A Horse Powertrain, apresentou o Horse C15 na IAA Mobility, em Munique: é uma tecnologia compacta de extensão de autonomia oferecida pela gama X-Range da Horse Powertrain, soluções projetadas para enriquecer as plataformas de veículos elétricos com tecnologia de combustão e híbrida. Com apenas 50 x 55 x 27 cm, o sistema foi projetado para caber nos compartimentos dianteiros ou traseiros dos veículos.

O Horse C15 integra um motor, um gerador e um inversor numa unidade compacta o suficiente para ser instalada em plataformas de veículos elétricos a bateria (BEV) existentes com pouca ou nenhuma modificação. Isso permite que os fabricantes de equipamentos originais convertam de forma fácil e eficiente um veículo elétrico com extensor de autonomia.
Com um motor de 1,5 litros e quatro cilindros e um gerador, inversor e pacote de refrigeração integrados, o extensor de autonomia Horse C15 pode ser instalado horizontal ou verticalmente. É semelhante a um REEV (Range-Extended Electric Vehicle), uma tecnologia de veículos elétricos que usa um motor a combustão para recarregar a bateria e aumentar a autonomia.
Concebido para estar em conformidade com a norma Euro 7, o Horse C15 estará disponível na versão de aspiração natural para veículos dos segmentos B e C, com uma potência máxima do motor de até 70 kW. Para veículos maiores do segmento D e LCV, a adição de um turbocompressor aumenta a potência até 120 kW. A unidade poderá funcionar com combustíveis flexíveis, incluindo gasolina, etanol e metanol, e combustíveis sintéticos.

Em todas as aplicações, o extensor de autonomia mantém o nível de carga da bateria de alta tensão, que é utilizada para alimentar o motor elétrico do veículo. Ao utilizar o Horse C15, os fabricantes de equipamentos originais podem reduzir o tamanho da bateria do veículo elétrico, proporcionando poupanças significativas em termos de custos e peso, e reduzindo a pressão sobre a cadeia de abastecimento de minerais críticos – tudo isto sem afetar a autonomia.
Ao contrário dos veículos híbridos plug-in e dos veículos elétricos híbridos tradicionais, o motor de combustão do Horse C15 nunca aciona diretamente as rodas do veículo; em vez disso, o motor opera na sua faixa de rotação mais eficiente, minimizando o consumo de combustível, as emissões, o ruído, a vibração e o perfil de aspereza.




























