A Thermo King, referência em soluções de controlo de temperatura para transportes e marca da Trane Technologies, celebra a sua longa parceria com a Broliveira, uma das maiores empresas portuguesas especializada em transporte rodoviário internacional, com a adição de 70 semirreboques equipados com unidades de refrigeração Advancer A400 e A500 Spectrum, reforçando o seu compromisso com os elevados padrões de integridade da cadeia de frio.
Desde a sua fundação, a Broliveira tem trabalhado continuamente em conjunto com a Thermo King Portugal e a Frigicoll, distribuidor autorizado local, garantindo o controlo da temperatura e a proteção da carga exigidos no transporte de produtos farmacêuticos e alimentares. Atualmente, a empresa opera uma frota de 135 semirreboques, cada um equipado com sistemas de refrigeração Thermo King com uma média de três anos de utilização.
Parceria
“Na Broliveira, consideramos a Thermo King e a Frigicoll verdadeiros parceiros. Trabalhamos em equipa e, quando surgem desafios, encontramos soluções em conjunto”, ressaltou Boaventura Verdasca, CEO da Broliveira. “A nossa colaboração assenta em três pilares fundamentais: confiança, com base na fiabilidade dos equipamentos; parceria, sustentada por uma estreita cooperação; e sustentabilidade, conseguida pela adoção das mais recentes tecnologias que reduzem o consumo de combustível e as emissões”, frisou.
Segundo a marca, o sistema de refrigeração Thermo King Advancer disponibiliza capacidade, recuperação de temperatura e desempenho de arrefecimento de referência no setor. Os níveis e o consumo de combustível são monitorizados de forma transparente e acessíveis tanto na unidade como remotamente, através de telemática.
Poupança
A integração das unidades Advancer resultou em poupanças de combustível mensuráveis para a Broliveira, gerando uma redução de cerca de 15% no consumo médio anual de combustível em comparação com os modelos anteriores, melhorando diretamente a eficiência operacional e o desempenho ambiental.
“A tecnologia de refrigeração da Thermo King dá-nos mais confiança e tranquilidade. As unidades garantem temperaturas estáveis dentro das caixas, o que é fundamental para o transporte de produtos farmacêuticos e alimentos perecíveis. Isto mantém a integridade da cadeia de frio e protege as cargas sensíveis. O consumo de combustível muito mais baixo em comparação com outros sistemas estabelece um novo padrão de eficiência operacional”, acrescentou Boaventura Verdasca.
A Broliveira utiliza monitorização remota e sensores de combustível para gerir o desempenho das unidades e o controlo da temperatura. As recentes atualizações de equipamentos e, consequentemente, reduções mensuráveis nas emissões e melhoria na eficiência de combustível, impulsionam as metas ambientais da empresa para 2026.





























