas, 58% das empresas referiram que todos os colaboradores pagam; 16% responderam que qualquer colaborador pode carregar sem custo; e 26% afirmou que apenas colaboradores com carro da empresa é que carregam sem custo.

Discussão alargada

Na apresentação do estudo, a Arval convidou um painel de oradores para partilharem os recentes desafios e oportunidades nas frotas. Participaram David Pereira, diretor de Inovação e Serviços na DPD Portugal; Roberto Gaspar, secretário-geral na ANECRA; Fernando Antunes, diretor comercial da KIA na Astara; e José Pedro Pinto, diretor geral da Arval Portugal.

David Pereira, apresentou o percurso pioneiro que a DPD Portugal tem vindo a fazer na eletrificação da sua frota, com a política de um carregador elétrico por cada furgão elétrico. O crescimento da frota 100% elétrica foi tal, que atualmente atingiram o limite máximo de instalação de carregadores nos armazéns da DPD. A alternativa para continuar a eletrificar a frota passará por terem furgões com mais autonomia, não necessitando assim de carregarem todos os dias, possibilitando a utilização de um carregador para dois furgões.

Roberto Gaspar, falando sobre o setor do pós-venda automóvel, referiu que as oficinas estão cada vez mais habilitadas para lidarem com a eletrificação dos veículos mais novos, sabendo, no entanto, que os veículos a combustão ainda terão um peso significativo neste setor. Segundo o responsável, o parque circulante de automóveis em Portugal situa-se nos cerca de 5 milhões de veículos a combustão.

Por sua vez, Fernando Antunes da KIA, apresentou um ambicioso plano de lançamento de furgões 100% elétricos da KIA em Portugal, depois de 15 anos de ausência da marca no segmento dos veículos comerciais ligeiros. Fernando Antunes acredita que os automóveis a combustão que entrarão no mercado em 2027 com a norma Euro 7, terão um preço de tal forma elevado que compensará (em termos de custos) a opção pelo carro elétrico.

Sobre este tópico, de forma geral, a Revista Automotive tem obtido de várias fontes das diversas empresas gestoras de frota, que os carros elétricos têm sido (na maioria dos casos) negócios com margem negativa. Pelo rápido avanço tecnológico dos carros elétricos – gerando célere obsolescência dos modelos anteriores – as gestoras de frota não têm conseguido rentabilizar os carros elétricos. O baixo valor dos usados (que tem refletido essa obsolescência), tem representado uma desvalorização muito acima do previsto pelas gestoras de frota, não sendo esta desvalorização coberta pelo valor das rendas cobradas aos frotistas.

Evidenciando este facto, e em jeito de conclusão, José Pedro Pinto, referiu no evento que “só irá acontecer uma massificação nas frotas dos carros elétricos, quando o valor destes carros elétricos usados for superior ao que tendencialmente tem acontecido”.

David Pereira, diretor de Inovação e Serviços na DPD Portugal; Roberto Gaspar, secretário-geral na ANECRA; Fernando Antunes, diretor comercial da KIA na Astara; e José Pedro Pinto, diretor geral da Arval Portugal.

Recommended For You

Sampa Ibérica – sólido crescimento em Portugal

14 de Outubro, 2025
Sampa Ibérica – sólido crescimento em Portugal

O mercado das peças de reposição de veículos pesados em Portugal está em crescimento e a Sampa, fabricante com sede na Turquia, tem vindo a acompanhar este bom...

Read moreDetails

ISQ renova frota automóvel rumo à transição energética

9 de Outubro, 2025
ISQ renova frota automóvel rumo à transição energética

O ISQ – Instituto de Soldadura e Qualidade – está a renovar a sua frota automóvel e a avançar para a mobilidade elétrica. A iniciativa que se iniciou...

Read moreDetails

Equipauto 2025 concentra novidades do pós-venda Europeu

8 de Outubro, 2025
Equipauto 2025 concentra novidades do pós-venda Europeu

No seu 50º aniversário, a Equip Auto Paris 2025 confirma o seu papel de montra internacional para a inovação automóvel. A edição de aniversário, que se realiza de...

Read moreDetails

Dupla embraiagem húmida da Valeo mais eficiente

7 de Outubro, 2025
Dupla embraiagem húmida da Valeo mais eficiente

Segundo a Valeo, a tecnologia de transmissão de Dupla Em­braiagem Húmida (DWC), melhora o desempenho automóvel sem sacrificar o conforto e ainda permite uma condução mais suave e...

Read moreDetails

Sodicentro – novas instalações Mercedes-Benz pesados em Souselas

7 de Outubro, 2025
Sodicentro – novas instalações Mercedes-Benz pesados em Souselas

Empresa pertencente ao centenário Grupo Auto-Industrial, a Sodicentro inaugurou as novas instalações da sua oficina Mercedes-Benz, localizada em Souselas, no concelho de Coimbra. O evento contou a presença...

Read moreDetails

Salão The Tire Cologne 2026 com mais foco nos serviços

6 de Outubro, 2025
Salão The Tire Cologne 2026 com mais foco nos serviços

Agendado para os dias 9, 10 e 11 de junho de 2026, o salão The Tire Cologne (TTC) já está em andamento e deu a conhecer o seu...

Read moreDetails

Toyota Challenge 2025 com novo Traigo 48v

6 de Outubro, 2025
Toyota Challenge 2025 com novo Traigo 48v

A Toyota Caetano Portugal vai realizar, no próximo dia 25 de outubro, o Toyota Challenge 2025, uma iniciativa que reúne profissionais de todo o país para promover a...

Read moreDetails

NTK – extensão da gama EGR com 32 novas referências

2 de Outubro, 2025
NTK – extensão da gama EGR com 32 novas referências

O desenvolvimento e inclusão de 32 novas referências de válvulas EGR à gama NTK, representam um grande impulso à cobertura de 12 milhões de veículos do atual parque...

Read moreDetails

Suzuki Swift alcança as 10 milhões de unidades

1 de Outubro, 2025
Suzuki Swift alcança as 10 milhões de unidades

O modelo Suzuki Swift alcançou recentemente as vendas globais acumuladas de 10 milhões de unidades. Este marco foi alcançado 20 anos e 8 meses após o seu lançamento...

Read moreDetails

IAA Munique 2025 – a troca das palavras  

30 de Setembro, 2025
IAA Munique 2025 – a troca das palavras  

O evento IAA em Munique continua demonstrativo do estado geral da indústria automóvel europeia: a contradizer-se. A começar pelo evento em si - que pretendeu seguir o legado...

Read moreDetails
Next Post
FLS Motor – reparação segura de veículos 100% elétricos

FLS Motor – reparação segura de veículos 100% elétricos

DAF – Em Boa Forma renova campanha premiada

DAF – Em Boa Forma renova campanha premiada

Galp parceira de referência para veículos pesados

Galp parceira de referência para veículos pesados

Edição Mensal

Notícias

Sampa Ibérica – sólido crescimento em Portugal

Sampa Ibérica – sólido crescimento em Portugal

5 horas ago
Entreposto Máquinas – diversidade de marcas

Entreposto Máquinas – diversidade de marcas

1 dia ago
ISQ renova frota automóvel rumo à transição energética

ISQ renova frota automóvel rumo à transição energética

5 dias ago
Scania: pós-venda de Portugal no topo da Europa

Scania: pós-venda de Portugal no topo da Europa

5 dias ago
Tatra

Tatra Phoenix Euro 6 com produção em série e personalizada

6 dias ago
Equipauto 2025 concentra novidades do pós-venda Europeu

Equipauto 2025 concentra novidades do pós-venda Europeu

6 dias ago
Dupla embraiagem húmida da Valeo mais eficiente

Dupla embraiagem húmida da Valeo mais eficiente

7 dias ago
Sodicentro – novas instalações Mercedes-Benz pesados em Souselas

Sodicentro – novas instalações Mercedes-Benz pesados em Souselas

1 semana ago

Por Categoria

  • Coffee Break
  • Distribuição
  • Eventos
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Pós-Venda
  • Sem categoria
  • Vídeos
Revista Automotive

Contactos Comerciais / Commercial Enquiries : comercial(a)automotivept.com

Morada Redação/ Editorial Address:
Lagoas Park, Edificio 7 – 1º piso
2740-244 Porto Salvo - Oeiras
Portugal
Telefone: + 351 (0) 21 441 4205
press(a)automotivept.com

Ficha Técnica

Estatuto Editorial

Cookies | Disclaimer

CATEGORIAS

  • Coffee Break
  • Distribuição
  • Eventos
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Pós-Venda
  • Sem categoria
  • Vídeos

© 2022-2025 Automotive Revista Portugal

No Result
View All Result
  • Home
  • Pós-Venda
  • Frotas
  • Pesados e Máquinas
  • Vídeos
  • Ficha Técnica

© 2022-2025 Automotive Revista Portugal