Num espaço temporal de 20 dias, a Cimertex realizou duas grandes ações com os seus clientes e seletivos convidados, para dar a conhecer as marcas e a diversidade da sua gama de máquinas, modelos e equipamentos que representa em Portugal. A grande novidade nestes dois acontecimentos foi a apresentação da escavadora Komatsu modelo PC 220 LC, equipamento inédito no nosso país.

A convite da Cimertex, a Revista Automotive esteve presente na ação realizada na filial em Lisboa (localizada em Queluz de Baixo) e, na ocasião, falou com Francisco Oliveira, diretor da Cimertex (na foto com o seu pai e CEO da Cimertex, Miguel Oliveira), que aqui nos conta os principais motivos e o âmbito da iniciativa.
“A Cimertex é uma empresa com gestão familiar e que já conta com 60 anos de atividades em Portugal, estando também presente há 30 anos em Angola e numa parte do norte de Itália.
No nosso país, dispomos de instalações na região norte (com sede em Perafita); região centro (na cidade de Leiria) e região sul (em Lisboa, Queluz de Baixo), e ainda núcleos operacionais em Aljustrel e Madeira (Caniço). Em todas estas unidades, contamos com uma experiente equipa comercial e técnica, o que nos permite proporcionar uma cobertura nacional de proximidade com os nossos clientes.

A nossa primeira grande marca representada foi a Komatsu, grupo empresarial com o qual temos uma grande ligação e a representação de uma vasta gama de máquinas e equipamentos. Historicamente, a Cimertex sempre realizou eventos com os seus clientes e parceiros de negócio, nos mercados onde estamos presentes. Este ano, fomos mais além da tradição e, por isso, estamos a apresentar em Portugal uma grande novidade da marca Komatsu, destinada a uma fatia de mercado muito concorrida e que está sempre à procura de novas soluções e evoluções tecnológicas.
Ao longo dos anos, temos vindo a expandir o nosso portfolio ao acrescentar novas marcas e equipamentos de referência, tais como a Merlo (multicarregadores frontais); a Fuchs/Gruo Terex (sucatas, reciclagem e madeiras); a Sandvik (perfuração de superfícies, carga e transporte subterrâneo); a Hangcha (empilhadores elétricos, a diesel e plataformas elevatórias); a Rammer (martelos para demolição); a Robit (ferramentas de perfuração) e a Powerscreen (demolição e britagem).

Tendo em conta esta nossa abrangência, reunimos neste segundo open day os nossos clientes da grande Lisboa, bem como da zona sul do país e região do Algarve. Trata-se de empresas de diferentes dimensões e áreas de negócio, desde a construção civil, atividades florestais, pedreiras, obras públicas, indústria, minas, movimentação de cargas e geotécnica, entre outras.
Nas duas ações que realizámos, registámos uma boa afluência de clientes o que demonstra a atratividade destas nossas iniciativas e o grau de interesse pelos nossos eventos, que proporcionam um contacto com muitos equipamentos que representamos em Portugal e, num mesmo ambiente, renovarem o contacto com toda a nossa equipa de vendas e técnica.
Esta também é uma boa oportunidade para apresentarmos as soluções da nossa divisão de aluguer de equipamentos; bem como o Komatsu Finance, entidade financeira que está a apoiar os nossos clientes da marca desde 2024. Ambos os eventos servem para evidenciarmos as capacidades do nosso serviço de pós-venda, que entre muitas ferramentas informáticas, fisicamente conta com uma equipa dedicada e uma frota de veículos de assistência totalmente equipada e pronta para atender os nossos clientes, em qualquer ponto do nosso país”, destacou Francisco Oliveira.
Nova série 12 mais eficiente

A grande estrela e ponto alto do evento foi a apresentaçãoda nova escavadora Komatsu da série 12, denominada PC 220 LC, uma escavadora com aproximadamente 24 toneladas de peso. Álvaro Bastos, diretor executivo da Cimertex salientou na apresentação que “a Komatsu é um fabricante de máquinas que procura estar na vanguarda do mercado e a nova escavadora PC 220 LC reúne muitos atributos tecnológicos que a tornam mais eficiente, com menos consumo e emissões, sendo ainda mais rápida graças às evoluções do seu motor e sistema hidráulico”.
Por sua vez, Sérgio Carvalho, da Direção de Logística e Compras/Consultoria Produto da Cimertex, ressaltou “as várias qualidades da nova escavadora da Komatsu, tais como: o peso operacional de 24 toneladas; posicionar-se entre o modelo PC 240 e o modelo PC 210; vem equipada com rastos de 600mm; tem uma largura de 2,8 mts; conta com mais 7% de força de escavação do braço e na lança; proporciona mais 18% de produção toneladas/hora; a construção do braço e lança é mais robusta; o sistema hidráulico foi reforçado e apresenta um maior caudal; e dispõe de várias unidades de controlo inercial (sensores), o que facilita o funcionamento do balde.
Em termos de cabina, tem uma melhor ergonomia, com vários ajustes do banco e dos comandos, uma maior visibilidade lateral e sob os rastos por parte do operador, graças ao aumento da superfície vidrada do lado direito do posto de comando. Os novos joysticks são totalmente eletrónicos, onde todos os botões são programáveis à escolha e funções de trabalho do operador Para finalizar, dizer também que é possível efetuar programações para até 50 operadores diferentes com até 3 modos de operação para cada operador”, mencionou Sérgio Carvalho.

			
			


























