Dando início a uma nova etapa, a Repsol acaba de apresentar a sua nova identidade visual que também está a ser implementada na gama de lubrificantes. Nas linhas que se seguem, Paulo Braz, Responsável de Negócio de Lubrificantes Repsol em Portugal, dá a conhecer os principais pontos desta mudança.
Qual o objetivo da mudança de imagem e quando estará presente no mercado português (nova identidade visual no negócio de lubrificantes)?
Esta mudança resulta da necessidade de construir uma identidade própria que reflita a ambição de afirmar a marca Repsol Lubricants como uma referência internacional, capaz de desafiar os principais players especializados em lubrificantes.
Esta mudança reflete-se em 4 pilares:
· Reforço estratégico: alinhar a marca com a estratégia multienergética da Repsol, preservando uma personalidade própria e distinta para o negócio de lubrificantes.
· Proximidade e diferenciação: desenvolver uma imagem mais clara, simples e próxima, que inspire confiança e se destaque num mercado altamente competitivo.
· Impulso comercial: dotar a equipa e os parceiros com ferramentas que potenciem as vendas e reforcem a visibilidade global da marca.
· Adaptação ao futuro: adotar uma identidade que comunique inovação, desempenho e uma forte ligação ao mundo do motor, valores essenciais para esta categoria.
O plano da Repsol é duplicar o negócio de lubrificantes até 2030. Qual será a estratégia da marca em Portugal para alcançar esta meta?
Este crescimento assenta em mais de 80 iniciativas estratégicas, suportadas por um investimento previsto de 80 milhões de euros até 2030, e numa aposta clara em produtos premium, inovação tecnológica e expansão internacional.
As principais alavancas incluem a otimização da cadeia de abastecimento, a aposta em produtos premium, a digitalização, o reforço do marketing, a expansão internacional e o desenvolvimento de talento e novas capacidades.
A estratégia de expansão internacional baseia-se em modelos flexíveis e adaptativos, incluindo joint ventures, produção local e parcerias com macro distribuidores. O foco incide em mercados estratégicos, nomeadamente, o que designamos pela fortaleza Ibérica (Portugal e Espanha), bem como México, Peru, Filipinas, Itália, Indonésia, Europa Central e Oriental e América Central.
O que está subjacente ao conceito Hi-Tech & Hi-Touch e qual abrangência destes produtos?
A vertente Hi-Tech torna-nos relevantes para os diferentes segmentos de clientes, uma vez que, na Repsol Lubricants, disponibilizamos um portefólio completo de produtos de elevada qualidade, desenvolvidos com tecnologia de ponta para responder às necessidades específicas de cada cliente. A componente Hi-Touch está intimamente ligada à nossa filosofia, pois acreditamos na importância de construir relações de confiança assentes na proximidade.
O que muda no portefólio da marca nas gamas de lubrificantes para veículos ligeiros, camiões, e demais produtos (líquidos de travões, anticongelantes e transmissões).
Na Repsol, acompanhamos e antecipamos as tendências do mercado, também no que diz respeito ao portefólio disponibilizado aos nossos clientes. Somos tecnologia e competição. Foi com essa visão que identificámos o regresso ao MotoGP como um elemento-chave da nossa estratégia de marca.
A Repsol Lubricants será fornecedora exclusiva da competição entre 2026 e 2030 para as categorias de Moto 2 e Moto 3, reforçando o nosso espírito pioneiro e a paixão que sempre nos ligou ao mundo do motor. Voltamos à pista — embora, na realidade, nunca a tenhamos abandonado. A nossa história, a nossa capacidade de inovação e o nosso compromisso continuam a avançar com a mesma energia de sempre.
Renovamos essa ligação às duas rodas, levando a ciência dos nossos desenvolvimentos para a pista… e da pista para cada produto que acompanha os nossos clientes. Esta parceria representa uma oportunidade única para continuarmos a marcar o rumo do motociclismo, com lubrificantes concebidos para oferecer o máximo desempenho, mesmo nas condições mais extremas.
A pista é o nosso mais exigente banco de testes. É onde nasce a inovação, a precisão e o desenvolvimento que depois se reflete em cada solução criada para todos os motociclistas.
Porque a competição, seja na pista mais competitiva de MOTO GP, ou no cenário mais inóspito do Rally Dakar com a Repsol Rally Team, não é apenas uma fonte de inspiração: é a nossa melhor garantia.
A sustentabilidade é parte integrante da nossa visão de inovação. Trabalhamos continuamente para reduzir a nossa pegada de carbono, promover a economia circular e desenvolver produtos BIO com certificação Ecolabel. Os nossos lubrificantes de longa duração e embalagens com mais de 50% de material reciclado refletem esse compromisso, assim como a implementação da logística inversa e a utilização de bases regeneradas. Atualmente, 10% das nossas bases lubrificantes já são de origem circular ou regenerada, e continuamos a avançar, passo a passo, rumo aos nossos objetivos
Como será o novo posicionamento da Repsol (negócio de lubrificantes), junto aos seus clientes empresariais, distribuidores e setor oficinal?
A centralidade no cliente é fundamental: cada mudança que fazemos surge das suas necessidades e opiniões. Queremos crescer juntos, aprendendo e adaptando-nos às suas expectativas em cada etapa do caminho.
Queremos ser uma marca de referência no mundo do retalho de lubrificantes a nível internacional, desafiando aqueles que historicamente dominaram o segmento. Oferecemos mais ferramentas ao canal e uma experiência única, concebida para os nossos clientes e parceiros, com o objetivo de estabelecer um novo padrão na distribuição.





























